FORMAÇÃO DO ADOLESCENTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781212016058Keywords:
Ensino médio integrado, adolescência, formação humana.Abstract
O artigo em tela tem como objetivo compreender a importância do Ensino Médio Integrado como um modo de contribuir com a formação do adolescente. Para tanto, dialoga com autores que analisam a trajetória da Educação Profissional no Brasil, e de modo mais especifico, o Ensino Médio Integrado. Apresenta pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural no que se refere ao adolescente e a importância da educação escolar, com o objetivo de conhecer suas peculiaridades psicológicas e entender a importância do Ensino Médio Integrado como mediador dessa formação. Utiliza como abordagem metodológica a pesquisa bibliográfica e documental tendo em vista que recorre a livros, dissertações, teses e legislações para discorrer sobre o assunto. Conclui que o Ensino Médio Integrado é um lócus propício para a formação integral desde que suas bases estejam sustentadas pelas ideias de formação politécnica, integral e omnilateral.Downloads
References
ANJOS, Ricardo Eleutério dos. O papel da educação escolar no desenvolvimento da personalidade do adolescente. Nuances: estudos sobre Educação, São Paulo, v. 25, n.1, p. 228-246, jan./abr. 2014. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/2941/2529. Acesso em: 23-04-2016.
________. O desenvolvimento psíquico na idade de transição e a formação da individualidade para-si: aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes. Araraquara, SP, 2013. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura/Secretaria de Ensino Técnico. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino técnico: documento-base. Brasília: 2007.
________. Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno IV: áreas de conhecimento e integração curricular / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013.
________. Resolução n° 6, de 20 de setembro de 2012. Define diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio. 2012. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2016.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. São Paulo: Cortez, 2000.
DUARTE, N. A individualidade para-si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. Campinas: Autores Associados, 1993.
DUARTE, Newton; FERREIRA, Nathalia Botura de Paula; ANJOS, Ricardo Eleutério dos. Conceito ético-político de catarse e a importância da adolescência para a formação humana. In: OLIVEIRA, Avelino da Rosa; VALLE, Lílian do. Filosofia da educação: posições sobre a formação humana. Curitiba: Appris, 2014.
ENGUITA, Mariano Fernandez. A ideologia em Marx e a crítica a educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1944.
ELKONIN, D. B. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infancia. In: V. Davidov; M. Shuare (Orgs.). La psicologia evolutiva e pedagógica en la URSS. URSS: Progresso, 1987.
FRANCO, Maria Ciavatta. O trabalho como princípio educativo: uma concepção unificadora de ciência, técnica e ensino. In: BRASIL. Politecnia no ensino médio. São Paulo-Brasília: Cortez/Ministério da Educação, 1991.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
KUENDER, Acácia. Pedagogia da fábrica: as relações de produção e a educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 1995.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Politecnia, escola unitária e trabalho. São Paulo: Editora Cortez/Autores Associados, 1991.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991.
MARTINS, Lígia Márcia. Contribuições da Psicologia Histórico Cultural para a Pedagogia Histórico-Crítica. In: VII Colóquio Internacional Marx e Engels, IFCH-UNICAMP, 2012. Disponível em: http://www.ifch.unicamp.br/formulario_cemarx/selecao/2012/trabalhos/Ligia%20Martins.pdf. Acesso em 26 abr. 2015.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
MOURA. Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n.3, p. 705-720, jul./set. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n3/10.pdf
PRESTES, Zoia. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
RAMOS, Marise. Possibilidade e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
RODRIGUES, J. Aeducaçãopolitécnica no Brasil. Niterói, RJ: Eduff, 1998.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.
________. Escola e democracia. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Obras escogidas. Madrid: Visor, 1996, v. 4.
________. El significado histórico de la crisis de la psicologia. In: Obras escogidas. Madrid: Visor, 1991, v. 1.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.