FORMAÇÃO DO ADOLESCENTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Authors

  • Priscila de Souza Chisté Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781212016058

Keywords:

Ensino médio integrado, adolescência, formação humana.

Abstract

O artigo em tela tem como objetivo compreender a importância do Ensino Médio Integrado como um modo de contribuir com a formação do adolescente. Para tanto, dialoga com autores que analisam a trajetória da Educação Profissional no Brasil, e de modo mais especifico, o Ensino Médio Integrado. Apresenta pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural no que se refere ao adolescente e a importância da educação escolar, com o objetivo de conhecer suas peculiaridades psicológicas e entender a importância do Ensino Médio Integrado como mediador dessa formação. Utiliza como abordagem metodológica a pesquisa bibliográfica e documental tendo em vista que recorre a livros, dissertações, teses e legislações para discorrer sobre o assunto. Conclui que o Ensino Médio Integrado é um lócus propício para a formação integral desde que suas bases estejam sustentadas pelas ideias de formação politécnica, integral e omnilateral.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Priscila de Souza Chisté, Instituto Federal do Espírito Santo

Professora do Instituto Federal do Espírito Santo, atua no PROEJA e nos mestrados em Educação e Matemática, em Letras e em Humanidades.

References

ANJOS, Ricardo Eleutério dos. O papel da educação escolar no desenvolvimento da personalidade do adolescente. Nuances: estudos sobre Educação, São Paulo, v. 25, n.1, p. 228-246, jan./abr. 2014. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/2941/2529. Acesso em: 23-04-2016.

________. O desenvolvimento psíquico na idade de transição e a formação da individualidade para-si: aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes. Araraquara, SP, 2013. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura/Secretaria de Ensino Técnico. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino técnico: documento-base. Brasília: 2007.

________. Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno IV: áreas de conhecimento e integração curricular / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013.

________. Resolução n° 6, de 20 de setembro de 2012. Define diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio. 2012. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2016.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. São Paulo: Cortez, 2000.

DUARTE, N. A individualidade para-si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. Campinas: Autores Associados, 1993.

DUARTE, Newton; FERREIRA, Nathalia Botura de Paula; ANJOS, Ricardo Eleutério dos. Conceito ético-político de catarse e a importância da adolescência para a formação humana. In: OLIVEIRA, Avelino da Rosa; VALLE, Lílian do. Filosofia da educação: posições sobre a formação humana. Curitiba: Appris, 2014.

ENGUITA, Mariano Fernandez. A ideologia em Marx e a crítica a educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1944.

ELKONIN, D. B. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infancia. In: V. Davidov; M. Shuare (Orgs.). La psicologia evolutiva e pedagógica en la URSS. URSS: Progresso, 1987.

FRANCO, Maria Ciavatta. O trabalho como princípio educativo: uma concepção unificadora de ciência, técnica e ensino. In: BRASIL. Politecnia no ensino médio. São Paulo-Brasília: Cortez/Ministério da Educação, 1991.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

KUENDER, Acácia. Pedagogia da fábrica: as relações de produção e a educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 1995.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Politecnia, escola unitária e trabalho. São Paulo: Editora Cortez/Autores Associados, 1991.

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991.

MARTINS, Lígia Márcia. Contribuições da Psicologia Histórico Cultural para a Pedagogia Histórico-Crítica. In: VII Colóquio Internacional Marx e Engels, IFCH-UNICAMP, 2012. Disponível em: http://www.ifch.unicamp.br/formulario_cemarx/selecao/2012/trabalhos/Ligia%20Martins.pdf. Acesso em 26 abr. 2015.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

MOURA. Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n.3, p. 705-720, jul./set. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n3/10.pdf

PRESTES, Zoia. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

RAMOS, Marise. Possibilidade e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

RODRIGUES, J. Aeducaçãopolitécnica no Brasil. Niterói, RJ: Eduff, 1998.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.

________. Escola e democracia. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Obras escogidas. Madrid: Visor, 1996, v. 4.

________. El significado histórico de la crisis de la psicologia. In: Obras escogidas. Madrid: Visor, 1991, v. 1.

Published

2016-06-01

How to Cite

CHISTÉ, Priscila de Souza. FORMAÇÃO DO ADOLESCENTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. Journal of Education, Arts, and Inclusion, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 58–78, 2016. DOI: 10.5965/198431781212016058. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/7633. Acesso em: 22 nov. 2024.