Survey of Scientific Productions on the Use of Visual Resources in Mathematics Teaching to Deaf Students

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781820231e0042

Keywords:

visual resources, teaching of deaf, mathematics teaching

Abstract

Visual aids are mathematics teaching strategies that can be used in a classroom with deaf and listerner students. This research aimed to identify in the literature the use of visual resources in the teaching of mathematics for deaf students in high school and to compile the positive and negative strategies that document and guide the development of teaching materials for this audience in future works. For this task, this research adopted a qualitative approach following the methodology of systematic literature review in SciElo and BDTD journals. The results identified a difference between the works published in the deaf literature (n-4), compared to the listener (n-61). In general, the use of the blackboard, slides, writing on paper, illustrations, manipulable material, Graphequation software and video lessons were visual strategies documented as relevant in the Education of the Deaf in the area of ​​Mathematics. It is expected to contribute to the area, mapping the studies already produced and, with this, favoring future works focused on the production and testing of teaching materials

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leonardo dos Santos Batista, Federal University of ABC

Bacharel em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do ABC (UFABC). Membro do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq Surdos e Libras - SueLi, na linha de pesquisa de produção e análise de materiais didáticos para surdos. Atualmente estou finalizando a graduação na Licenciatura em matemática pela UFABC, cursando o bacharelado em Ciências Biológicas na UFABC e também na Pós-graduação em engenharia e gestão da inovação pela mesma instituição.

Kate Mamhy Oliveira Kumada, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Educação Especial na área da Deficiência Auditiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Mestrado em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e Doutorado em Educação Especial pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC e Profa Colaboradora da Faculdade de Engenharia Elétrica e da Computação da Unicamp. Professora no programa de Pós-Graduação Engenharia e Gestão da Inovação pelo UFABC. Também é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Surdos e Libras - SueLi". Membro do Projeto Tecnologias Assistivas para Surdos (TAS) desenvolvido na Unicamp e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPq "Políticas de Educação Especial" desenvolvido na USP.

References

ARNOLDO JR., H. A.; RAMOS, M. G.; THOMA, A. S. O uso do multiplano por alunos surdos e o desenvolvimento do pensamento geométrico. Cad. Cedes, Campinas, v. 33, n. 91, p. 387-409, set./dez. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622013000300006&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 12 set. 2020.

BAKER, Dave; STREET, Brian; TOMLIM, Alison. Mathematics as social: understanding relationships between home and school numeracy practices. For the learning of mathematics, v. 23, n. 3, p. 11-15, nov. 2003.

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 14 abr. 2019.

BRASIL. Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a língua brasileira de sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2002. Seção 1, p. 23.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamentada a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 2005. Seção 1, p. 28-30.

CORDEIRO, A. M; OLIVEIRA, G. M; RENTERÍA, J. M; GUIMARÃES, C. A. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 34, n. 6, p. 428-431, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rcbc/v34n6/11. Acesso em: 15 jun. 2020

COSTA; W. C. L. Tradução da linguagem matemática para a libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciência e Matemática) - Instituto de Educação matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém.

FRIZZARINI, S. T. Estudo dos registros de representação semiótica: Implicações no ensino e aprendizagem da álgebra para alunos surdos fluentes em Língua de sinais. 2014. Tese (Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática) - Centro de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

KUMADA, K. M. O; FARIAS, G. M. Revisão de literatura sobre o ensino de matemática para surdos. Educação, Batatais, v. 9, n. 1, p. 109-133. 2019. Disponível em: https://intranet.redeclaretiano.edu.br/download?caminho=/upload/cms/revista/sumarios/837.pdf&arquivo=sumario6.pdf. Acesso em: 12 set. 2020

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa; SANTOS, Lara Ferreira; CAETANO, Juliana Fonseca. Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos. In: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa; SANTOS, Lara Ferreira (org.). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à LIBRAS e educação de surdos. São Carlos: EdUFSCar. 2014. p. 185-200.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica: Ciência e conhecimento científico / Métodos científicos / Teoria, hipóteses e variáveis / Metodologia jurídica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MCCLEARY, Leland Emerson; VIOTTI, Evani de Carvalho. Língua e gesto em línguas sinalizadas. Veredas, Juiz de Fora, n. 1, p. 289-304, 2011. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2011/05/ARTIGO-212.pdf.

PEIXOTO, J. L. B. Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão. 2015. Tese (Doutorado Multiinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

QUEIROZ, J. Sistemas semióticos, artefatos cognitivos, Umwelt – uma contribuição ao Design da Informação. Revista Brasileira de Design da Informação. v. 7, n. 2, p. 7 – 12, 2010. Disponível em: https://infodesign.emnuvens.com.br/public/journals/1/V7_n2_2010/ID_v7_n2_2010_07_12_Queiroz.pdf?download=1&phpMyAdmin=H8DwcFLEmv4B1mx8YJNY1MFYs4e. Acesso em: 12 set. 2020

REY, F. G. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. 5. reimp. da 1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2005.

RIBEIRO, J. L. P. Revisão De Investigação e Evidência Científica. Psicologia, Saúde & Doenças, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 671-682, 2014. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/psd/v15n3/v15n3a09.pdf. Acesso em: 26 maio 2020.

RITTER, D. O ensino de probabilidade geométrica: desafios e possibilidades. 2017. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro Universitário Franciscano, Santa Maria - RS.

SAMPIERI, R. H; CALLADO, C. F; LUCIO, M. P. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, I. R.; FAVORITO, W. Surdos na escola: letramento e bilinguismo. Campinas: Cefiel, 2009

SOUZA, M. T. S; SILVA, M. D; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Rev. Einstein, v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/eins/v8n1/pt_1679-4508-eins-8-1-0102.pdf. Acesso em: 26 maio 2020.

TEIXEIRA, E; MEDEIROS, H. P; NASCIMENTO, M. H. M; SILVA, B. A. C; RODRIGUES, C. Revisão Integrativa da Literatura passo-a-passo & convergências com outros métodos de revisão. Rev Enferm UFPI, dez., 2013. Disponível em: www.revistas.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/1457. Acesso em: 18 maio 2020.

VIANA, Flávia Roldan; BARRETO, Marcília Chagas. O Ensino de Matemática Para Alunos Com Surdez: Desafios Docentes, Aprendizagens Discentes. Curitiba: CRV, 2014.

ZANONI; G. G. Uma sequência didática proposta para o ensino de funções na escola bilíngue para surdos. 2015. Dissertação (Stricto Sensu em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu.

Published

2023-09-06

How to Cite

BATISTA, Leonardo dos Santos; KUMADA, Kate Mamhy Oliveira; BENITEZ, Priscila. Survey of Scientific Productions on the Use of Visual Resources in Mathematics Teaching to Deaf Students. Journal of Education, Arts, and Inclusion, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. e0042, 2023. DOI: 10.5965/198431781820231e0042. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/20093. Acesso em: 21 nov. 2024.