Estudo de caso: a contribuição da Arte para o desenvolvimento de um aluno com Paralisia Cerebral Hemiplégica

Autores

  • Sandra Margarete Abello Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Sirlei Baptista Falck Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317812032016010

Palavras-chave:

Educação, Artes, Inclusão, Ensino, Arte-Educação,

Resumo

Esse estudo apresentar o resultado de um trabalho de observação desenvolvido com um aluno portador de Paralisia Hemiplégica, para esclarecer, os indivíduos portadores desse tipo de paralisia apresentam um lado do corpo paralisado e muito debilitado. Como ponto de partida para o desenvolvimento do trabalho foi utilizada a criação artística do pintor Toulouse Lautrec (1864 - 1901), famoso artista francês, que apesar de ser portador da Síndrome de Maroteaux e Lamv, se tornou importante personagem do Impressionismo e da História da arte. Ele se destacou pela produção de cartazes publicitários para shows, realizados em cabarés franceses, e assim revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau.Como parte prática desse estudo de caso, o aluno foi incentivado, a partir da observação e análise da biografia e da produção artística de Lautrec, a produzir a releitura de algumas obras que mais lhe chamaram a atenção. Esse estudo de caso foi permeado pelo objetivo de demonstrar que a deficiência física não deve ser encarada como impeditivo para o desenvolvimento das aptidões artísticas, como também cabe ao professor propiciar momentos e meios de que o aluno com deficiência possa, através da disciplina de Arte, desenvolver a sua criatividade, seu senso crítico e estético. Palavras-chaves: Toulouse Lautrec, educando, Paralisia Hemiplégica, Arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALONSO, Daniela. Os desafios da Educação inclusiva: foco nas redes de apoio. InNovaescola. São Paulo: Abril. Fev, 2013. Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br/formacao/palavra-especialista-desafios-educacao-inclusiva-foco-redes-apoio-734436.shtml> Acesso em 12 abr. 2015.

ARNOLD, Matthias. Toulouse-Lautrec – O teatro da vida. Trad. Casa das Línguas, Lda. Köln: Taschen, 1991.

ARGAN, Giulio. Arte Moderna na Europa de Hogart a Picasso. SP: Cia das letras, 1992.

BRASIL. Lei n9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece diretrizes e bases da educação. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasil, DF, 23 dez. 1996, p. 27833-27841. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em: 12 abr. 2015.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. 1ª a 4ª série. Brasília: MEC/SEF, 1997.

FRAZÃO, Arthur. Hemiplegia: um tipo de paralisia cerebral. In. Tua saúde. 21 jan. 2013. Disponível em:< http://www.tuasaude.com/hemiplegia-um-tipo-de-paralisia-cerebral/> Acesso em 08 jun. 2015.

FONSECA, Ricardo Tadeu Marques da. O trabalho protegido do portador de deficiência. In: ADVOCACIA PÚBLICA E SOCIEDADE. Direito da pessoa portadora de deficiência. Ano 1, n 1. 1997. 135-140 p

GARDENAL. In. MEDICINANET. Disponível em:< http://assinantes.medicinanet.com.br/bula/37/gardenal.htm> Acesso em: 05 jun. 2015.

GONZAGA, M. de F. L. A informática como suporte no ensino da arte. Dissertação submetida à Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do título de Mestre em Engenharia de Produção. Florianópolis, 1999. Disponível em: Acesso em: 13 jun. 2015.

MARCHETTI, Pascoal. Toulouse-Lautrec: o artista dos cabarés. In Blog Controvérsia. 23 out. 2007. Disponível em: <http://www.controversia.com.br/blog/5327> Acesso em: 01 out. 2015.

MICHELETTO, Francine Sonni Martins. ENSINO DE ARTE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: RELATO DOS PROFESSORES. Marília, 2009. 91 f. Dissertação (Mestrado Em Educação) – Faculdade De Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2009.

MOSSOCO, Daniela Zanatto da Silva; LUCINIO, Luana Aparecida; Santos, Rosangela Monteiro dos. Hemiplegia: uma revisão bibliográfica. Trabalho apresentado no III Encontro Científico do GEPro: Grupo de Estudo de Produção. Anais... Jaú, Brasil, mai. 2013

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: < http://www.dudh.org.br/wp-content/uploads/2014/12/dudh.pdf. Acesso em: 12 abr. 2015.

ONU. Declaração das Pessoas Deficientes, 1975. Disponível em:< http://direitoshumanos.gddc.pt/3_7/IIIPAG3_7_3.htm> Acesso em: 12 abr. 2015.

OS GRANDES ARTISTAS. Romantismo e Impressionismo: Degas, Toulouse – Lautrec e Monet. 2ª ed. V 4. São Paulo: Nova Cultural, 1991. 76 p.

SILVA, Maria Cristina da Rosa Fonseca. Objetos pedagógicos para ensinar arte a crianças com deficiência. In. 19º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “Entre Territórios” set. 2010. Cachoeira-Bahia. Anais... Cachoeira: ANPAP. 2010. p. 2269-2283.

VENEZIA, Mike. Henri de Toulouse-Lautrec. Trad. CORREA, Mônica Cristina. São Paulo: Moderna, 1997. 32 p.

Downloads

Publicado

01-12-2016

Como Citar

ABELLO, Sandra Margarete; BAPTISTA FALCK, Sirlei. Estudo de caso: a contribuição da Arte para o desenvolvimento de um aluno com Paralisia Cerebral Hemiplégica. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 10–32, 2016. DOI: 10.5965/1984317812032016010. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/7861. Acesso em: 20 nov. 2024.