- Passos, + Dança: implementação de um método de ensino na dança de salão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178182022e0022

Palavras-chave:

dança de salão, método de ensino, ensino de dança

Resumo

A dança de salão apresentou uma crescente procura nos últimos tempos. O perfil dos alunos são os mais variados, o que implica no fazer pedagógico do professor. Este artigo, além de problematizar a questão dos métodos de ensino da dança de salão (LIBÂNEO, 1999; SANTOS, 2009; GRANGEIRO, 2014; ZAMONER, 2005), de forma inédita, apresenta um método de ensino intitulado “- Passos, + Dança”, que foi estruturado pelo primeiro autor deste artigo, sendo implementado em uma turma de dança de salão no sul do Brasil. Entre suas principais características estão: trabalhar mais de um gênero de dança por aula, não utilização do espelho, constante troca de pares e alunos de diferentes períodos de aprendizado integram a mesma turma. Foi feito um levantamento de fontes sobre o tema, além de uma entrevista semiestruturada com doze aprendizes que tiveram contato de, no mínimo, seis meses, com a proposta empregada nas aulas de dança de salão. Os resultados apontam uma adaptação significante dos alunos com o método “- Passos, + Dança” que reverberou não apenas no aprendizado de novas técnicas corporais, mas também em novas oportunidades de relações sociais e novos modos de refletir sobre o mundo.

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Biografia do Autor

Bruno Blois Nunes, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando em Educação (UFPel/RS); Mestre em História (UFPel/RS); Especialista em Linguaguens Verbo-Visuais e suas Tecnologias (IFSul-Pelotas/RS); Graduado em Educação Física (UFPel/RS) e Graduando em Dança (UFPel/RS).

Maitê Peres de Carvalho, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado e Mestrado em Ciências da Saúde (FURG/RS); Graduação em Fisioterapia (UCPel/RS).

Viviane Adriana Saballa, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado e Mestrado em História (UFRGS/RS); Graduação em História (PUC/RS).

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Publicado

12-04-2022

Como Citar

NUNES, Bruno Blois; CARVALHO, Maitê Peres de; SABALLA, Viviane Adriana. - Passos, + Dança: implementação de um método de ensino na dança de salão. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 18, p. e0022, 2022. DOI: 10.5965/19843178182022e0022. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/16946. Acesso em: 29 mar. 2024.