- Passos, + Dança: implementação de um método de ensino na dança de salão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178182022e0022

Palavras-chave:

- Passos, Dança, Dança de Salão, Método de Ensino

Resumo

A dança de salão apresentou uma crescente procura nos últimos tempos. O perfil dos alunos são os mais variados, o que implica no fazer pedagógico do professor. Este artigo, além de problematizar a questão dos métodos de ensino da dança de salão (LIBÂNEO, 1999; SANTOS, 2009; GRANGEIRO, 2014; ZAMONER, 2005), de forma inédita, apresenta um método de ensino intitulado “- Passos, + Dança”, que foi estruturado pelo primeiro autor deste artigo, sendo implementado em uma turma de dança de salão no sul do Brasil. Entre suas principais características estão: trabalhar mais de um gênero de dança por aula, não utilização do espelho, constante troca de pares e alunos de diferentes períodos de aprendizado integram a mesma turma. Foi feito um levantamento de fontes sobre o tema, além de uma entrevista semiestruturada com doze aprendizes que tiveram contato de, no mínimo, seis meses, com a proposta empregada nas aulas de dança de salão. Os resultados apontam uma adaptação significante dos alunos com o método “- Passos, + Dança” que reverberou não apenas no aprendizado de novas técnicas corporais, mas também em novas oportunidades de relações sociais e novos modos de refletir sobre o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Blois Nunes, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando em Educação (UFPel/RS)

Mestre em História (UFPel/RS)

Especialista em Linguaguens Verbo-Visuais e suas Tecnologias (IFSul-Pelotas/RS)

Graduado em Educação Física (UFPel/RS) e Graduando em Dança (UFPel/RS)

 

 

Maitê Peres de Carvalho, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado e Mestrado em Ciências da Saúde (FURG/RS)

Graduação em Fisioterapia (UCPel/RS)

Viviane Adriana Saballa, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado e Mestrado em História (UFRGS/RS)

Graduação em História (PUC/RS)

Referências

AQUINO, Ricardo D’; GUIMARÃES, Adriana Coutinho de Azevedo; SIMAS, Joseane Paulini Neves. Dança de salão: motivos dos indivíduos que procuram essa atividade. EFDeportes, Buenos Aires, v.15, n.88, p. 01-01, set. 2005. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd88/danca.htm>. Acesso em: 07 jan. 2021.

AQUINO, Sheila. Papo de Salão com Sheila Aquino. Cia. da Dança, 8 set. 2019. Registro do 3º Encontro de Dança de Salão – Diego Houwes realizado em Pelotas/RS. Entrevista concedida aos participantes do evento.

BRASILEIRO, Lívia Tenorio; NASCIMENTO FILHO, Márcio José do. A contribuição de Isabel Marques nas produções sobre “dança” e “ensino de dança” na Educação Física. Rev Bras Educ Fís Esporte, São Paulo, v.31, n.1, p.223-233, jan./mar. 2017. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141774/136802>. Acesso em: 13 jan. 2021.

CASTRO, Lina Frazão de. O corpo em estado de transparência: abordagens didáticas em dança. 2014. 123p. Dissertação (Mestrado em Artes), Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: <http://www.repositorio.unb.br/bitstream/10482/15771/1/2014_LinaFrazaoCastro.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2021.

DICKOW, Katiusca. Contextualizando a dança de salão. In: PERNA, Marco Antonio. (Org.). 200 Anos de Dança de Salão no Brasil – Vol. 2. Rio de Janeiro: Amaragão Edições de Periódicos, 2012. p. 11-7.

FABIANO, Henrique Ricardo Gazzi; DEUTSCH, Silvia. A personalidade de alunos de danças de salão. EFDeportes, Buenos Aires, v.17, n.172, p. 01-01, set. 2012. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd172/a-personalidade-de-alunos-de-dancas-de-salao.htm>. Acesso em: 22 fev. 2021.

FERREIRA, Debora Pazetto; SAMWAYS, Samuel. Para além de damas e cavalheiros: uma abordagem queer das normas de gênero na dança de salão. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v.14, n.3, p.157-79, jul./set. 2018. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/10172/pdf>. Acesso em: 27 jan. 2021.

GONZÁLES, Ana Inês; STIES, Sabrina Weiss; MARA, Lourenço Sampaio; CARVALHO, Tales de. Influência da dança na saúde cardiovascular e função sexual. Revista Brasileira de Medicina, São Paulo, v.72, n.4, p. 161-5, abr. 2015. Disponível em: <http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=6084>. Acesso em: 22 fev. 2021.

GRANGEIRO, M. Ai, pisaram no meu pé. 2. ed. São Paulo: Scortecci, 2014.

GUALDA, Luciano Rosa; SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão. Formação para o ensino de dança: pensamento de professores. Diálogo Educacional, v.8, n.23, p. 207-20, jan./abr. 2008. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/4021/3937>. Acesso em: 13 mar. 2021.

HIGA, Lucas; MATIAS, Jéssica; MADUREIRA, Fabricio; COLANTONIO, Emilson; GUERRA, Lais; SCORCINE, Claudio. Nível de estresse entre sedentários e praticantes de atividade física de diferentes modalidades. R. bras. Ci. e Mov, v.22, n.4, p. 22-6, out./dez. 2014. Disponível em: <https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/4736/3489>. Acesso em: 22 fev. 2021.

KARNAL, Leandro. Todos contra todos: o ódio nosso de cada dia. Rio de Janeiro: Leya, 2017.

KNOWLES, Malcolm S. The modern practice of adult education: from pedagogy to andragogy. New York (USA): Cambridge, 1980.

LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

LIB NEO, Daniela Leonardi. Ensinando dança flamenca. 1999. 165p. Dissertação (Mestrado em Artes), Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284182>. Acesso em: 15 jan. 2021.

LIB NEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.

MARQUES, Isabel. Notas sobre o corpo e o ensino da dança. Caderno Pedagógico, Lajeado, v.8, n.1, p. 31-6, 2011. Disponível em: <http://univates.br/revistas/index.php/cadped/article/view/827/816>. Acesso em: 13 mar. 2021.

MARTINS, Cairo Amarildo Batista; DIAS, Renata Flávia Nobre Canela; SILVA, Erika Pereira. A importância da didática na prática educativa e na formação docente. Revista Triângulo, Uberaba, v.9, n.2, p.04-14, jul./dez. 2016. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1602/1842>. Acesso em: 18 fev. 2021.

McKEE, Eric. Decorum of the minuet, delirium of the waltz: a study of dance-music relations in ¾ time. Bloomington: Indiana University, 2012.

NUNES, Bruno Blois. O Fascínio das Danças de Corte. Curitiba: Appris, 2016.

NUNES, Bruno Blois; FROEHLICH, Márcia. O corpo sob a ótica de Foucault e sua influência na dança de salão. In: Seminário Internacional Michel Foucault – Cinquentenário de As Palavras e as coisas, 2, 2016, Pelotas. Anais – vol. 2. Pelotas: NEPFIL online, 2016. p. 388-401. Disponível em: <http://nepfil.ufpel.edu.br/publicacoes/1-seminario-foucault-2.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2021.

NUNES, Bruno Blois; FROEHLICH, Márcia. Um novo olhar sobre a condução na dança de salão: questões de gênero e relações de poder. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v.14, n.2, p.91-116, jan./abr. 2018. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/10172/pdf>. Acesso em: 27 jan. 2021.

PERNA, Marco Antonio. Samba de gafieira: a história da dança de salão brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Edição do autor, 2005.

PORTO, Robson. Gafieira Club: um olhar sobre a formação de professores de Dança de Salão no espaço não-formal de ensino. 2017. 118p. Monografia (Graduação em Dança), Faculdade de Dança, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/danca/files/2014/06/Porto_-Vers%C3%A3o-Final.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2021.

QUEIROZ, Lela. A subversão do balé. Ensaio Geral, Belém, v.2, n.4, p. 93-105, ago./dez. 2010. Disponível em: <http://www.revistaeletronica.ufpa.br/index.php/ensaio_geral/article/viewFile/131/56>. Acesso em: 26 jan. 2021.

REHFELD, Kathrin et al. Dancing or fitness sport? The effects of two training programs on hippocampal plasticity and balance abilities in healthy seniors. Front. Hum. Neurosci., Lausanne (Switzerland), v.11, p. 01-9, june 2017. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5475381/pdf/fnhum-11-00305.pdf>. Acesso em: 07 jan. 2021.

ROCHA, Márcio Donizetti; ALMEIDA, Cleusa Maria de. Dança de salão: instrumento para a qualidade de vida. Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal, v.7, n.10, p.76-89, jan./jun. 2007. Disponível em: <http://ferramentas.unipinhal.edu.br/movimentoepercepcao/viewarticle.php?id=102&layout=abstract>. Acesso em: 07 jan. 2021.

SANTOS, Maycon. Saiba quais são as 3 técnicas para dançar bem os diversos ritmos da dança de salão. Dance Mais Online, Joinville, 2016a. Disponível em: <http://dancemaisonline.com.br/saiba-quais-sao-as-3-tecnicas-para-dancar-bem-os-diversos-ritmos-da-danca-de-salao/>. Acesso em: 14 jan. 2021.

SANTOS, Maycon. Técnica de inter relação para dança de salão. Youtube, 14 abr. 2016b. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=65YsgtR21vs>. Acesso em: 14 jan. 2021.

SANTOS, Solange Gueiros. “Penso, logo danço”: método para ensino de dança de salão. 2009. 115p. Monografia (Licenciatura em Pedagogia), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.dancadesalao.com/agenda/METODOPARAENSINODEDANCADESALAO-TCC-SOLANGE-FINAL17Fev2009.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2021.

SILVA, Gabriela Sanders da. Tango: um olhar sobre o processo de ensino. 2013. 77p. Monografia (Graduação em Dança), Faculdade de Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/87647/000911897.pdf;sequence=1>. Acesso em: 13 jan. 2021.

ZAMONER, Maristela. Dança de salão: a caminho da licenciatura. Curitiba: Protexto, 2005.

Downloads

Publicado

2022-04-12

Como Citar

NUNES, B. B.; CARVALHO, M. P. de; SABALLA, V. A. - Passos, + Dança: implementação de um método de ensino na dança de salão. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 18, p. e0022, 2022. DOI: 10.5965/19843178182022e0022. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/16946. Acesso em: 8 dez. 2022.