A prática no ensino da arte em contextos escolares: questões iniciais para um debate cada vez mais necessário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671022024230

Palavras-chave:

arte, educação, ensino da arte, formação docente, prática

Resumo

O texto apresenta os resultados iniciais de um exercício de desmontagem das relações entre arte, educação e formação docente em artes visuais. Essa atitude metodológica toma como princípio as abordagens investigativas denominadas de pós-críticas. Ao trabalhar no desencaixe dos saberes que constituem o ensino da arte no contexto da educação básica, me deparei com um tema que tem sido deixado de lado em nossas discussões: a prática. Sem o intuito de querer apontar um caminho a ser seguido, me interessa apresentar os questionamentos que vêm sendo construído sobre o tema, ao mesmo tempo em que aponto as vias que podem nos oferecer pistas para recuperar uma possível dimensão poética para a docência em arte na escola, menos técnica e mais inventiva, menos instrumentalizadora e mais aberta à experimentação. Ao final do texto, são apresentadas questões que buscam ampliar esse debate interessado em compreender o lugar da prática no ensino da arte.

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Biografia do Autor

Daniel Bruno Momoli, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade Federal de Pelotas. É Vice-líder do Arteversa-Grupo de estudos e pesquisas em arte e docência (UFRGS/CNPq). 

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Publicado

2024-10-02

Como Citar

MOMOLI, Daniel Bruno. A prática no ensino da arte em contextos escolares: questões iniciais para um debate cada vez mais necessário. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 230–246, 2024. DOI: 10.5965/244712671022024230. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25840. Acesso em: 20 out. 2024.

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