"Bonecas Trapeiras": vivências artográficas e formação docente para/com as infâncias
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267532019073Palavras-chave:
cultura visual , artografia , formação docente , infânciasResumo
Apresento a intervenção urbana “Bonecas Trapeiras” (2019) e suas repercussões no campo da formação de professoras/es artógrafas/os que atuam para/com as infâncias. Narro processos de ensino/aprendizagem compartilhados com estudantes do Curso de Artes Visuais – Licenciatura - da Universidade Federal de Pernambuco nas perspectivas Artográficas e da Educação da Cultura Visual. Construo um mapa afetivo de narrativas autobiográficas com pistas para a rememoração de nossas próprias infâncias, com poetas e artistas que acreditam no caminhar como prática estética e com transbordamentos nos processos de criação da intervenção urbana “Bonecas Trapeiras”, realizada em 2019.
Downloads
Referências
BORRE, Luciana. As imagens que invadem as salas de aula. São Paulo: Ideias e Letras, 2010.
BORRE, Luciana. Entre fios, linhas e agulhas: pesquisa narrativa a/r/tográfica e suas possibilidades na formação de professoras/es. Cartema - Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB, v. 5, 2016, p. 166-178.
CARERI, Francesco. Walkscapes: O Caminhar Como Prática Estética. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2013.
CONELLY, M.; CLADININ, J. Narrative inquiry. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.
COUTO, Mia. O fio das Missangas. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
CUNHA, Susana Rangel. Uma arte do nosso tempo para crianças de hoje. In: CUNHA, Susana Rangel; CARVALHO, Rodrigo Saballa (Orgs.). Arte Contemporânea e Educação infantil: crianças observando, descobrindo e criando. Porto Alegre: Editora Mediação, 2017, p. 9-26.
CUNHA, Susana Rangel. Como vai a Arte na Educação Infantil? Revista de Educação CEAP. v. 56, 2007, p. 4-12.
DORNELLES, Leni Vieira. Infâncias que nos escapam: da criança de rua à infância cyber. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.
GOODSON, Ivor. A ascensão da narrativa de vida. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino (Orgs.). Pesquisa Narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: Editora UFSM, 2017, p. 25- 47.
GOODSON, Ivor. Historiando o eu: a política-vida e o estudo da vida e do trabalho do professor. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Processos e práticas de pesquisa em cultura visual e educação. Santa Maria: Editora UFSM, 2013, p. 253-271.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.
HERNÁNDEZ, Fernando. A pesquisa baseada nas artes: proposta para repensar a pesquisa educativa. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita (Orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013, p. 39-62.
IRWIN, Rita. Becoming a/r/tography. Journal Studies in Art Education, volume 54, 2013, p. 198-215.
MONSELL, Alice Jean; PARANHOS, Cláudia da Silva. Bonecas feias: brincando com padrões culturais do corpo na arte e na contemporaneidade. In: Anais do 26o Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017, p.1854-1867.
VIGOTSKY, L.S. La Imaginación y el arte en la infancia. Madrid: Ed. Akal, 1996.
VIGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 REVISTA APOTHEKE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.