Notas reflexivas sobre Processos Pictóricos e Representações Pictóricas na “Aula Ateliê” do Estúdio de Pintura UDESC/SC
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671012024312Palavras-chave:
processos pictóricos e representações pictóricas, aula ateliê, formação docente e bacharelado em Artes VisuaisResumo
Este ensaio, relata e analisa as ações teóricas e práticas desenvolvidas nas disciplinas “Processos Pictóricos” e “Representações Pictóricas”, ofertadas nos cursos de bacharelado e licenciatura da Universidade do Estado de Santa Catarina, ambas ministradas pela Professora Artista Doutora Jociele Lampert, no segundo semestre de 2023. Com base na compreensão de que o tripé ontológico “fazer/agir/sentir”, de acordo com Dewey (2010), se constrói pela qualidade de um processo criativo, propomo-nos a realizar uma análise visual sobre o espaço de produção artística o Ateliê de pintura UDESC/SC, nos contextos diversos, e na relação dialógica entre docente e discente, especialmente, na qualificação da experiência nas aulas de Arte, seja por meio das construções de saberes, dos desafios ou outras experimentações que demandam do esforço de ensinar e aprender. Desta forma, por meio de uma linguagem visual de ensino e aprendizagem as “Aula Ateliê” (Lampert, 2021) desenvolvidas neste processo, apresentam uma metodologia fundamentada na relação de teoria e prática que trazem perspectivas sobre o ensino das artes visuais, nas concepções de saberes, experiências singulares, compartilhadas, e na reflexão poética, contribuições para a formação inicial dos futuros professores e bacharéis de Artes Visuais.
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Referências
DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
LAMPERT, Jociele. Aula ateliê: experiência na constituição da docência em Arte. In: CUNHA, Suzana Rangel da. CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Arte contemporânea e docência com crianças: inventários educativos. Porto Alegre: Zouk, 2021. pp. 151-162.
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