A prática de pintura a partir dos pigmentos da terra na formação de artistas professores
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267832022109Palavras-chave:
Pigmentos da terra, Manufatura de tinta, Artes VisuaisResumo
O artigo foi desenvolvido durante uma pesquisa de iniciação científica vinculada ao projeto “O estúdio de Pintura como um Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Artes Visuais”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Jociele Lampert, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A pesquisa aborda a maneira como a manufatura de tintas contribui para a formação de artistas professores, tanto para os seus processos em artes visuais, como para o processo de criação de aulas na escola. Para o estudo, investigou-se o uso de pigmentos de terra no trabalho da artista Silvia Carvalho. Foram também realizados estudos práticos sobre como fazer tintas com terra e o uso desses pigmentos nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais.
Downloads
Referências
CARVALHO, S. Procedimentos de coleta e manufatura na pintura contemporânea: entrevista com Silvia Carvalho. [entrevista cedida a] Tharciana Goulart da Silva e Miguel Vassali. Florianópolis, 2022
CARVALHO, S. Sobre Pintura & Ateliê (Reflexões da Artista /Professora). Dissertação. Ceart, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2016. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000067/00006762.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.
CARVALHO, S. A Terra como cor: Processos experimentais na pintura contemporânea brasileira. Monografia. Ceart, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2010. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000000/000000000010/00001004.pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.
DEWEY, J. Ter uma experiência. In: DEWEY, J. Arte como experiência. 1 ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010.
SMITH, R. Manual Prático do Artista: equipamentos, materiais, procedimentos e técnicas. 1. ed. São Paulo: Ed. Bárbara Dixon, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Caio Vieira da Silva Villa de Lima, Tharciana Goulart da Silva, Jociele Lampert
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.