A prática de pintura a partir dos pigmentos da terra na formação de artistas professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267832022109

Palavras-chave:

Pigmentos da terra, Manufatura de tinta, Artes Visuais

Resumo

O artigo foi desenvolvido durante uma pesquisa de iniciação científica vinculada ao projeto “O estúdio de Pintura como um Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Artes Visuais”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Jociele Lampert, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A pesquisa aborda a maneira como a manufatura de tintas contribui para a formação de artistas professores, tanto para os seus processos em artes visuais, como para o processo de criação de aulas na escola. Para o estudo, investigou-se o uso de pigmentos de terra no trabalho da artista Silvia Carvalho. Foram também realizados estudos práticos sobre como fazer tintas com terra e o uso desses pigmentos nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Vieira da Silva Villa de Lima, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduando em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua como bolsista de iniciação científica do projeto de pesquisa “O estúdio de pintura como um laboratório de ensino e aprendizagem em artes visuais” coordenado pela Profª Drª Jociele Lampert.

Tharciana Goulart da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Ensino das Artes Visuais PPGAV-UDESC. Mestra em Artes Visuais na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais PPGAV-UDESC (2017). Graduada no curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina (2015). Atua como professora colaboradora no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina no curso de Licenciatura em Artes Visuais. Realiza pesquisas sobre Processos Fotográficos Históricos e o Ensino das Artes Visuais.

Jociele Lampert, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Artes Visuais pela ECA/USP (2009); Mestre em Educação pela UFSM (2005). Possui Graduação em Desenho e Plástica Bacharelado em Pintura, pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e Graduação em Desenho e Plástica Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Professora Associada na Universidade do Estado de Santa Catarina. Site: www.jocielelampert.com.br e www.apothekeestudiodepintura.com

Referências

CARVALHO, S. Procedimentos de coleta e manufatura na pintura contemporânea: entrevista com Silvia Carvalho. [entrevista cedida a] Tharciana Goulart da Silva e Miguel Vassali. Florianópolis, 2022

CARVALHO, S. Sobre Pintura & Ateliê (Reflexões da Artista /Professora). Dissertação. Ceart, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2016. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000067/00006762.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.

CARVALHO, S. A Terra como cor: Processos experimentais na pintura contemporânea brasileira. Monografia. Ceart, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2010. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000000/000000000010/00001004.pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.

DEWEY, J. Ter uma experiência. In: DEWEY, J. Arte como experiência. 1 ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010.

SMITH, R. Manual Prático do Artista: equipamentos, materiais, procedimentos e técnicas. 1. ed. São Paulo: Ed. Bárbara Dixon, 2008.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

LIMA, Caio Vieira da Silva Villa de; SILVA, Tharciana Goulart da; LAMPERT, Jociele. A prática de pintura a partir dos pigmentos da terra na formação de artistas professores. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 109–124, 2022. DOI: 10.5965/24471267832022109. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/22928. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Iniciação Científica