A página rasgada: revisitando a experiência pragmática de John Dewey

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671112025023

Palavras-chave:

Experiência Estética, Pensamento Reflexivo, Ter uma Experiência

Resumo

Este artigo tem por objetivo revisitar ideias do filósofo John Dewey bem como sugerir caminhos reflexivos sobre o conceito de experiência para o Ensino das Artes Visuais. A primeira seção apresenta as influências do pensamento deweyano, a recobrar algumas abordagens sobre experiência e sobre estética na história da filosofia para contextualizar e destacar Dewey. A segunda seção aborda ressonâncias mútuas do pensamento reflexivo e da experiência estética. A terceira seção difunde a reflexão do relato de uma aula de pós-graduação em artes visuais, que teve como proposta rasgar páginas de um livro e sua leitura randômica. Tal proposição é descrita e fundamentada como experiência estética que possibilita interesse, associação e continuidade em um processo de ensino e aprendizagem, ou arte como experiência.

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Biografia do Autor

Hélida Costa Coelho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). E-mail: helidacostacoelho@gmail.com. 

Pedro Henrique Villi Cavallari, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Realizou período sanduíche (CNPq-SWE) na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) em 2023. E-mail: ph.cavallari@yahoo.com. 

Jociele Lampert, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Titular na Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente Professora Investigadora Visitante na FBAUL/CIEBA/ULISBOA. Doutora em Artes Visuais pela ECA/USP (2009). Atua no Mestrado e Doutorado em Artes Visuais PPGAV/UDESC. 

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Publicado

04-06-2025

Como Citar

COELHO, Hélida Costa; CAVALLARI, Pedro Henrique Villi; LAMPERT, Jociele. A página rasgada: revisitando a experiência pragmática de John Dewey. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 023–038, 2025. DOI: 10.5965/244712671112025023. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/27200. Acesso em: 8 jul. 2025.

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