Os caminhos da docência investigativa em aproximação com os princípios dos escritos selecionados de John Dewey e Josef Albers
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671012024200Palavras-chave:
ensino das artes visuais , pintura , John Dewey, Josef Albers, docência investigativaResumo
O presente artigo apresenta um estudo e relato sobre a microprática na formação de professores ministrada no município de Macapá, como parte de uma pesquisa de doutorado vinculada ao Estúdio de Pintura Apotheke. A microprática foi proposta a partir da concepção da docência investigativa fundamentada no conceito de conhecimento e experiência segundo John Dewey (1906, 1916, 1928, 1929) e Josef Albers (1928, 1934, 1935, 1936). De acordo com John Dewey a concepção de conhecimento seria uma rede de significados acessíveis à experiência por meio da associação entre velhas e novas experiências graças à sua natureza contínua e retrospectiva. Enquanto Josef Albers apontou caminhos da prática e ensino experiencial na instauração de situações favoráveis do aprender a partir da experiência. O resultado da prática mostrou que a aproximação dos princípios de escritos selecionados de John Dewey e Josef Albers oferecem caminhos para a docência investigativa. Assim como a pesquisa aliada ao processo prático experiencial contínuo é uma possibilidade do percurso formativo docente através das ações de formação oferecidas pelo Estúdio de Pintura Apotheke.
Downloads
Referências
ALBERS, Josef. A interação da cor. Martins Fontes: São Paulo, 2009.
ALBERS, Josef. Teaching Form Through Practice (Werklicher formunterricht). Catálogo de exposiciones de la Fundación Juan March Exposição Josef Albers Minimal Means, Maximum Effect. Fundación Juan March. Madri, 2014.
ALBERS, Josef. Concerning Art Instruction 1933. P. 218 -221. Catálogo de exposiciones de la Fundación Juan March Exposição Josef Albers Minimal Means, Maximum Effect. Fundación Juan March. Madri, 2014.
ALBERS, Josef. Art as Experience (1935) p. 231 – 232. Catálogo de exposiciones de la Fundación Juan March Exposição Josef Albers Minimal Means, Maximum Effect. Fundación Juan March. Madri, 2014.
ALBERS, Josef. A Second Foreword 1936. Pp. 233 – 236. Catálogo de exposiciones de la Fundación Juan March Exposição Josef Albers Minimal Means, Maximum Effect. Fundación Juan March. Madri, 2014.
ALBERS, Josef. “Vorkurs” 1923 (1938). P. 240. Catálogo de exposiciones de la Fundación Juan March Exposição Josef Albers Minimal Means, Maximum Effect. Fundación Juan March. Madri, 2014.
CAVALLARI, Pedro Henrique, LAMPERT, Jociele. Reflexões sobre o conceito de microprática. Revista Apotheke v. 9. n. 1. 2023. pp. 11-28. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/issue/view/933/361>. Acesso em: 08 mai de 2023.
DEWEY, John. Progressive Education and Science Education 1928. In Essays by John Dewey. Org. SIMPSON, Douglas J., STACK JR. Sam F. Southern Illinois University Press. 1ª ed. 2010. pp. 119 -124.
DEWEY, John. The sources of a science of education. Kappa Delta Pi Lecture Series. Horace Liveright. New York, 1929.
DEWEY, John. The Experimental Theory of Knowledge. Mind, Volume XV, Issue 59, 1906, Pages 293–307. Disponível em: <https://doi.org/10.1093/mind/XV.59.293> Acesso em: 04 mai 2023.
DEWEY, John. Democracy and Education. 1916.
DEWEY, John. Progressive Education and Science Education. 1928. In Teachers, leaders, and schools essays by John Dewey. SIMPSON, Douglas J., STACK, Sam F. Jr. Carbondale, Ill. : Southern Illinois University Press, 2010.
GAUDIN, Olivier. Towards an Environment-based Pedagogy of Creativity: Learning from the Bauhaus and Dewey’s Pragmatism Johannes. Warda (Ed.) Beyond Bauhaus. New Approaches to Architecture and Design Theory. Theory, Heidelberg: arthistoricum.net. 2020. DOI: <https://doi.org/10.11588/arthistoricum.658>. Acesso em: 26 abr. 2023.
LAMPERT, Jociele. FACCO, Marta. Reflexões e estudo de caso sobre metodologias operativas e documentos de trabalho no estúdio de pintura. (Org.) CIRILLO, José; BELO, Marcela, GRANDO, Ângela. Nuvens no papel: impressões sobre o processo de criação. 1. ed. - Vitória, ES: UFES, Proex, 2019.
TIPPETT, Timothy P., LEE. Jacquelyn J. Looking Back to Move Forward: understanding Progressive Education in the 21st Century. Journal of Applied Learning in Higher Education Fall, University of North Carolina Wilmington, 2019. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1285555.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2023.
SANTOS, Paloma Oliveira de Carvalho. O pensamento da cor na obra de Josef Albers. Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em História Social da Cultura da PUC- Rio. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/19638/19638_1.PDF>. Acesso em: 24 abr. 2023.
REYNOLDS, Katherine C. Progressive Ideals and Experimental Higher Education: The Example of John Dewey and Black Mountain College. Jornal Education and Culture Vol. 14, No. 1. Spring. Purdue University Press. 1997, pp. 1-9. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/42922419. Acesso em: 23 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniela Almeida Moreira, Jociele Lampert
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.