Os caminhos da docência investigativa em aproximação com os princípios dos escritos selecionados de John Dewey e Josef Albers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671012024200

Palavras-chave:

ensino das artes visuais , pintura , John Dewey, Josef Albers, docência investigativa

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo e relato sobre a microprática na formação de professores ministrada no município de Macapá, como parte de uma pesquisa de doutorado vinculada ao Estúdio de Pintura Apotheke. A microprática foi proposta a partir da concepção da docência investigativa fundamentada no conceito de conhecimento e experiência segundo John Dewey (1906, 1916, 1928, 1929) e Josef Albers (1928, 1934, 1935, 1936). De acordo com John Dewey a concepção de conhecimento seria uma rede de significados acessíveis à experiência por meio da associação entre velhas e novas experiências graças à sua natureza contínua e retrospectiva. Enquanto Josef Albers apontou caminhos da prática e ensino experiencial na instauração de situações favoráveis do aprender a partir da experiência. O resultado da prática mostrou que a aproximação dos princípios de escritos selecionados de John Dewey e Josef Albers oferecem caminhos para a docência investigativa. Assim como a pesquisa aliada ao processo prático experiencial contínuo é uma possibilidade do percurso formativo docente através das ações de formação oferecidas pelo Estúdio de Pintura Apotheke.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Almeida Moreira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Bacharel em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atualmente Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais PPGAV - UDESC. É docente efetiva do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Palhoça Bilíngue com experiência na Educação Ensino Técnico Tecnológico Profissionalizante.

Jociele Lampert, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Titular na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Desenvolveu pesquisa como professora pesquisadora visitante no Teachers College na Columbia University na cidade de New York como Bolsista Fulbright (2013), onde realizou estudo intitulado: ARTISTS DIARY AND PROFESSORS DIARY: ROAMINGS ABOUT PAINTING EDUCATION. Professora Investigadora Visitante na Faculdade de Belas Artes de Lisboa - Portugal e CIEBA/ULisboa, com Bolsa para Cooperação Internacional do CNPq (2023). Doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2009); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Possui Graduação em Desenho e Plástica Bacharelado em Pintura, pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e Licenciatura também pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Atua no Mestrado e Doutorado em Artes Visuais Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UDESC, como orientadora na Linha de Pesquisa de Ensino das Artes Visuais e na Graduação em Artes Visuais Departamento de Artes Visuais da UDESC. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte, Educação e Cultura UFSM/CNPq. Membro/Líder do Grupo de Pesquisa Entre Paisagens UDESC/CNPq. Coordenadora do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke (UDESC). É Editora Chefe e CEO do Periódico Revista Apotheke. Foi coordenadora de Pós-graduação em Artes Visuais PPGAV/UDESC (2017 - 2020) e Chefe de Departamento de Artes Visuais DAV/UDESC (2009 - 2012). Tem experiência na área de Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: pintura, arte e educação, formação docente e cultura visual. É membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (Brasil).

Referências

ALBERS, Josef. A interação da cor. Martins Fontes: São Paulo, 2009.

ALBERS, Josef. Teaching Form Through Practice (Werklicher formunterricht). Catálogo de exposiciones de la Fundación Juan March Exposição Josef Albers Minimal Means, Maximum Effect. Fundación Juan March. Madri, 2014.

ALBERS, Josef. Concerning Art Instruction 1933. P. 218 -221. Catálogo de exposiciones de la Fundación Juan March Exposição Josef Albers Minimal Means, Maximum Effect. Fundación Juan March. Madri, 2014.

ALBERS, Josef. Art as Experience (1935) p. 231 – 232. Catálogo de exposiciones de la Fundación Juan March Exposição Josef Albers Minimal Means, Maximum Effect. Fundación Juan March. Madri, 2014.

ALBERS, Josef. A Second Foreword 1936. Pp. 233 – 236. Catálogo de exposiciones de la Fundación Juan March Exposição Josef Albers Minimal Means, Maximum Effect. Fundación Juan March. Madri, 2014.

ALBERS, Josef. “Vorkurs” 1923 (1938). P. 240. Catálogo de exposiciones de la Fundación Juan March Exposição Josef Albers Minimal Means, Maximum Effect. Fundación Juan March. Madri, 2014.

CAVALLARI, Pedro Henrique, LAMPERT, Jociele. Reflexões sobre o conceito de microprática. Revista Apotheke v. 9. n. 1. 2023. pp. 11-28. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/issue/view/933/361>. Acesso em: 08 mai de 2023.

DEWEY, John. Progressive Education and Science Education 1928. In Essays by John Dewey. Org. SIMPSON, Douglas J., STACK JR. Sam F. Southern Illinois University Press. 1ª ed. 2010. pp. 119 -124.

DEWEY, John. The sources of a science of education. Kappa Delta Pi Lecture Series. Horace Liveright. New York, 1929.

DEWEY, John. The Experimental Theory of Knowledge. Mind, Volume XV, Issue 59, 1906, Pages 293–307. Disponível em: <https://doi.org/10.1093/mind/XV.59.293> Acesso em: 04 mai 2023.

DEWEY, John. Democracy and Education. 1916.

DEWEY, John. Progressive Education and Science Education. 1928. In Teachers, leaders, and schools essays by John Dewey. SIMPSON, Douglas J., STACK, Sam F. Jr. Carbondale, Ill. : Southern Illinois University Press, 2010.

GAUDIN, Olivier. Towards an Environment-based Pedagogy of Creativity: Learning from the Bauhaus and Dewey’s Pragmatism Johannes. Warda (Ed.) Beyond Bauhaus. New Approaches to Architecture and Design Theory. Theory, Heidelberg: arthistoricum.net. 2020. DOI: <https://doi.org/10.11588/arthistoricum.658>. Acesso em: 26 abr. 2023.

LAMPERT, Jociele. FACCO, Marta. Reflexões e estudo de caso sobre metodologias operativas e documentos de trabalho no estúdio de pintura. (Org.) CIRILLO, José; BELO, Marcela, GRANDO, Ângela. Nuvens no papel: impressões sobre o processo de criação. 1. ed. - Vitória, ES: UFES, Proex, 2019.

TIPPETT, Timothy P., LEE. Jacquelyn J. Looking Back to Move Forward: understanding Progressive Education in the 21st Century. Journal of Applied Learning in Higher Education Fall, University of North Carolina Wilmington, 2019. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1285555.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2023.

SANTOS, Paloma Oliveira de Carvalho. O pensamento da cor na obra de Josef Albers. Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em História Social da Cultura da PUC- Rio. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/19638/19638_1.PDF>. Acesso em: 24 abr. 2023.

REYNOLDS, Katherine C. Progressive Ideals and Experimental Higher Education: The Example of John Dewey and Black Mountain College. Jornal Education and Culture Vol. 14, No. 1. Spring. Purdue University Press. 1997, pp. 1-9. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/42922419. Acesso em: 23 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2024-06-01

Como Citar

MOREIRA, Daniela Almeida; LAMPERT, Jociele. Os caminhos da docência investigativa em aproximação com os princípios dos escritos selecionados de John Dewey e Josef Albers. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 200–224, 2024. DOI: 10.5965/244712671012024200. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/24634. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática