A prática no ensino da arte em contextos escolares: questões iniciais para um debate cada vez mais necessário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671022024230

Palavras-chave:

arte, educação, ensino da arte, formação docente, prática

Resumo

O texto apresenta os resultados iniciais de um exercício de desmontagem das relações entre arte, educação e formação docente em artes visuais. Essa atitude metodológica toma como princípio as abordagens investigativas denominadas de pós-críticas. Ao trabalhar no desencaixe dos saberes que constituem o ensino da arte no contexto da educação básica, me deparei com um tema que tem sido deixado de lado em nossas discussões: a prática. Sem o intuito de querer apontar um caminho a ser seguido, me interessa apresentar os questionamentos que vêm sendo construído sobre o tema, ao mesmo tempo em que aponto as vias que podem nos oferecer pistas para recuperar uma possível dimensão poética para a docência em arte na escola, menos técnica e mais inventiva, menos instrumentalizadora e mais aberta à experimentação. Ao final do texto, são apresentadas questões que buscam ampliar esse debate interessado em compreender o lugar da prática no ensino da arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Bruno Momoli, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade Federal de Pelotas. É Vice-líder do Arteversa-Grupo de estudos e pesquisas em arte e docência (UFRGS/CNPq). 

Referências

BARBIERI, Stela. Territórios da invenção: ateliê em movimento. São Paulo: Jujuba, 2021.

BRASIL, Parecer 570, de 10 de fevereiro de 1977, do Conselho Federal de Educação. Sobre o tratamento a ser dado aos componentes curriculares previstos no artigo 7º da Lei 5.692/1971. Rio de Janeiro. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/fe/article/view/87401/82214 . Acesso em: 01 de março de 2024

BRASIL, Lei 12.287, de 13 de julho de 2010. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, no tocante ao ensino da arte. Brasília: Presidência da República, 2010. Disponível: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12287.htm Acesso em: 28 de fevereiro de 2024.

BRASIL, Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/images/comissoes/conep/documentos/NORMAS-RESOLUCOES/Resoluo_n_510_-_2016_-_Cincias_Humanas_e_Sociais.pdf . Acesso em: 15 de fevereiro de 2024 .

BRASIL, Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília: Presidência da República, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm . Acesso em: 01 de março de 2024

BRASIL, Projeto de Lei 5983/2023. Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para dispor sobre o ensino de arte no âmbito da educação básica. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2412556 . Acesso em: 01 de março de 2024

DE DUVE, Thierry. Cinco reflexões sobre o julgamento estético, Revista Porto Arte, Porto Alegre, v. 16, n. 27, p. 43-65, nov. 2009.

GARCIA, Maria Manuela Alves. Políticas curriculares e profissionalização: saberes da prática na formação inicial de professores. Educação em Revista, v. 32, p. 131-155, 2016.

NÖRNBERG, Marta. Políticas conservadoras e (dês)intelectualização da docência. Práxis Educativa, v. 15, p. 1-14, 2020.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Artes visuais como plataforma para pensar e viver: outros espaços para a docência. In: Sílvia Nogueira Chaves; Maria dos Remédios de Brito. (Org.). Formação, ciência e arte: autobiografia, arte e ciência na docência. 1 ed. São Paulo: Livraria de Física, 2016, p. 71-88.

MONCLÚS, Glória Jové. Maestras contemporáneas. Lleida: Ediciond de la Universitat de Lleida, 2017.

Downloads

Publicado

2024-10-02

Como Citar

MOMOLI, Daniel Bruno. A prática no ensino da arte em contextos escolares: questões iniciais para um debate cada vez mais necessário. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 230–246, 2024. DOI: 10.5965/244712671022024230. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25840. Acesso em: 19 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.