Escrita acadêmica performática... Escrita F(r)iccional: Pureza e perigo
DOI:
https://doi.org/10.5965/14145731023820200033Palabras clave:
Escrita acadêmica performática, Escrita F(r)iccional, Artista de f(r)icçãoResumen
Este artigo discute o modo como transformamos a experiência artística em escrita, alcançando a dimensão performática deste ato liminar (Turner apud Dawsey, 2005). Do atrito entre corpo/escritura sugere o que se intitula artista/pesquisadora(o) de f(r)icção (Lyra, 2011, p.44), uma espécie de cartógrafa(o) que traça paisagens na relação eu/alteridade, gerando momentos eletrizantes de uma escrita acadêmica f(r)iccional. Faz-se mister frisar que o texto é calcado nas pesquisas no Núcleo de Antropologia, Performance e Drama (Napedra/2005-2013); nas experiências com a disciplina ministrada pela pesquisadora nos programas de pós-graduações em artes da UERJ, UDESC e UFRN (2017-2019); e na produção de artigos, dissertações e teses elaboradas com o grupo de pesquisa MOTIM – Mito, Rito e Cartografias Feministas nas Artes.
Descargas
Citas
AGUIAR, Franciele. Descolonizar para reencantar: por uma audição do mundo no jogo com a voz. Texto produzido a partir de comunicação oral no VI Encontros Arcanos: Movimentos Decoloniais da Cena e o Imaginário Amazônico: o instável caminho do Carro à Justiça. Manaus: Universidade do Estado de Manaus, 2019. Não publicado.
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
DAWSEY, John. Victor Turner e a Antropologia da Experiência. São Paulo: USP, 2005.
DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo. São Paulo: Editora perspectiva, 2012.
FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento. São Paulo: Summus editorial, 1997.
hooks, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2019.
LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
LYRA, Luciana de Fátima Rocha Pereira de. Guerreiras e Heroínas em Performance: Da Artetnografia à Mitodologia em Artes Cênicas. 2011. 533 f. Tese (Doutorado em Artes). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.
PRECIOSA, Rosane. Rumores discretos da subjetividade: Sujeito e escritura em processo. Porto Alegre, Editora da UFRGS, 2010.
RAGO, Margareth. A Aventura de Contar-se: Feminismos, Escrita de Si e Invenções de Subjetividades. Campinas: Ed. Unicamp, 2014.
RIBEIRO, Adriana Rolin Lopes Oliveira. Yriádobá da Ira à Flor: Influxos Artaudianos via Mitodologia em Arte. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.
SILVA, Karla Lidiane Costa Martins. Thérese, êxtase de um corpo ofertado: trajeto mitodológico de uma artista de f(r)icção. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
ZERBINATTI, Camila Durães. Memorial para a disciplina Escrita Acadêmica e Performática: Pureza e Perigo. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2018. Não publicado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Urdimento - Revista de Estudios en Artes Escènicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derecho de lo Auctor
Los artículos publicados por la revista son de uso gratuito. Los derechos de autor son todos cedidos a la revista. Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Urdimento. El autor o los autores se comprometen a que publiquen material referente al artículo publicado en la Revista Urdimento mencionar dicha publicación de la siguiente forma:
"Este artículo fue publicado originalmente por la revista Urdimento en su volumen (poner el volumen), número (poner el número) en el año de (poner el año) y puede ser accedido en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons - CC - BY 4.0.