Iyá Mìn: processos de resistência a partir dos saberes ancestrais das Yabás no Coletivo Boca 07

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0117

Palavras-chave:

dança afro-brasileira, saberes ancestrais, performance, intolerância religiosa, resistência cultural

Resumo

O artigo apresenta abordagens afrorreferenciadas em processos de criação, resistência e afirmação identitária do Coletivo Boca 07. Com base nas danças afro-brasileiras e nos saberes ancestrais das Yabás, o coletivo construiu uma prática artística que tensiona o racismo religioso, a intolerância e os apagamentos institucionais, articulando arte e espiritualidade como formas de resistência. A partir de uma perspectiva metodológica autoetnográfica e performática, a pesquisa propôs uma reflexão sobre o corpo como território de memória, rito e insurgência, em diálogo com epistemologias afro-diaspóricas e decoloniais na Licenciatura em Dança.  

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Vidal da Silva, Univerisdade Federal de Uberlândia

Mestrando em Artes Cênicas na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Licenciatura em Dança pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Jonas Karlos de Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). Doutorado Interinstitucional (DINTER -USP/UFS - Com bolsa CAPES) . Mestrado em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).  Licenciatura em Dança pela UFBA. Prof. Adjunto do Departamento de Dança da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado

18-12-2025

Como Citar

SILVA, Carlos Henrique Vidal da; SOUZA, Jonas Karlos de. Iyá Mìn: processos de resistência a partir dos saberes ancestrais das Yabás no Coletivo Boca 07. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 56, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5965/1414573103562025e0117. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27917. Acesso em: 18 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Currículo, Decolonialidade e Formação Docente nas Artes Cênicas