Tecer o rio: a potência poética para pensar o [como]
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101542025e302Palavras-chave:
pesquisa, metodologias, axiologia, JiwasaResumo
O texto apresenta um relato da participação das pesquisadoras como ministrantes da oficina “Tecer o rio: brincadeiras para corpos que escrevem”, durante o IV Fórum Brecht e Educação. Partindo do pressuposto da pesquisa qualitativa crítica e radicalmente qualitativa, ambas propuseram um encontro, intervenções e performances no decorrer do Fórum, com a pretensão de voltar o olhar para o ato de pesquisar em si, reconhecer o caminho que constrói o [como] pesquisamos, quem somos e quais os fundamentos que nos fazem tecer as costuras e escolher os fluxos de nossas escritas. Em consonância com o Fórum, a experiência se perguntou sobre a trajetória que figura nossos corpos em corpos políticos.
Palavra chave: pesquisa; metodologias; axiologia; jiwasa.
Downloads
Referências
ANZALDÚA, Glória. A vulva é uma ferida aberta e outros ensaios. Rio de Janeiro: A Bolha Editora, 2021.
ARNOLD, Denise; ESPEJO, Elvira. El textil tridimensional: la naturaleza del tejido como objeto y como sujeto. La Paz: Fundación Albó, Fundación Interamericana e Instituto de Lengua y Cultura Aymara, 2013.
ESPEJO, Elvira. Yanak uywaña: la crianza mutua de las artes. La Paz: PCP, 2022.
FREIRE, Paulo. A sombra desta mangueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
LONGANO, Anna Carolina; ANJOS, Kátia Silva Sousa dos; SILVEIRA, Marília Balbi; VELARDI, Marilia, MATSUO, Renata; NOGUEIRA, Isabel e O´KEEFE. Se eu fosse eu/If I Were Me. Youtube, 05 de outubro de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kdeteXDML7k
RIVERA CUSICANQUI, Silvia. Sociología de la imagen. Buenos Aires: Tinta Limón, 2018.
RIVERA CUSICANQUI, Silvia. Un mundo ch’ixi es posible: Ensayos desde un presente en crisis. Buenos Aires : Tinta Limón, 2020.
VELARDI, Marilia. Questionamentos e propostas sobre corpos de emergência: reflexões sobre investigação artística radicalmente qualitativa. MORINGA-Artes do Espetáculo, v. 9, n. 1, 2018.
VICUÑA, Cecília. Palavrarmais. Medusa: São Paulo, 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)