Dança em texto: comunicação através dos textos sobre a dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731023820200032

Palavras-chave:

Dança, Comunicação, Texto, Textos sobre dança, Escrita

Resumo

Formas textuais de abordagem da dança cênica ocidental são aqui consideradas através de uma proposta de divisão em quatro grupos: manuais, teoria, história, e crítica. Nelas, busca-se como baliza a ideia de que a dança é linguagem: uma forma de comunicação organizada por um sistema próprio, que é elaborado e explorado de modo particular por cada tipo de texto. Esta investigação se dirige a questionamentos como o porquê escrevemos sobre dança e o quê se escreve sobre dança, discutindo a especificidade dos escritos, sua relevância, e suas formas de apresentar e desenvolver elementos fundamentais da comunicação da dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Rochelle, Universidade de São Paulo (USP)

Professor Colaborador da Escola de Comunicações e Artes da USP, Doutor e Mestre em Artes da Cena (Unicamp / Paris 8), Especialista em Mídia, Informação e Cultura (USP). Critico de dança (APCA), editor dos sites Da Quarta Parede e Criticatividade.

Referências

ACOCELLA, J. How Critics Work. Dance Ink. Vol. 3, N. 2. p. 8-10, Summer 1992.

ADSHEAD, J. Describing components of the dance. In: ADSHEAD, J. (Ed.). Dance Analysis: Theory and Practice. London: Dance Books, 1988.

ANDERSON, J. Choreography Observed. Iowa City: University of Iowa Press, 1987.

ANDERSON, J.. Dance. New York: Dance Horizons,1981.

ARBEAU, T. Orchésographie: traité en forme de dialogue par lequel toutes personnes peuvent facilement apprendre et pratiquer l'honneste exercice des danses. Langres: Ichan, 1589.

AU, S. Ballet and Modern Dance. Revised and expanded edition. London: Thames & Hudson Ltd, 2002.

BALLERINI, F. Jornalismo Cultural no Século 21. São Paulo: Summus, 2015.

BANES, S. Writing dancing in the age of postmodernism. Middletown: Wesleyan University Press, 1994.

BARTHES, R. O Grão da voz. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.

BARTHES, R. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BARTHES, R. Rhétorique de l'image. Communications, nº 4, p. 40-51, 1964.

BEAUMONT, C. (org.). Dancers and Critics. Edinburgh: A. and C. Black, 1950.

BERNARD, M. De la création chorégraphique. Paris: Centre National de la Danse, 2001.

BERNARD, M. Généalogie du Jugement Artistique. Paris: Bauchesne, 2011.

BERNARD, M. Le Corps. Paris: Éditions du Seuil, 1972.

BLASIS, C. An Elementary Treatise Upon the Theory and Practice of the Art of Dancing. Dover: Dover Publ., 1968.

BONNET, J.; BOURDELOT, P. Histoire générale de la danse sacrée et profane. Paris: D’Houry, 1724.

BOURCIER, P. Historie de la Danse en Occident. Paris: Éditions du Seuil, 1978.

BURNSIDE, F. In Defence of Dance Criticism. Dance Theatre Journal. Vol. 9, N. 1. p. 22, Summer 1991.

CARROLL, N. 1987. Trois propositions pour une critique de la danse contemporaine. In: LEFEBVRE, M. (Ed.). La danse au défi. Montréal: Éditions Parachute, 1987.

CARTER, C. Some Notes on Aesthetics and Dance Criticism. Dance Scope, V. 10, N. 2, S/S, p.35-39, 1976.

CERBINO, B. Dança e memória: usos que o presente faz do passado. In: BOGEA, I. (Org.). Primeira Estação: Ensaios sobre a São Paulo Companhia de Dança. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: São Paulo Companhia de Dança, 2009.

COHEN, S. J. 1982. Next week, Swan Lake: reflections on dance and dances. Middletown: Wesleyan University Press, 1982.

COPELAND, R. Dance criticism and the descriptive BIAS. Dance Theatre Journal. Vol. 10, N. 3. p. 26-32, S/S 1993.

CROCE, A. et al. Writing about the Dance: a symposium. Ballet Review. Vol. VII, N. 4. p.108-124,1978.

DENBY, E. A Conversation with Edwin Denby II. Ballet Review. Vol. 2, N. 6. p. 32-45, 1969.

DENBY, E. Reminiscences of a Dance Critic. Performing Arts Journal, Vol. 4, No. 1/2, p. 52-61, May, 1979.

DERRIDA, J. Mal d’archive. Paris: Galilée, 1995.

EKSTEINS, M. Rites of Spring: The Great War and the Birth of Modern Age. New York: Houghton Mifflin Company, 2000.

FARNDALE, N. Against Dance Criticism. Dance Theatre Journal. Vol. 8, N. 3. p. 16-18, Autumn 1990.

FERREIRA, V. S. Do lugar da crítica. Análise Social. Vol. 30, No. 134, pp. 977-1022, 1995.

FOKINE, M. Theories on the Art of Ballet. In: STEINBERD, C. (Ed.). The Dance Anthology. New York: Plume, 1980.

GUEST, I. Ballet Criticism: the historian’s view. Ballet Annual. N. 16 . p. 63-71. 1962.

HAN, J. Creuser la Distance dans le Temps des Revues. In: WALLON, E. (Dir.) Scènes de la Critique. Paris: Actes Sud, 2015.

HOMANS, J. Apollos’s Angels, a history of ballet. New York: Random House, 2010.

JAKOBSON, R. Selected Writings, Vol II: Word and Language. Paris: Mouton, 1971.

KEERSMAEKER, A. T.; CVJIC, B. A Choreographer’s Score. Brussels: Mercatorfonds – Rosas, 2012.

LAUNAY, I. À L’écoute du souvenir. Repères, Cahier de Danse, 28: 8-10, 2011.

LAYSON, J.Dance History Source Materials. In: CARTER, A (ed.) Routledge Dance Studies Reader . London: Routledge, 1998.

MONTEIRO, M. Noverre: Cartas sobre a dança. 1ª reimpressão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: FAPESP, 2006.

NAVAS, C. Entrevistar e Escrever: procedimentos para palavras encarnadas de dança. Revista Brasileira de Estudos da Presença, 5 (3): 559-76, 2015.

NESTROVSKI, A. (Org.). Em Branco e Preto: Artes brasileiras na Folha, 1990-2003. São Paulo: Publifolha, 2004.

PEREIRA, R. (Org.). Ao lado da crítica: 10 anos de crítica de dança: 1999-2009. 2 v. Rio de Janeiro: Funarte, 2009.

PERRON, W. Through the eyes of a dancer. Selected writings. Middletown: Wesleyan University Press, 2013.

RANCIÈRE, J. Le Partage du sensible. Paris: La Fabrique-Éditions, 2000.

ROCHELLE, H. A Crítica como Metodologia e Análise da Recepção na Dança. (Tese) Doutorado em Artes da Cena. Unicamp, Campinas, 2017.

ROCHELLE, H. Além da Opinião: três possíveis definições da crítica de dança. Sala Preta, v. 16, n. 2, 2016.

ROCHELLE, H. Elementos da Dança como Linguagem: “no Singular” de Henrique Rodovalho. (Dissertação) Mestrado em Artes da Cena. Unicamp, Campinas, 2013.

ROCHELLE, H. Memória e Registro dos Arquivos do Corpo. Revista Cena, Porto Alegre, n. 25, p. 67-74, 2018.

ROCHELLE, H. Rethinking Dance Theory Through Semiotics, Studies About Languages, Kaunas, Lituania, No 26, 2015, p. 110 - 125.

SIEGEL, M. B. An Audience of One. Dance Ink. Vol. 3, N. 2. p. 26-27, Summer 1992.

SORELL, W. To Be a Critic. Dance Scope. Vol. 1, N. 1. p. 1-9, Winter 1965.

THEODORES, D. First We Take Manhattan: four american women and the New York school of dance criticism. Amsterdam: Hardwood Academic Publishers, 1996.

VAGANOVA, A. Basic principles of classical ballet. Chelmsford: Courier Corporation, 1969.

Downloads

Publicado

2020-09-24

Como Citar

ROCHELLE, Henrique. Dança em texto: comunicação através dos textos sobre a dança. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–23, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200032. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/17440. Acesso em: 21 nov. 2024.