A escrita e o teatro em um encontro com a escola: possibilidades em redemoinho, ETC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e122

Palavras-chave:

pedagogia das artes cênicas, ensino do teatro, escrita, escola, educação básica

Resumo

O artigo apresenta os fundamentos e conceitos articulados às práticas de escrita e teatro realizadas em escolas públicas de Educação Básica do Estado de Santa Catarina, intitulada Oficina ETC, idealizada e conduzida pela autora. O estudo revelou estratégias que evidenciaram o escrever como um modo de inscrição no mundo, conceituando o professorar como ação dialógica que enfatiza a presença do corpo ativo nas salas de aula, propondo jogos e palavras brincantes, com vistas ao encontro das participantes com a sua própria escrita por meio de uma Pedagogia em Redemoinho, objetivando a experimentação de um escrever que perpassa o corpo inteiro através de jogos e exercícios teatrais na escola.  

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Biografia do Autor

Júlia Fernandes Lacerda, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado em Artes Cênicas e Mestrado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduação em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas pela UDESC.  

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Publicado

28-04-2025

Como Citar

LACERDA, Júlia Fernandes. A escrita e o teatro em um encontro com a escola: possibilidades em redemoinho, ETC . Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–25, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e122. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26159. Acesso em: 20 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Corpos que escrevem II