Yakámokeno (escuta!): contribuições da cosmovisão indígena Terena para a dança e para a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101502024e0105

Palavras-chave:

cosmovisão indígena, ecologia, estados expandidos de consciência, dança, educação

Resumo

Este texto apresenta parte de uma pesquisa de Pós-Doutorado que versou sobre a cosmovisão indígena da etnia Terena de Mato Grosso do Sul como propulsora de conhecimentos para a dança cênica e para a educação. Foram abordados dois aspetos da cosmovisão indígena - a relação desses povos com a ecologia e com os estados expandidos de consciência - tanto para a discussão teórica quanto para uma composição coreográfica. Foram usados principalmente autores indígenas de diversas etnias brasileiras, como Kaká Werá, Davi Kopenawa e Rosa Maria Marchewicz, buscando reparar a ausência dos mesmos em pesquisas acadêmicas e a consequente desvalorização de seus saberes na cena e na educação brasileira.

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Biografia do Autor

Gabriela Di Donato Salvador Santinho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Artes da Cena pela UNICAMP. Bacharel e licenciada em Dança pela UNICAMP. Professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2024-04-28

Como Citar

SANTINHO, Gabriela Di Donato Salvador. Yakámokeno (escuta!): contribuições da cosmovisão indígena Terena para a dança e para a educação: . Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 50, p. 1–27, 2024. DOI: 10.5965/1414573101502024e0105. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25092. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Justiça Epistêmica em Artes Cênicas