Sobre corpos, escritas e alfabetização em dança: experiências com Motifs na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104532024e205

Palavras-chave:

alfabetização em dança, corpo, escrita, Motif Notation, Rudolf Laban

Resumo

O presente texto relata um estudo de caso realizado com estudantes de uma escola municipal de São Paulo em que se experienciou uma proposta de alfabetização em dança com a Motif Notation, sistema de notação criado pelas pesquisadoras Ann Hutchinson Guest (1918-2022) e Valerie Preston-Dunlop (1930-), ex-alunas do pesquisador Rudolf Laban (1879-1958). Teve como referência a metodologia pesquisa-ação (Thiollent, 2011), os dados foram coletados em oficinas realizadas por videoconferência e apontou-se como conclusões a possibilidade em se favorecer propostas de alfabetização em dança, a aquisição de características dessa linguagem pelas crianças e a criação de uma composição coreográfica.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano José Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialização em Arte-Educação pelo Centro Universitário UNIFAAT. Especialista em Sistema Laban/Bartenieff pela Faculdade Angel Vianna(FAV) .  Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras DR. Edmundo Ulson (UNAR).Graduação em Artes Visuais pela Faculdade Mozarteum de São Paulo(FAMOSP).

Marcus Vinicius Machado de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduação em Filosofia pela UFRJ. Certification Program in Laban Movement Studies (Certified Movement Analyst - CMA) pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (LIMS). Certificação em Labanotation pelo Dance Notation Bureau (NYC). Graduação em Filosofia pela UFRJ. Professor Titular da UFRJ.

Referências

ALMEIDA, Marcus Vinicius Machado de; VAZ, Lisete Ribeiro; GOMES, Maria Paula Cerqueira. Ação e recuperação: reflexões de Laban para a atividade. In Reflexões de saberes e competências em fisioterapia e terapia ocupacional 3 [recurso eletrônico] / Org. Claudiane Ayres. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/acao-e-recuperacao-reflexoes-de-laban-para-a-atividade. Acesso em: 13 jun. 2023.

BARDET, Marie. A filosofia da dança: um encontro entre dança e filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

BARROS, Manuel. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2013.

CURRAN, Tina. Perspectives on literacy and dance literacy. In: HEILAND, Teresa; CURRAN, Tina; GINGRASSO, Susan; MEGILL, Beth. Forging mutual paths: defining dance literacy in the 21st century. Proceedings from the NDEO conference: Focus on dance education collaborations: Different identities, mutual paths, 2011. Disponível em: https://tinyurl.com/2jkv4yxz. Acesso em: 20 jul. 2023.

FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GUEST, Ann Hutchinson. The StarbiesTM Parent and Teachers Guide by Ann Hutchinson Guest and Jane Dulieu. Nacional Dance Education Organization. Bethesda: Language of DanceTM Centre, UK Publications, 2000.

HEILAND, Teresa; CURRAN, Tina; GINGRASSO, Susan; MEGILL, Beth.Forging mutual paths: defining dance literacy in the 21st century. Proceedings from the NDEO conference: Focus on dance education collaborations: Different identities, mutual paths, 2011.

JEAN, Georges. La escritura: memoria de la humanidad. Tradução Enrique Sánchez Hormigo. Barcelona: Ediciones B, S. A., 1998.

LABAN, Rudolf von. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

LABAN, Rudolf von. Principles of dance and movement notation. Brooklyn, NY: Dance Horizons, 1956.

LANGUAGE OF DANC®. Center-EUA.Languageof Dance and Dr. Ann Hutchinson Guest. Disponível em: http://www.lodcusa.org/pages/about. Acesso em: 28 mar. 2020.

LANGUAGE OF DANC®. Center-EUA.MovementAlphabet ©1983. Disponível em: https://www.lodcusa.org . Acesso em: 30 mar. 2021.

LU, Mei-Chen; WILE, Charlotte. Motif Notation-How Did It Start. DNB Theory Bulletin Board, New York City, January 14. 2016. Disponível em: https://dnbtheorybb.blogspot.com/2016/01/motif-notation-how-did-it-start.html. Acesso em: 18 jun. 2023.

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha Telles. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo. São Paulo: FTD, 2010.

MONTEIRO, Aline Veríssimo. A imagem e o exercício de um pensamento comunicacional hoje. In: Comunicação & Informação, [s.l.], v. 11, n. 1, p. 9-18, jan./jun. 2008. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2016/07/pdf_ef5d027ea4_0000019843.pdf Acesso em: 13 jun. 2023

OFER, Shlomit. Self-Generated Notations: a suggested methodology of introducing movement literacy. Journal of Movement Arts Literacy, University of North Carolina at Greensboro, v. 4, n. 1, art. 9, 2019, previously at LMU, 2018. Disponível em: https://libjournal.uncg.edu/jmal/article/view/1884/pdf. Acesso em: 13 jun. 2023.

PRESTON-DUNLOP, Valerie. Motif writing. In: Dance Notation Bureau – DNB. Theory Bulletin Board. 14 jan. 2016. Disponível em: https://dnbtheorybb.blogspot.com/2016/01/motif-notation-how-did-it-start.html. Acesso em: 15 jul. 2024.

REZENDE, Gabriel Sampaio Souza Lima. Música, experiência e memória: algumas considerações sobre o desenvolvimento da partitura a partir das obras de Max Weber e Walter Benjamin. In: Revista Espaço Acadêmico, v. 8, 2008.

STRAZZACAPPA, Márcia. A dimensão estética na formação e atuação docente: dança: um outro aspecto da/na formação estética dos indivíduos. In: REUNIÃO ANUAL DAANPED, 30, 2007, Caxambu/MG. Anais [...]. Caxambu/MG: UNICAMP, 2007. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/. Acesso em: 13 fev. 2011.

STUDD, Karen; COX, Laura L. Everybody is a Body. Indianapolis: Dog Ear Publishing, 2013.

TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana. Além da alfabetização. In: TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana. (org.). Além da alfabetização. São Paulo: Ática, 1995. p. 7-18.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.

Publicado

2024-12-18

Como Citar

PINHEIRO, Adriano José; ALMEIDA, Marcus Vinicius Machado de. Sobre corpos, escritas e alfabetização em dança: experiências com Motifs na escola. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 53, p. 1–28, 2024. DOI: 10.5965/1414573104532024e205. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26194. Acesso em: 21 dez. 2024.