A escrita de uma dança (trans)criativa: articulações (im)possíveis na educação de um corpo ícone-cinético

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104532024e0103

Palavras-chave:

linguagem, dança, transcrição, corpo ícone-cinético

Resumo

Este artigo explora a perspectiva do corpo ícone-cinético em ação educacional e (trans)criativa no processo de derivação ou prática hiperartística de uma linguagem em outra. A metodologia expandida de análise semiótica, parte de uma leitura crítico-reflexiva de excertos do espetáculo Reticências (2023) da Téssera Companhia de Dança da UFPR, derivado da peça teatral Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues (1941). Ancorando-nos, sobretudo, nas ideias de Charles S. Peirce, Gérard Genette e Haroldo de Campos, as relações entre corpo e escrita na cena contemporânea são exponenciadas para evidenciar as (im)possíveis articulações entre o texto teatral e a palavra corporificada ou (trans)criada em cena dançante.

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Biografia do Autor

Cristiane Wosniak, Universidade Federal do Paraná

Doutora e Mestra em Comunicação e Linguagens / Estudos de Cinema e Audiovisual (UTP). Especialista em Artes-Dança (FAP-PR). Bacharel e licenciada em Dança (Unespar/FAP). Bacharelado em Cinema e Audiovisual. Professora adjunta da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Erika Kraychete Alves, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestra em Educação pela UFPR.  Especialista em Estética e Filosofia da Artes pela UFPR. Bacharel e licenciada em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Coreógrafa residente da Téssera Companhia de Dança da UFPR. Bailarina e coreógrafa profissional. Técnica e diretora de produção.

Helen de Aguiar, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com bolsa CAPES/PROEX. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com bolsa CAPES/PROEX. Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada em Licenciatura e Bacharelado em Dança pela UNESPAR/FAP. 

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

WOSNIAK, Cristiane; ALVES, Erika Kraychete; AGUIAR, Helen de. A escrita de uma dança (trans)criativa: articulações (im)possíveis na educação de um corpo ícone-cinético. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 53, p. 1–33, 2024. DOI: 10.5965/1414573104532024e0103. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25130. Acesso em: 21 dez. 2024.