Traços de colonialidade em narrativas de licenciandas em Música: abordagens (auto)biográficas como ponte entre experiências de vida e formação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0201

Palabras clave:

educação musical, licenciatura em música, pesquisa (auto)biográfica

Resumen

Este artigo objetiva apresentar dados parciais de uma pesquisa de mestrado que analisou a influência de ambientes institucionalizados e não-institucionalizados de educação musical na formação de discentes de um curso de licenciatura em música de uma universidade do Norte do país, na perspectiva dos próprios alunos. A pesquisa que originou tais dados percorreu pressupostos teórico-metodológicos (auto)biográficos e desenhou-se a partir de uma construção narrativa inspirada na biografia educativa e músico-educativa. O estudo deste material biográfico foi realizado a partir da Análise do Discurso, em que se ponderou sobre traços de colonialidade presentes nos discursos dos participantes da pesquisa que parecem dificultar diálogos e fazeres musicais em uma perspectiva contra-hegemônica. Para que essa dificuldade seja minimizada, sinaliza-se a necessidade de que haja uma ponte entre experiências musicais ocorridas em diferentes espaços de aprendizagem musical, o que pode ser realizado por meio da exploração de metodologias (auto)biográficas em contextos de formação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pâmela Barroso de Araújo Cruz, Federal University of Roraima

Graduada em Música pela Universidade Federal de Roraima (2019.1).  Mestrado em Educação (UFRR 2020) com bolsa Capes - DS. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)Biográficas em Educação Musical (GEPAEM), vinculado à PRPPG-UFRR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Atuou como professora voluntária (sem vínculo empregatício) de Canto coral em São Gabriel da Cachoeira - Amazonas, cidade mais indígena do Brasil, durante o ano de 2021.

Jéssica de Almeida, University of Brasília

Professora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutora em Educação (Linha de Pesquisa Educação e Artes) pela Universidade Federal de Santa Maria (2019), Mestre em Educação (2016) e Licenciada em Música (2012) pela mesma instituição. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)Biográficas em Educação Musical (GEPAEM) a partir do qual desenvolve pesquisas sobre a formação e atuação de professores, especialmente, de música, em diferentes contextos a partir de abordagens (auto)biográficas. Integra a diretoria da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) como secretária e representa o estado Roraima no Fórum Latinoamericano de Educação Musical (Fladem).

Citas

ALMEIDA, Jéssica de. Biografia músico-educativa: produção de sentidos em meio à teia da vida. 2019. 368 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/15690. Acesso em: 17 maio 2023.

ALMEIDA, Jéssica de. Biografias músico-educativas de licenciandos em música: histórias de vida e seus processos formativos na graduação. Revista da ABEM, Londrina, v. 29, p. 178-198, 2021a. Disponível em: http://doi.org/10.33054/ABEM20212910. Acesso em: 17 maio 2023.

ALMEIDA, Jéssica de. Formação e experiência: biografia músico-educativa como procedimento de pesquisa e formação. Revista Teias, [s. l.], v. 22, n. 64, p. 102-115. 2021b. Disponível em: https://doi.org/10.12957/teias.2021.48697. Acesso em: 18 maio 2023.

ALMEIDA, Jéssica de. Perspectivas da pesquisa (auto)biográfica para a educação musical: um exercício metanarrativo. Revista Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 12 - 24, abr. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0103. Acesso em: 18 maio 2023.

ALMEIDA, Jéssica de; LOURO, Ana Lúcia. Biografia músico-educativa: aspectos teóricos e metodológicos. Revista da ABEM, Londrina, v. 27, n. 42, p. 94-112, jan./jun., 2019. Disponível em: https://doi.org/10.33054/ABEM2019a4205. Acesso em: 23 mai. 2023.

ALEXIA. Entrevista narrativa coletiva. [Entrevista cedida a]: Pâmela Barroso de Araújo Cruz. [Entrevista não publicada], Boa vista, UFRR, 2021.

APPLE, Michael W. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Currículo, cultura e sociedade. Tradução de Maria Aparecida Baptista. 7. ed. São Paulo, Cortez, 2002, p. 39-91.

ARAÚJO, Eli de Matos. Interculturalidade no curso de Licenciatura em Música da UFRR: currículo e prática pedagógica de seus acadêmicos-docentes. 2021. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2021.

ARAUJO, Eli de Matos; ALMEIDA, Jéssica. A (in)visibilidade da interculturalidade em um Curso de Licenciatura em Música. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, UFSM/RS, v. 15, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/66845. Acesso em: 25 maio 2023.

ARROYO, Margarete. Educação Musical na contemporaneidade. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA DA UFG, 2., 2002, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2002, p. 18-29. Disponível em: http://www.musicaeeducacao.ufc.br/Para%20o%20site/Revistas%20e%20peri%C3%B3dicos/Educa%C3%A7%C3%A3o%20Musical/Ed%20Mus%20contemporaneidade%20Arroyo.pdf. Acesso em: 23 mai. 2023.

BATISTA, Leonardo Moraes et al. Pesquisa Etnomusicológica e Contemporaneidade: abordagens e perspectivas outras. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, 6., 2020, Online, Anais [...]. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2020, p. 418-130. Disponível em: http://seer.unirio.br/index.php/simpom/article/view/10678. Acesso em: 18 maio 2023.

BATISTA, Leonardo Moraes. Educação Antirracista e Educação Musical: interações e perspectivas para a Educação Básica. Revista Interlúdio, Londrina, v. 6, n. 10, p. 54-74, 2018. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1955. Acesso em: 29 maio 2023.

BOWMAN, Wayne D. “Why Narrative? Why Now?”. Research Studies in Music Education, [s. l.], v. 27, n. 1, p. 5-20, jun. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1321103X060270010101. Acesso em: 18 maio 2023.

BOWMAN, Wayne. The social and ethical significance of music and music education. Revista da ABEM, Londrina, v. 26, n. 40, p. 167-175, jan./jun. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.33054/ABEM2018a4010. Acesso em: 18 maio 2023.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Sobre o conceito de formação na abordagem (auto)biográfica. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 157-164, maio/ago. 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8700/6352. Acesso em: 18 maio 2023.

CONTIERO, Lucinéia. Narrativas memorialísticas de formação docente: do particular ao coletivo. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 4., 2018, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: Editora Realize, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/edicao/detalhes/anais-iv-conedu. Acesso em: 23 maio 2023.

COSTA, Rodrigo Heringer. Notas sobre a educação formal, não-formal e informal. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, 3., 2014, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro: SIMPOM, 2014. Disponível em: http://seer.unirio.br/index.php/simpom/article/view/4578. Acesso em: 23 maio 2023.

CRUZ, Pâmela Barroso de Araújo; ALMEIDA, Jéssica. A pesquisa (auto)biográfica no Brasil e suas interfaces com a educação musical: um estudo inicial. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 25., 2021, [s. l.]. Anais [...]. [Florianópolis]: ABEM, 2021. Disponível em: https://www.abem-submissoes.com.br/index.php/xxvcongresso/2021/paper/view/801. Acesso em: 23 maio 2023.

CUNHA, Maria Isabel da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 609-626, jan. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000014. Acesso em: 23 maio 2023.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emilio. Pesquisas de histórias de vida na formação docente: vantagens, dilemas, paradoxos e tensões. In: BRITO, Vera Lúcia Ferreira Alves de. Professores: identidade, profissionalização e formação. 8. ed. Belo Horizonte: Argumentum, 2009, p. 241-252.

DOMINICÉ, Pierre. A epistemologia da formação ou como pensar a formação. In: MACEDO, Roberto Sidnei. Currículos e processos formativos: experiências, saberes e culturas. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 19-38. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16737. Acesso em: 23 maio 2023.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GOMES, Celso Henrique Souza. Educação musical na família: as lógicas do invisível. 2009. 214 f. Tese (Doutorado em Música) - Curso de Pós-graduação em Música, Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/15575. Acesso em: 23 maio 2023.

GREEN, Anne-Marie. Les comportements musicaux des adolescentes. Inharmoniques: musiques, identités, [s. l.], v. 2, p. 88-102, maio 1987. Disponível em: http://articles.ircam.fr/textes/Green87a/index.html. Acesso em: 23 maio 2023.

GREEN, Lucy. How popular musicians learn: a way ahead for music education. London: Ashgate Publishing, 2002.

GREEN, Lucy. Ensino da música popular em si, para si mesma e para “outra” música: uma pesquisa atual em sala de aula. Revista da ABEM, Londrina, v. 20, n. 28, p. 61-80, dez. 2012. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/104. Acesso em: 23 maio 2023.

HONÓRIO FILHO, Wolney. Velhas histórias coladas à pele: a importância das histórias de vida na formação do professor. Educação, v. 34, n. 2, p. 189-197, maio/ago. 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8704. Acesso em: 23 maio 2023.

JOANA. Entrevista narrativa coletiva. [Entrevista cedida a]: Pâmela Barroso de Araújo Cruz. [Entrevista não publicada], Boa vista, UFRR, 2021.

JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito... Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias. O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: Editora da UFRN, 2010. p. 61-79.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.226. Acesso em: 23 maio 2023.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GOMÉZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007, p. 127-167.

MARIA. Entrevista narrativa coletiva. [Entrevista cedida a]: Pâmela Barroso de Araújo Cruz. [Entrevista não publicada], Boa vista, UFRR, 2021.

MOTTA, Thais da Costa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisaformação: uma opção teórico-metodológica de abordagem narrativa (auto)biográfica. Artes de dizerfazerdizer os saberes da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 4, n. 12, p. 1034-1049, set./dez. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1034-1049 . Acesso em: 23 maio 2023.

NAIELY. Entrevista narrativa coletiva. [Entrevista cedida a]: Pâmela Barroso de Araújo Cruz. [Entrevista não publicada], Boa vista, UFRR, 2021.

NOVO, José Alessando Dantas Dias. Educação musical no espaço religioso: um estudo sobre a formação musical na Primeira Igreja Presbiteriana de João Pessoa - Paraíba. 2015. 147 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8422. Acesso em: 23 maio 2023.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A pesquisa (auto)biográfica: por uma hermenêutica descolonizadora. Coisas do gênero, São Leopoldo, v. 2, n. 2, p. 302- 314, ago./dez. 2016. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/genero/article/view/457. Acesso em: 23 maio 2023.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Enfoques narrativos en la investigación educativa brasileña. Revista Paradigma, v. 41, p. 57-79, jun. 2020. Disponível em: http://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2020.p57-79.id929. Acesso em: 23 maio 2023.

PENNA, Maura. Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical. Revista da ABEM, Londrina, v. 15, n. 16, p. 49-56, mar. 2007. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/291. Acesso em: 23 maio 2023.

PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. Revista da ABEM, Londrina, v. 22, n.32, p. 90-103, jul. 2014. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/464. Acesso em: 23 maio 2023.

PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Possibilidades e desafios em música e na formação musical: a proposta de um giro decolonial. Interlúdio, v. 6, n. 10, p. 10-22, dez. 2018. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1944. Acesso em: 23 maio 2023.

PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Ensino superior em Música, colonialidade e currículos. Revista Brasileira de Educação, v. 25, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782020250054. Acesso em: 23 maio 2023.

PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida: entre hetero e a ecoformação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988. p. 65-77

PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida. CETRANS - Centro de Educação Transdisciplinar, Porto Alegre, v. 1, n. 12, p. 1-9, nov. 1995. Disponível em: http://cetrans.com.br/assets/textos/a-autoformacao-no-decurso-da-vida.pdf. Acesso em: 23 maio 2023.

PODESTÁ, Natan Tejada de; BERG, Silvia Maria Pires Cabrera. Educação formal, não-formal e informal: em busca de novos modelos. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 28., 2018, Manaus. Anais [...]. Manaus: ANPPOM, 2018. p. 1-8. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2018/5356/public/5356-18159-1-PB.pdf. Acesso em: 23 maio 2023.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Cânones da educação superior em música no Brasil e faces da colonialidade no século XXI. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 24., 2019, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande: ABEM, 2019. p. 1-17. Disponível em: https://www.abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/view/137/165. Acesso em: 23 maio 2023.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões. Revista da ABEM, Londrina, v. 25, n. 39, p. 132-159, jul./dez. 2017. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/726. Acesso em: 23 maio 2023.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad y Modernidad/Racionalidad. Perú Indígena, v. 13, n. 29, p. 11-20, 1992. Disponível em: https://www.lavaca.org/wp-content/uploads/2016/04/quijano.pdf. Acesso em: 23 maio 2023.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 84-130.

RECK, André Müller. Práticas musicais cotidianas na cultura gospel: um estudo de caso no Ministério de Louvor Somos Igreja. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) ‒ Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6976. Acesso em: 23 maio 2023.

SARA. Entrevista narrativa coletiva. [Entrevista cedida a]: Pâmela Barroso de Araújo Cruz. [Entrevista não publicada], Boa vista, UFRR, 2021.

SOUZA, Jusamara. Educação musical e práticas sociais. Revista da ABEM, Londrina, v. 10, n. 10, p. 7-11, mar. 2004. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/356. Acesso em: 23 maio 2023.

TORRES, Maria Cecília de Araújo Rodrigues. Identidade musicais de alunas de pedagogia: músicas, memória e mídia. 2003. 176 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/4287. Acesso em: 23 maio 2023.

WILLE, Regiana Blank. Educação musical formal, não formal ou informal: um estudo sobre processos de ensino e aprendizagem musical de adolescentes. Revista da ABEM, Londrina, v. 13, n. 13, p. 39-48, set. 2005. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/323. Acesso em: 23 maio 2023.

Publicado

2023-06-17

Cómo citar

CRUZ, Pâmela Barroso de Araújo; ALMEIDA, Jéssica de. Traços de colonialidade em narrativas de licenciandas em Música: abordagens (auto)biográficas como ponte entre experiências de vida e formação. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0201, 2023. DOI: 10.5965/2525530408012023e0201. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/22991. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.