O ENSINO DA DANÇA NA ESCOLA: Possíveis espaços para sua Prática
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092515152016128Palabras clave:
arte-ensino , corpo , dançaResumen
O presente texto versa sobre o ensino da dança na escola, sua presença, sua ausência, conceitos filosóficos que permeiam a prática. Para tanto analisaremos a influência do espaço escolar na formação corporal do indivíduo e as relações estabelecidas entre esse corpo e o espaço. Para tanto parte-se da pesquisa-participante no qual o pesquisador através de eixos permeadores analisou sua prática docente, por meio de grupo focal, atividades práticas, análises estéticas, discutindo com os alunos as possibilidades de movimento e relação do corpo com o espaço da dança na escola.
Descargas
Citas
ANDRADE, C. D. de. Eu: etiqueta. In: Eu, Etiqueta. Corpo. Rio de Janeiro: Record, 1984.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
CARLINI-Cotrin, B. Potencialidades da técnica qualitativa grupo focal em investigação sobre o abuso de substâncias. Rev Saúde Pública, v. 30, n. 3, p. 285-293, 1996.
GREINER, Christine. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares – 3a edição, são Paulo: Annablume, 2008.
MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003.
MILLER, Jussara. A escuta do corpo: Sistematização da Técnica Klauss Vianna – São Paulo: Summus, 2007.
MUNIZ. Zilá. Improvisação como processo de composição na dança contemporânea. 2004. Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Arte. Curitiba SEED-PR, 2008.
PINTO, Rubia-Mar Nunes. A Educação do corpo e o processo civiliza- tório: A formação de estatuas pensante. In Revista Conexões, v. 2, n. 2, 2004.
STRAZZACAPPA, Márcia. Dança: um outro aspecto da/na formação estética dos indivíduos//UNICAMP. In: 30º REUNIÃO ANUAL DA ANPED, Minas Gerais, 2007.
STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: A dança na escola. In Cadernos Cedes. v. 21, n. 53. Campinas, abr. 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.