A INTERDISCIPLINARIDADE EM ARTE – DESAFIOS EM SALA DE AULA

Autores

  • Felipe Rodrigo Caldas Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Denise Cristina Holzer
  • Janice Aparecida Popi

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092517172017160

Palavras-chave:

arte , ensino , interdisciplinaridade

Resumo

A nova visão de um trabalho diferenciado na disciplina de Arte com a inclusão de novas atividades e a busca pela interdisciplinaridade nas aulas é um dos objetivos da disciplina na escola. A proposta de trabalhar a disciplina de Arte considerando a interdisciplinaridade requer mudanças conceituais e um trabalho diferenciado com os alunos. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo discorrer sobre os desafios de trabalhar a Arte de modo interdisciplinar, relacionando saberes sem deixar de lado as especificidades de cada área do currículo escolar. O objetivo da pesquisa foi apresentar a importância de um trabalho contextualizado e diferenciado na disciplina de Arte com o trabalho interdisciplinar trazendo para sala de aula atividades como leitura de imagens, músicas, textos, obras de arte, entre outros. A pesquisa está fundamentada na pesquisa bibliográfica trazendo autores, que trabalham a disciplina de Arte e a proposta da interdisciplinaridade na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Girogio. O que é contemporâneo. In: O que é contemporâneo? e outros ensaios. / Giorgio Agamben; [Tradutor Vinicius Nicastro Honesko].

– Chapecó, SC; Argos, 2009.

ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. São Paulo: Nova Versão, 2002.

BAMONTE, Joedy Luciana Barros Marins. A interdisciplinaridade na arte em período de globalização: as instalações de Ann Hamilton. 16, Florianópolis, SC. Anais. Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas. Dinâmicas Epistemológicas em Artes Visuais. Florianópolis, Setembro 24 a 28, 2007, p. 226-235.

BARBOSA, Ana Mae (org). Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2003.

BARBOSA, Ana Mae. Arte, educação e cultura. Revista 7. Disponível em: http://dc.itamaraty.gov.br/imagens-e-textos/revista7-mat5.pdf. Acesso em 08 jul 2015.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília: Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental, 2001.

COLI, Jorge. O que é Arte. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinares: definição, projeto, pesquisa. In: Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1993.

FERREIRA, Sandra Lucia. Introduzindo a noção de interdisciplinaridade. In: Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1993

MARTINO, Luiz C.; BOAVENTURA, Katrine Tokarski. O Mito da Interdisciplinaridade: história e institucionalização de uma ideologia. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação. v. 16, n.1. Brasília: E-Compós, 2013.

NUNES, Sandra Conceição; OLIVEIRA, Sandra Regina Ramalho. Tudo a ver: questões interdisciplinares. Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. Florianópolis: UDESC, 2010.

OLIVEIRA, Sandra Regina Ramalho; NUNES, Sandra Conceição. A complexa busca pela transdisciplinaridade no ensino de Arte. 18,

Salvador, BA. Anais. Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Transversalidades nas Artes Visuais. Salvador, Setembro 21-26, 2009. p. 3830-3842.

OSTROWER, Fayga. Processos de Criação. Petrópolis: Vozes, 2003.

PILLAR, Analice Dutra (org.). A Educação do Olhar: no ensino de artes. Porto Alegre: Mediação, 2001.

RIZOLLI, Marcos. Estudos sobre Arte e Interdisciplinaridade. 16, Florianópolis, SC. Anais. Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas. Dinâmicas Epistemológicas em Artes Visuais. Florianópolis, Setembro 24 a 28, 2007, p. 914-924.

STABILE, Rosa Maria. A expressão artística na pré-escola. São Paulo: FTD, 1989.

UJIIE, Nájela Tavares. Teoria e Metodologia do Ensino da Arte. Guarapuava: UNICENTRO, 2013.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

CALDAS, Felipe Rodrigo; HOLZER, Denise Cristina; POPI, Janice Aparecida. A INTERDISCIPLINARIDADE EM ARTE – DESAFIOS EM SALA DE AULA. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 160–171, 2017. DOI: 10.5965/2358092517172017160. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/9839. Acesso em: 23 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)