Música, cultura negra e formação de professores: refletindo sobre as leis 11.769/2008 E 10.639/2003

Autores/as

  • Renan Santiago PPGE - UFRJ
  • Ana Ivenicki PPGE - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092514142015028

Palabras clave:

ensino de música , formação de professores , multiculturalismo

Resumen

Este trabalho apresenta três objetivos principais: 1) Mostrar como as Leis 11.769/2008 e a Lei 10.639/2003 estão concatenadas e, por tal razão, devem ser pensadas em conjunto; 2) Apontar os espaços em que a cultura negra tem tido no currículo da formação de professores de Música e 3) Analisar esses espaços, auxiliando assim nas reflexões sobre como a cultura e a música negra devem estar presentes nos currículos das Licenciaturas em Música, a fim de que estas formem professores competentes para trabalhar também com a cultura e musicalidade negra. Para tal, este trabalho analisou as grades curriculares das principais instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Música na cidade do Rio de Janeiro, e concluiu que se faz necessário um repensar das Licenciaturas em Música, numa perspectiva multicultural, que buscará descontruir as hierarquias culturais geradas pela colonização, promovendo uma igualdade nos saberes e a desmarginalização da identidade cultural negra.

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Biografía del autor/a

Renan Santiago, PPGE - UFRJ

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É licenciado em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário, e graduando em Pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem interesse na área de Educação Musical, com foco nos seguintes temas: currículo da

Ana Ivenicki, PPGE - UFRJ

Doutora em Educação pela Universidade de Glasgow. Professora adjunta na Faculdade de Educação e no Programam de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2015-12-16

Cómo citar

SANTIAGO, Renan; IVENICKI, Ana. Música, cultura negra e formação de professores: refletindo sobre as leis 11.769/2008 E 10.639/2003. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 28–44, 2015. DOI: 10.5965/2358092514142015028. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/6348. Acesso em: 20 dic. 2024.