World Music Pedagogy: a apresentação de uma abordagem multicultural de educação musical

Autores

  • Renan Santiago PPGE - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5965/23589252812024e03511

Palavras-chave:

Multiculturalismo, World Music Pedagogy, Educação Musical

Resumo

O presente artigo focaliza a proposta de ensino multicultural de Música conhecida como world music pedagogy ou simplesmente world music, apresentando sua filosofia e sua história, bem como algumas das suas possibilidades e limitações para o contexto brasileiro, por meio de uma análise crítica. Para tal, foi procedida uma análise documental (SOUZA; GIACOMONI, 2021) em diferentes documentos que auxiliam no processo de entender o contexto histórico do desenvolvimento da world music pedagogy. Após isso, foi feita uma revisão bibliográfica (RANDOLPH, 2007) de artigos publicados em periódicos classificados nos estratos superiores da avaliação da CAPES, entre 2000 e 2020 que têm a world music pedagogy como referencial teórico ou foco central, o que possibilitou em uma visão geral do embasamento filosófico e metodológico dessa abordagem, que carece de um aprofundamento maior no contexto brasileiro.  

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Biografia do Autor

Renan Santiago, PPGE - UFRJ

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É licenciado em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário, e graduando em Pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem interesse na área de Educação Musical, com foco nos seguintes temas: currículo da disciplina de Música, multiculturalismo na educação musical e formação de professores de Música para a educação básica.

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

SANTIAGO, Renan. World Music Pedagogy: a apresentação de uma abordagem multicultural de educação musical. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 28, n. 01, 2024. DOI: 10.5965/23589252812024e03511. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/23511. Acesso em: 20 dez. 2024.