Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? Perguntemos a elas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/23580925242020029

Palabras clave:

estudos da infância, Covid-19, metodologias de pesquisa com crianças, pedagogia do teatro, marcadores sociais da diferença

Resumen

Este artigo é sobre perguntas: sobre como e o que perguntar às crianças, em uma situação de pandemia, e sobre as respostas-perguntas que elas deram aos nossos questionamentos. Descrevo inicialmente o processo de elaboração compartilhada, entre adultos e crianças, de um questionário direcionado a crianças de 06 a 12 anos de idade que vivenciaram o isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. No processo de análise das respostas constatei que algumas foram dadas em forma de pergunta. A pergunta aparece como desafio, como dúvida, como reflexão das crianças em relação às categorias, demandas e percepções que nós, adultos-pesquisadores frequentemente projetamos em nossas pesquisas. Problematizar a relação criança-adulto na realização de pesquisas na confluência entre o teatro e a antropologia e valorizar o papel da pergunta neste processo é o objetivo deste artigo.

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Biografía del autor/a

Luciana Hartmann, Universidade de Brasília

Professora Associada do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Antropóloga e contadora de histórias. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Cnpq - nível 2.

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Publicado

2020-12-22

Cómo citar

HARTMANN, Luciana. Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? Perguntemos a elas. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 29–52, 2020. DOI: 10.5965/23580925242020029. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/18827. Acesso em: 23 nov. 2024.