EDUCAÇÃO ARTÍSTICA VERSUS EDUCAÇÃO ESTÉTICA NO ENSINO DO TEATRO?
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092517172017086Palabras clave:
pedagogia do teatro , educação artística , educação estéticaResumen
Neste artigo, tentamos expor diferentes formas de ensino/aprendizagem do teatro, abordagens que contornam não apenas seu ensino no âmbito do fazer, das práticas de exercícios do aluno/ator, mas, sobretudo, das práticas de fruição do teatro em sala de aula. Essas não se dão apenas em aspectos ligados à realização de jogos e em montagem de espetáculos no âmbito escolar. O aluno aprende teatro também por outros vieses e através de outros elementos da cena, como a indumentária, os cenários, a iluminação, o texto. Assim, apresentaremos, no decorrer deste texto, possíveis abordagens na Pedagogia do Teatro, que tentam lidar com a aprendizagem da cena a partir de uma visão mais ampla.Descargas
Citas
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2010.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 165-196.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 13.278. Brasília: 2016.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.
FERRAZ, Maria Heloísa C. de T.; FUSARI, Maria F. de Rezende e. Arte na Educação Escolar. São Paulo: Cortez, 2010.
HORNBROOK, David. Education in drama. London: The Farmer Press, 1991.
REIS, Luíz. E aí, girou? Uma Experiência em Pedagogia do Teatro Inspirada pelo Brinquedo Popular do Pião. Rascunhos Uberlândia, Minas Gerais, v. 1, n. 2, p. 169-180, jul./dez. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Revista NUPEART
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.