Ensino de cinema

relatos de uma pesquisa participante

Autores

  • Diogo José de Moraes Lopes Barbosa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092525252021067

Palavras-chave:

Cinema e Educação, Contexto Escolar, Pedagogia da Criação

Resumo

Nesta pesquisa, investigamos as possibilidades de ensino do cinema no ambiente escolar, sobretudo, em uma perspectiva do fazer, da experiência da criação por parte dos próprios alunos. Para isto, utilizamos o conceito da pedagogia da criação, termo proposto por Alain Bergala (2008), estudioso do ensino do cinema em escolas. Aplicamos as teorias abordadas em um curso oferecido a estudantes da rede pública no Recife. Ele teve um caráter prático, onde os alunos tiveram a oportunidade de produzir seus próprios filmes. Os resultados obtidos nessa experiência, ao mesmo tempo em que nos mostraram possibilidades interessantes e enriquecedoras, nos alertaram para alguns problemas existentes na implantação de projetos diferenciados no ambiente escolar. Apesar disso, concluímos que é possível e necessário ensinarmos cinema na escola, sobretudo, a partir de uma pedagogia galgada na criação, na experimentação, na realização de projetos audiovisuais por parte dos alunos.

Biografia do Autor

Diogo José de Moraes Lopes Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Artes pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Estudos Cinematográficos pela Universidade Católica de Pernambuco. Possui graduação em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua como professor de Artes nas linguagens do teatro, das artes visuais e do cinema no âmbito da educação formal e não formal, em instituições públicas e privadas. Realiza pesquisas nas seguintes áreas: Pedagogia do Teatro, Cinema e Educação, Ensino de Arte, Arte e Tecnologia e Arte e Comunicação.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. (Org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2010.

BERGALA, Alain. A hipótese-cinema. Rio de Janeiro: Booklink; CINEAD-LISE-FE/UFRJ, 2008.

BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 1980.

CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2013.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo, SP: Atlas, 2012.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

BARBOSA, D. J. de M. L. Ensino de cinema: relatos de uma pesquisa participante. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 25, n. 25, p. 67-89, 2021. DOI: 10.5965/2358092525252021067. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/19646. Acesso em: 2 dez. 2021.