A formação do professor de música e o estágio

Autores

  • Melita Bona

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092511112013014

Palavras-chave:

ensino de música , estágio , pesquisa

Resumo

Neste artigo apresentam-se os resultados da trajetória do Estágio Obrigatório em Música realizado por uma turma de alunos do Curso de Música da Universidade Regional de Blumenau, FURB. Compreende-se o estágio como um processo, no qual os conhecimentos e as competências adquiridas durante o curso sejam transformados em ações pedagógicas. Nesta pesquisa, aponta-se para as atividades de estágio como possibilidade de inserção do aluno à pesquisa científica. Os dados correspondem às quatro fases do estágio desenvolvidas nos semestres letivos de 2008 e 2009, compreendendo a observação e a prática do ensino de Música na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Analisam-se os relatórios obtidos ao final de cada uma das fases, no sentido de verificar se os acadêmicos deram continuidade às questões de pesquisa apresentadas no início do processo. Os resultados indicam que, na maioria dos trabalhos, o foco de pesquisa permaneceu e o caráter investigativo do estágio corroborou para práticas educativas mais elaboradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASTIAN, Hans G. A pesquisa (empírica) na educação musical à luz do pragmatismo. In: Em Pauta. Revista do Curso de Pós Graduação Mestrado em Música; UFRGS, v.11, n.16/17 – abr/nov 2000, p. 77-106.

BELLOCHIO, Claudia R.; BUCHMANN, Letícia T. O Estágio Supervisionado em Música: Um estudo na UFSM. In: Encontro Regional da ABEM Sul, 10, 2007, Blumenau, Anais..., Blumenau: ABEM 2007, p. 229-235, CD-ROM.

BONA, Melita. O estágio supervisionado em música na perspectiva da iniciação à pesquisa. In: Congresso Nacional da ABEM, 18, 2009, Anais... , Londrina: ABEM, 2009, CD-ROM.

BONA, Melita. Estágio supervisionado e a formação do professor pesquisador. In: Encontro Regional da ABEM Sul, 13, 2010, Anais... , Porto Alegre: Editora Universitária Metodista IPA, 2010.

BONA, Melita. Música na Escola: reflexões sobre a prática musical na sala de aula. In: III Simpósio Catarinense de Educação Musical, 2011, Anais... , Jaraguá do Sul: VI FEMUSC- Festival de Música de Santa Catarina, 2011.

FAZENDA, Ivani C. A. O papel do estágio nos cursos de formação de professores. In: FAZENDA, Ivani C. A. et al. PICONEZ, Stela C. B. (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus, 1991, p. 53-62.

FURB – Universidade Regional de Blumenau. Resolução N˚ 92/2004: Aprovação do Regulamento do Estágio Curricular Obrigatório dos Cursos de Licenciatura da Universidade Regional de Blumenau, na forma de anexo. 16 dez 2004, folha 3.

MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara. (Org.) Práticas de ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação espaços e formação. Porto Alegre: Sulina, 2006.

MATEIRO, Teresa. A prática de ensino na formação dos professores de música: aspectos da legislação brasileira. In: MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara. (Org.) Práticas de ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação espaços e formação. Porto Alegre: Sulina, 2006, p. 15-27.

MATEIRO, Teresa; TÉO, Marcelo. Os relatórios de estágio dos alunos de música como instrumento de análise dos processos de planejamento. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 9, set 2003, p. 89-95.

MONDINI, Suelen J. H.; SILVEIR A, Jurian G. S. A influência da mídia e de fatores externos nas preferências musicais do adolescente. In: Encontro Regional da ABEM Sul, 13, 2010, Anais... , Porto Alegre: Editora Universitária Metodista IPA, 2010.

MOTA, Graça. Pesquisa e formação em educação musical. In: Revista da ABEM, n. 8, Porto Alegre: Associação Brasileira de Educação Musical, mar 2003, p. 11-16.

PIMENTA, Selma G. O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SANTOS, Regina M. S. A pesquisa no ensino da Música. In: Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical / 5º Simpósio Paranaense de Educação Musical. Londrina: ABEM, 1996, p. 145-169.

SOARES, José. Estágio Supervisionado: experiências de 11 alunos do curso de licenciatura em música da Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis. In: Encontro Nacional da ABEM, 17, 2008, São Paulo, Anais... , São Paulo: ABEM 2008, CD-ROM.

SOUZA, Jusamara. Pesquisa e Formação em Educação Musical. In: Revista da ABEM, n. 8, Porto Alegre: Associação Brasileira de Educação Musical, mar 2003, p. 7-10.

Downloads

Publicado

2014-11-17

Como Citar

BONA, Melita. A formação do professor de música e o estágio. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 14–33, 2014. DOI: 10.5965/2358092511112013014. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/5722. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos