Silêncio como gesto em 4′33″, de John Cage

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DOI:

https://doi.org/10.5965/23589252812024e05338

Palavras-chave:

Gesto, Silêncio, John Cage

Resumo

Este artigo objetiva compreender o silêncio enquanto gesto na obra musical 4′33″, composta por John Cage (1952). Tomaram-se referenciais teóricos advindos de Galard (2008) e de Flusser (2014) para uma compreensão relevante do conceito de gesto, que visaram a culminar na acepção do filósofo contemporâneo Agamben (2018). Observou-se a discussão musical por meio de Durão (2005) e Zagonel (2007), além de referenciais técnicos pertinentesà compreensão da temática. A metodologia empreendida, em adição à revisão bibliográfica, ocupou-se da abordagem qualitativa, que permitiu a apreciação do gesto, caracterizando-o como um ato ou (im)postura, desviante do cotidiano, que possui, ao mesmo tempo, dimensões estéticas e políticas. Concluiu-se que 4′33″ trata de um gesto contra uma escuta passiva, cooptada pelas lógicas contextualizadas no âmbito de uma cultura imediatista e previsível, haja vista a obra musical mesma perfazer a sugestão de ressignificação e de compreensão do silêncio, promovendo uma escuta ativa e reflexiva.

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Biografia do Autor

Marilza Vanessa Rosa Suanno, Universidade Federal de Goiás

Pós-doutorado pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília UCB (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona UB (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás (2006) revalidação do Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidad de La Habana UH (2003). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás UFG (1994). Professora efetiva da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás UFG. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FE/UFG. Líder do DIDAKTIKÉ Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7805627761585698 - DGP/CNPq. Membro da Diretoria do Centro de Estudos e Pesquisas em Didática - CEPED. Vice-presidente da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ANDIPE (2023-). Representante da Região Centro-Oeste da ANDIPE (2021-2022). Membro da Diretoria da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC (Acordo de Cooperação Internacional com 17 instituições) 2012-atual. Presidente RIEC Brasil (2022-). Membro do Núcleo de Formação de Professores da Faculdade de Educação FE/UFG. Membro da Asociación de Escuelas Creativas ADEC (Barcelona/ES). Membro dos Grupos de Pesquisa: a) Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade Ecotransd/UCB; b) Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras UFT. Atua com as temáticas: Educação, Formação de Professores, Didática, Estágio curricular supervisionado, Complexidade, Transdisciplinaridade.

Apolo de Souza Sá, PPGE/FE/UFG

Licenciado em Música pelo Instituto Federal de Goiás. Atualmente pós-graduando no mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade federal de Goiás (FE/UFG). Bolsista Capes.

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

MENDONCA, RITA; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SOUZA SÁ, Apolo de. Silêncio como gesto em 4′33″, de John Cage. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 28, n. 01, 2024. DOI: 10.5965/23589252812024e05338. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/25338. Acesso em: 19 nov. 2024.