Neon Bull: fashion as metaphor of the contemporary andsensitive experience

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x12252019209

Keywords:

contemporary, sensitive, fashion

Abstract

Based on the Brazilian feature film Neon Bull (2015), directed by GabrielMascaro, the present article aims to understand the dimensions of the identity of thecontemporary subject, through the character Iremar. Thus, a discussion is openedbetween the contemporary, the sensitive and the fashion, under the interpretations ofthe authors Giorgio Agamben and Emanuele Coccia. The result of theresearchcomes from the concepts and the microanalysis of four scenes examined throughthe methodology of filmic analysis of the image, according to Jacques Aumont andMichel Marie. It was possible to verify that the narrative of the work in analysis in thereferring one to the contemporary world, the sensations and ruptures of stereotypesand paradigms.

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Author Biographies

Suellen Cristina Vieira, Universidade do Sul de Santa Catarina

Docente no curso de Design de Moda da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, mestranda em Ciências da Linguagem, pós-graduada em MBA Gestão de Negócios e graduada em Design de Moda, atua na área de criação e desenvolvimento de produtos de moda, projeto de coleção, empreendedorismo de moda, mídias digitais e marketing desde 2009. 

Alexandre Link Vargas, Universidade do Sul de Santa Catarina

Experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, Audiovisual e Histórias em Quadrinhos, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias da Imagem, Crítica Cultural, Filosofia da Arte, Estética, Roteiro, Direção e Montagem de cinema e artes visuais. Graduou-se em 2004 pelo curso de Comunicação Social - Cinema e Vídeo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).Ingressou em 2005 no Mestrado em Ciências da Linguagem - também na Unisul -, concluindo em 2007, com a dissertação "A morte do homem no morcego". Em 2010, ingressou no Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), concluindo em 2015 com a tese "A invenção dos quadrinhos: teoria e crítica da sarjeta". Foi professor dos cursos de Publicidade e Propaganda e Fotografia da Facvest - Faculdades Integradas de Lages -, do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio de Sá - SC, do curso de Jornalismo da SATC (onde também orientou estética, roteiro, direção e montagem de documentários e grandes reportagens), do curso de Cinema da UFSC (na área de linguagem e roteiro cinematográfico) e da Especialização em Teoria e História da Arte da Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense (na área de estética e filosofia) . Atualmente é professor dos cursos de Cinema e Audiovisual, Publicidade e Propaganda e Letras (nas áreas de roteiro, narrativa, dramaturgia, transmídia e teoria da arte) e do PPGCL - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, todos da Unisul. Alexandre é sócio da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual) e integrante dos grupos de pesquisa "Artecnologia e Experiência" e "Linguagem, estética e processos culturais" (GRUPEC). Destaque também para o trabalho de cineasta nos curtas-metragens OCULTO (2003), RELIGARE (2005) e DEUSES DE MENTIRA (2009), e o site sobre histórias em quadrinhos, QUADRINHOS NA SARJETA (2011-atual).

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Published

2019-07-01

How to Cite

VIEIRA, Suellen Cristina; VARGAS, Alexandre Link. Neon Bull: fashion as metaphor of the contemporary andsensitive experience. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 12, n. 25, p. 209–269, 2019. DOI: 10.5965/1982615x12252019209. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/14264. Acesso em: 20 dec. 2024.