Jornalismo de moda: O slow fashion como notícia nos blogs especializados
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x15362022221Palavras-chave:
Consumo de informações midiáticas, Jornalismo especializado, Moda conscienteResumo
O objetivo deste artigo é analisar as notícias publicadas sobre o slow fashion em websites especializados no jornalismo de moda e identificar como o jornalismo especializado de/em moda vem sendo um importante vetor de informação e conscientização ética sobre o consumo responsável nas sociedades ocidentais do século XXI. Para tanto, por meio de pesquisa básica, qualitativa e descritiva, empreendeu-se uma análise de conteúdo comparativa de três blogs especializados em moda: (I) Moda sem crise, (II) Modefica e (III) Stylo urbano, a partir de notícias e reportagens sobre o movimento slow fashion. Os resultados apontaram que, apesar desses websites apresentarem majoritariamente tendências de moda como looks do dia e cartelas de cores ditados por blogueiras, estes se revelam como frutíferos espaços midiáticos para abordagens mais conscientes e alternativas sustentáveis nos conteúdos de moda apresentados.
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