Moda e Biopoder: a nudez nas performances de Vanessa Beecroft
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x17422024e0011Palavras-chave:
moda, nudez, Vanessa BeecroftResumo
O artigo apresenta a discussão sobre moda e biopoder por meio da nudez presente nas performances da artista italiana Vanessa Beecroft para grandes marcas de moda entre 1996 e 2003 via revisão bibliográfica integrativa. Questiona de que maneira a moda se projeta no corpo e excede a matéria e o vestido no contemporâneo. O corpo ocupa papel central dentro das inúmeras representações visuais veiculadas na mídia. Parâmetros classificam e regulam os corpos. Modelos são idealizados e propagados em páginas de revistas, jornais, nas redes sociais etc. Sabe-se que o biopoder regula a vida e isto significa regular as práticas discursivas sobre o corpo. Como resultados, compreende-se que o corpo documenta relações de poder, que o constituem dentro de discursos que o regulam, ora produzindo subjetividades transitórias, ora dessubjetivando o corpo, permeando as práticas disciplinares e os saberes que dão forma e o normatizam.
Downloads
Referências
ALDERSEY-WILLIAMS, Hugh. Anatomias: uma história cultural do corpo humano. São Paulo: Record, 2016.
AGAMBEN, Giorgio. Nudez. Tradução de Davi Pessoa Carneiro. Belo Horizonte: Editora, 2014.
BARNARD, Malcom. Moda e comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
BECCARIA, Marcela. Vanessa Beecroft: Performances 1993-2003. Milão: Skira, 2003.
BEECROFT, Vanessa. Performance. 1998. Disponível em: https://vanessabeecroft.com/performance. Acesso em: 12 jun. 2023.
BOLOGNE, Jean-Claude. História do pudor. Rio de Janeiro: Elfos, 1986.
DALLERY, Arleen. A política escrita do corpo: écriture féminine. In: BORDO, Susan; JAGGAR, Susan R. Gênero, corpo, conhecimento. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1997.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1992.
DELEUZE, Gilles. A dobra: Leibniz e o barroco. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. 6. ed. Campinas: Papirus, 2011.
DERRIDA, Jacques. O animal que logo sou. Tradução de Fábio Landa. São Paulo: Unesp, 2002.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber; tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 22. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2012.
FOUCAULT, Michel. A microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1996.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987.
GOLDBERG. Rose Lee. A arte da performance: do futurismo ao presente. Tradução de Percival Panzoldo de Carvalho. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
MESQUITA, Cristiane. Moda Contemporânea: quatro ou cinco conexões possíveis. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2004.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos ou como filosofar a marteladas. Tradução de Antônio Carlos Braga. 2. ed. São Paulo: Escala, 2008.
NOVELLI, D. A branquidade em Vogue (Paris e Brasil): imagens da violência simbólica no século XXI. 2014. 345 f. Tese (Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123183. Acesso em: 19 fev. 2024.
SABINO, Marco. História da moda. Petrópolis: Havana, 2011.
SIMMEL, Georg. Filosofia da moda e outros escritos. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Texto Grafia, 2008.
SMITH, Roberta. The Very Best of Vanessa Beecroft. New York Times. 2016. Disponível em: https://www.nytimes.com/slideshow/2016/05/19/t-magazine/the-very-best-of-vanessa-beecroft/s/19tmag-beecroft-slide-RATN.html. Acesso em: 10 fev. 2023.
SVENDSEN, Lars. Moda, uma filosofia. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
ZORDAN, Paola Basso Menna Barreto Gomes; HOFFMANN, Ana Cleia Christovam. Movimentos das identidades e subjetividades na produção de modos de vida. E-ISSN 2177-5796. Quaestio – Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, v. 16, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2082. Acesso em: 10 fev. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Cleia Christovam Hoffmann
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.