O vestuário e a moda: e suas principais correntes teóricas.
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x08152015202Palavras-chave:
vestuário, arte, modaResumo
A intenção deste artigo é analisar as mudanças dos trajes ao longo dos séculos e as principais correntes teóricas que norteiam os estudos sobre a indumentária e a moda. Além disso, busca compreender os termos que determinam a área, através de estudo da definição etimológica, como também estuda o vestuário a partir de teorias sociais, culturais e comportamentais.
Downloads
Referências
AVELAR, Suzana. Moda: globalização e novas tecnologias. 2. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2011, Rio de Janeiro: Editora Senac Rio.
BARTHES, Roland.Sistema da Moda. São Paulo. Editora WMF, Martins Fontes, 2009.
BAUDOT, François. A century of fashion. Londres. Thames & Hudson, 2008.
BOUCHER, François. História do vestuário no ocidente: das origens aos nossos dias. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, São Paulo: EDUSP, 2006.
________________. “A juventude é apenas uma palavra”. In: Questões de sociologia.Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
________________. “O costureiro e sua grife, contribuição para uma teoria da magia.” In: A produção de crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. 3. ed. Porto Alegre, RS: Zouk, 2008.
COSTA, Cacilda Teixeira da.Roupa de artista: o vestuário na obra de arte. São Paulo: EdUSP: Impr. Oficial, 2009.
CRANE, Diana. BUENO, Maria Lucia (orgs.). Ensaio sobre moda, arte e globalização cultural. São Paulo: Editora Senac. São Paulo, 2011.DURAND, José Carlos. “Moda, cultura e vida moderna”. In: Moda, luxo e economia. São Paulo: Babel Cultural, 1988.
ENCICLOPÉDIA Einaudi. Portugal: Imprensa Nacional/ Casa da Moeda, 1995. Vol. 32 –Soma / Psique –Corpo.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário da língua portuguesa.3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1993.
________________. Novo dicionário da língua portuguesa.1. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.
LAVER, James. A roupa e a moda: uma história concisa. São Paulo: Cia das Letras, 2008.
LIPOVETSKY, Gilles. “A moda considerada uma das belas-artes. A moda de cem anos”. In: O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas.São Paulo: Cia. das Letras, 1989.
MENDES, Valerie e Amy de La Haye. A moda do século XX. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
MOUTINHO, Maria Rita. A moda no século XX. Rio de Janeiro: Ed. SENAC Nacional, 2000.
NACIF, Maria Cristina Volpi. Obra Consumada; uma abordagem estética da moda feminina no Rio de Janeiro, entre 1932 e 1947. 174 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) -Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1993.
NERY, Marie Louise. A evolução da indumentária: subsídios para criação de figurino. Rio de Janeiro: Ed. SENAC Nacional, 2003.
PIRES, Dorotéia Baduy; MOURA, Mônica (orgs.).“A moda entre a arte e o design”. In: Design de moda olhares diversos.2. ed.Barueri, São Paulo: Estação das Letras, 2010.
SANT’ANNA, Patrícia. Coleção Rhodia: arte e design de moda nos anos sessenta no Brasil. 282 f. Tese (Doutorado em História da Arte) -Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas. São Paulo, 2010.
SIMMEL, Georg. “La Mode”. In: La tragédie de la culture et autres essais. Paris: Editions Rivages, 1998.
______________. De la esencia de la cultura. Buenos Aires: Prometeo, 2008.
______________. Sobre la individualidade y las formas sociales. Quilmes: Universidad Nacional de Quilmes, 2002.
SOUZA, Gilda de Mello e. “A moda como arte”. In: O espírito das roupas, a moda do século dezenove. São Paulo: Cia das Letras, 1987.
SVENDSEN, Lars. Moda –Uma Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
TARDE, Gabriel. A opinião das massas.São Paulo: Martins Fontes, 1992.
VEBLEN, Tornstein. “O vestuário como expressão da cultura pecuniária”. In: A teoria da classe ociosa. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Carolina Morgado Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.