Qualquer coisa que se sinta: incômodo e emoção no desfile Mudshow de Balenciaga
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x17412024231Palavras-chave:
desfile, moda conceitual, moda autoralResumo
Eventos são considerados, por grande parte da literatura, o mais eficiente meio de comunicação para divulgação de marcas e lançamento de produtos e marcas. As marcas comerciais de moda usufruem sobretudo dos desfiles como eventos direcionados a compradores, imprensa e consumidores finais. O presente artigo tem como objetivo analisar os sentimentos, emoções e sensações despertados em um desfile conceitual de moda. Seu mote reside sobre a apresentação intitulada The mud show da marca Balenciaga para a temporada Primavera/Verão 2023 (ocorrida em outubro de 2022 em Paris). Assim, a metodologia que guiou esta pesquisa implicou análise descritiva baseada na triangulação entre o desfile observados, nos dados levantados em publicações jornalísticas legitimadas no campo da moda e no referencial teórico consultado por meio da pesquisa bibliográfica. Pôde-se concluir que o desfile The mud show conseguiu usufruir dos elementos expressivos como escolha de casting, cenografia, sonorização, iluminação e principalmente sua temática para sensibilizar e emocionar o público espectador.
Downloads
Referências
AVELAR, Suzana. Moda, globalização e novas tecnologias. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011.
CAMPOS, Amanda Queiroz. O espaço e o ar: os limites do corpo nas criações de moda do século XX. Dobra[s]. v.10, n.22, nov. 2017. pp.236.241. DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v10i22.647
CICOLINI, Alice. Fashion at the Edge: Spectacle, Modernity and Deathliness by Caroline Evans. Fashion Theory: the Journal of Dress Body & Culture. v.9, n.1, abr. 2005. pp. 113-116. Disponível em: https://doi.org/10.2752/136270405778051464
CIMADEVILA, Antonio Carlos Rabadan. Passarela performática: um caminho de comunicação na moda. Revista Prâksis. Novo Hamburgo. v.20, n.1, jan./jun. 2023, pp. 25-35. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3154/3117>. Acesso em: 31 jul. 2023.
COUTO, Edvaldo Souza. Corpos interditados: notas sobre anatomias depreciadas. In: STREY, Marlene Neves; CABEDA, Sonia T. Lisboa [orgs.]. Corpos e subjetividades em exercício interdisciplinar. Porto Alegre: Ed.PUCRS, 2004. pp.133-148. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=kxKsI5Kb_74C&lpg=PA133&ots=QJxhjjCBMe&dq=desfile%20de%20moda%20sonografia&lr&hl=pt-BR&pg=PP1#v=snippet&q=desfile&f=false
CRUZ, Jorge Luiz Cruz. Desfile, ritual e performance. In: IV Colóquio de Moda, 2008, Novo Hamburgo. Anais eletrônicos [...] Novo Hamburgo: Feevale, 2008. n.p. Disponível em: http://coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202008/37333.pdf. Acesso em: 10 jul.2023.
DAZED DIGITAL. Alexander McQueen’s greatest catwalk moments. s.d. Disponível em: <https://www.dazeddigital.com/fashion/article/29941/1/alexander-mcqueen-s-greatest-catwalk-moments>. Acesso em 02 abr. 2023.
DUGGAN, Ginger Gregg. Moda e performance. In: DUGGAN, Ginger Gregg (ed.). Fashion Theory: A Revista da Moda, Corpo e Cultura n.2. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2002.
EL HENI, Rim. The daring in contemporary fashion. International Journal of Latest Research in Humanities and Social Science (IJLRHSS). v.5, n.1, 2022. pp.05-10. Disponível em <http://www.ijlrhss.com/paper/volume-5-issue-1/2-HSS-1222.pdf>. Acesso em: 27 jul. 2023.
FORTINI, Amanda. A brief history of the fashion show. Slate, 2006. Disponível em: https://slate.com/culture/2006/02/a-brief-history-of-the-fashion-show.html. Acesso em:15 fev.2022.
VOSS - Remembering Alexander McQueen’s S/S 2001 Show. Gatamagazine, s.d. Disponível em: <https://gatamagazine.com/articles/fashion/voss-alexander-mcqueen>. Acesso em: 24 jul.2023.
GRUBER, Crislaine; RECH, Sandra. Intersecções entre Moda e Espetáculo: um estudo acerca do desfile de moda. Modapalavra E-periódico, v.4, p.108-126, 2011. DOI: https://doi.org/10.5965/1982615x04072011108
JOFFILY, Ruth; ANDRADE, Maria de. Produção de moda. Rio de Janeiro, Senac Nacional, 2011.
BALENCIAGA Spring 2023 Ready-To-Wear. Vogue Runway, 2022. Disponível em: <https://www.vogue.com/fashion-shows/spring-2023-ready-to-wear/balenciaga>. Acesso em: 12 jan. 2023.
MADSEN, Anders Christian. 5 Things To Know About Balenciaga’s Snowstorm AW22 Show. British Vogue, 2022. Disponível em: < https://www.vogue.co.uk/fashion/gallery/balenciaga-aw22>. Acesso em: 12 jan. 2023.
NEPOMUCENO, Michel Dias. Construção da marca Balenciaga nas redes sociais: um estudo no Instagram. Monografia de Especialização. Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo, 2019. Disponível em: https://cmc.eca.usp.br/monografias/Michel%20Nepomuceno%20-%20Balenciaga.pdf
RAMOS, Ana Rachel Araújo. Comunicação e gestão de crise no sefmento da moda: o caso Balenciaga 2022. Monografia. Graduação em Publicidade e Propaganda. Goiânia: PUC Goiás, 2023. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/bitstream/123456789/6152/1/COMUNICACAO%20E%20GESTAO%20DE%20CRISE%20NO%20SEGMENTO%20DE%20MODA%20_CASO%20BALENCIAGA.pdf
RONCOLETA, Mariana Rachel. Nas passarelas, o stylist como co-autor. dObra[s]. v.2, n.4, 2008, pp. 91-98. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6277719
RUIZ, José Mário Martinez. Arte e moda conceitual: uma reflexão epistemológica. Revista Cesumar - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas jan./jun.2007, v.12, n.1, p.123-134. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/488/442. Acesso em: 10 jul. 2023.
VILASECA, Estel. Como fazer um desfile de moda. São Paulo: Senac, 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Amanda Queiroz Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.