Qualquer coisa que se sinta: incômodo e emoção no desfile Mudshow de Balenciaga

Autores

  • Amanda Queiroz Campos Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x17412024231

Palavras-chave:

desfile, moda conceitual, moda autoral

Resumo

Eventos são considerados, por grande parte da literatura, o mais eficiente meio de comunicação para divulgação de marcas e lançamento de produtos e marcas. As marcas comerciais de moda usufruem sobretudo dos desfiles como eventos direcionados a compradores, imprensa e consumidores finais. O presente artigo tem como objetivo analisar os sentimentos, emoções e sensações despertados em um desfile conceitual de moda. Seu mote reside sobre a apresentação intitulada The mud show da marca Balenciaga para a temporada Primavera/Verão 2023 (ocorrida em outubro de 2022 em Paris). Assim, a metodologia que guiou esta pesquisa implicou análise descritiva baseada na triangulação entre o desfile observados, nos dados levantados em publicações jornalísticas legitimadas no campo da moda e no referencial teórico consultado por meio da pesquisa bibliográfica. Pôde-se concluir que o desfile The mud show conseguiu usufruir dos elementos expressivos como escolha de casting, cenografia, sonorização, iluminação e principalmente sua temática para sensibilizar e emocionar o público espectador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AVELAR, Suzana. Moda, globalização e novas tecnologias. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011.

CAMPOS, Amanda Queiroz. O espaço e o ar: os limites do corpo nas criações de moda do século XX. Dobra[s]. v.10, n.22, nov. 2017. pp.236.241. DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v10i22.647

CICOLINI, Alice. Fashion at the Edge: Spectacle, Modernity and Deathliness by Caroline Evans. Fashion Theory: the Journal of Dress Body & Culture. v.9, n.1, abr. 2005. pp. 113-116. Disponível em: https://doi.org/10.2752/136270405778051464

CIMADEVILA, Antonio Carlos Rabadan. Passarela performática: um caminho de comunicação na moda. Revista Prâksis. Novo Hamburgo. v.20, n.1, jan./jun. 2023, pp. 25-35. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3154/3117>. Acesso em: 31 jul. 2023.

COUTO, Edvaldo Souza. Corpos interditados: notas sobre anatomias depreciadas. In: STREY, Marlene Neves; CABEDA, Sonia T. Lisboa [orgs.]. Corpos e subjetividades em exercício interdisciplinar. Porto Alegre: Ed.PUCRS, 2004. pp.133-148. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=kxKsI5Kb_74C&lpg=PA133&ots=QJxhjjCBMe&dq=desfile%20de%20moda%20sonografia&lr&hl=pt-BR&pg=PP1#v=snippet&q=desfile&f=false

CRUZ, Jorge Luiz Cruz. Desfile, ritual e performance. In: IV Colóquio de Moda, 2008, Novo Hamburgo. Anais eletrônicos [...] Novo Hamburgo: Feevale, 2008. n.p. Disponível em: http://coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202008/37333.pdf. Acesso em: 10 jul.2023.

DAZED DIGITAL. Alexander McQueen’s greatest catwalk moments. s.d. Disponível em: <https://www.dazeddigital.com/fashion/article/29941/1/alexander-mcqueen-s-greatest-catwalk-moments>. Acesso em 02 abr. 2023.

DUGGAN, Ginger Gregg. Moda e performance. In: DUGGAN, Ginger Gregg (ed.). Fashion Theory: A Revista da Moda, Corpo e Cultura n.2. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2002.

EL HENI, Rim. The daring in contemporary fashion. International Journal of Latest Research in Humanities and Social Science (IJLRHSS). v.5, n.1, 2022. pp.05-10. Disponível em <http://www.ijlrhss.com/paper/volume-5-issue-1/2-HSS-1222.pdf>. Acesso em: 27 jul. 2023.

FORTINI, Amanda. A brief history of the fashion show. Slate, 2006. Disponível em: https://slate.com/culture/2006/02/a-brief-history-of-the-fashion-show.html. Acesso em:15 fev.2022.

VOSS - Remembering Alexander McQueen’s S/S 2001 Show. Gatamagazine, s.d. Disponível em: <https://gatamagazine.com/articles/fashion/voss-alexander-mcqueen>. Acesso em: 24 jul.2023.

GRUBER, Crislaine; RECH, Sandra. Intersecções entre Moda e Espetáculo: um estudo acerca do desfile de moda. Modapalavra E-periódico, v.4, p.108-126, 2011. DOI: https://doi.org/10.5965/1982615x04072011108

JOFFILY, Ruth; ANDRADE, Maria de. Produção de moda. Rio de Janeiro, Senac Nacional, 2011.

BALENCIAGA Spring 2023 Ready-To-Wear. Vogue Runway, 2022. Disponível em: <https://www.vogue.com/fashion-shows/spring-2023-ready-to-wear/balenciaga>. Acesso em: 12 jan. 2023.

MADSEN, Anders Christian. 5 Things To Know About Balenciaga’s Snowstorm AW22 Show. British Vogue, 2022. Disponível em: < https://www.vogue.co.uk/fashion/gallery/balenciaga-aw22>. Acesso em: 12 jan. 2023.

NEPOMUCENO, Michel Dias. Construção da marca Balenciaga nas redes sociais: um estudo no Instagram. Monografia de Especialização. Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo, 2019. Disponível em: https://cmc.eca.usp.br/monografias/Michel%20Nepomuceno%20-%20Balenciaga.pdf

RAMOS, Ana Rachel Araújo. Comunicação e gestão de crise no sefmento da moda: o caso Balenciaga 2022. Monografia. Graduação em Publicidade e Propaganda. Goiânia: PUC Goiás, 2023. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/bitstream/123456789/6152/1/COMUNICACAO%20E%20GESTAO%20DE%20CRISE%20NO%20SEGMENTO%20DE%20MODA%20_CASO%20BALENCIAGA.pdf

RONCOLETA, Mariana Rachel. Nas passarelas, o stylist como co-autor. dObra[s]. v.2, n.4, 2008, pp. 91-98. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6277719

RUIZ, José Mário Martinez. Arte e moda conceitual: uma reflexão epistemológica. Revista Cesumar - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas jan./jun.2007, v.12, n.1, p.123-134. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/488/442. Acesso em: 10 jul. 2023.

VILASECA, Estel. Como fazer um desfile de moda. São Paulo: Senac, 2011.

Publicado

2024-01-01

Como Citar

CAMPOS, Amanda Queiroz. Qualquer coisa que se sinta: incômodo e emoção no desfile Mudshow de Balenciaga. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. 41, p. 231–282, 2024. DOI: 10.5965/1982615x17412024231. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/24193. Acesso em: 20 dez. 2024.