Inovação, conformidade e outras ambivalências em design de moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x14332021036

Palavras-chave:

design de moda, criação, inovação

Resumo

O artigo problematiza a criação no design de moda. Uma maioria notável de empresa no mercado de moda orienta-se por tendências editadas por bureaux de style, disseminada por estilistas em desfiles internacionais ou ainda em apostas de sucesso pela mídia de moda – profissional e/ou entusiasta (amadora). A investigação resulta dos desdobramentos de uma pesquisa sobre a agência de designers de moda. O presente recorte enfatiza as dialéticas criação x adequação e inovação x segurança. De modo mais específico este artigo aborda as considerações de três entrevistadas no momento de validação dos resultados da investigação. Durante os diálogos – que consistiram em conversações informais por telefone, mas tiveram o auxílio de um roteiro semiestruturado – as profissionais relataram suas observações sobre atos deliberados de criação e a lógica mercantil das corporações de design de moda.

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Biografia do Autor

Amanda Queiroz Campos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Design (2017) em modalidade cotutela - doutorado binacional - pela Bergische Universität Wuppertal (Alemanha) na linha de Teoria do Design (Deisgntheorie/Industrie Design) e pelo Programa de Pós Graduação em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Moda com Habilitação em Estilismo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010), graduação em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e mestrado em Design e Expressão Gráfica pela mesma instituição (2013). Atualmente é professora colaboradora da UDESC. Atua como pesquisadora da UFSC, na coedição do periódico científico e-Revista LOGO, e como consultora de tendências e comportamento do consumidor. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Pesquisa de Tendências, Comportamento de Consumo, Criação e Comunicação de Moda.

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

CAMPOS, Amanda Queiroz. Inovação, conformidade e outras ambivalências em design de moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 14, n. 33, p. 36–57, 2021. DOI: 10.5965/1982615x14332021036. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/20634. Acesso em: 18 nov. 2024.