Inovação, conformidade e outras ambivalências em design de moda
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x14332021036Palavras-chave:
design de moda, criação, inovaçãoResumo
O artigo problematiza a criação no design de moda. Uma maioria notável de empresa no mercado de moda orienta-se por tendências editadas por bureaux de style, disseminada por estilistas em desfiles internacionais ou ainda em apostas de sucesso pela mídia de moda – profissional e/ou entusiasta (amadora). A investigação resulta dos desdobramentos de uma pesquisa sobre a agência de designers de moda. O presente recorte enfatiza as dialéticas criação x adequação e inovação x segurança. De modo mais específico este artigo aborda as considerações de três entrevistadas no momento de validação dos resultados da investigação. Durante os diálogos – que consistiram em conversações informais por telefone, mas tiveram o auxílio de um roteiro semiestruturado – as profissionais relataram suas observações sobre atos deliberados de criação e a lógica mercantil das corporações de design de moda.
Downloads
Referências
BAKEWELL, Cathy; MITCHELL, Vincent-Wayne. Male versus female consumer decision making styles. Journal Of Business Research, [s.l.], v. 59, n. 12, p. 1297-1300, nov. 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.jbusres.2006.09.008. Acesso em: 7 mar. 2023.
BIOUSSE, Frédéric. Quel avenir pour les tendances? p.70-79. In: BACRIE, Lydia. (ed.). Qu’est-ce qu’une tendance de mode?. Paris: Fédération Française du Prêt à Porter Féminin, 2012.
CAMPOS, Amanda Queiroz. O mito como incremento do produto na gestão da marca de moda: estudo de imagens gráfico publicitárias das marcas Lança Perfume e Morena Rosa. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: 2013.
CAMPOS, Amanda Queiroz. Of tradition and creation: the discourse of fashion designers on trend report use. Tese de Doutorado em cotutela. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica. Universidade Federal de Santa Catarina & Doktorprogram in Kunst und Design der Bergischen Universität Wuppertal. Florianópolis/Wuppertal: 2017.
ČIARNIENė, Ramunė; VIENAžINDIENė, Milita. Management of Contemporary Fashion Industry: characteristics and challenges. Procedia - Social And Behavioral Sciences, [s.l.], v. 156, p. 63-68, nov. 2014. Disponível em: 10.1016/j.sbspro.2014.11.120. Acesso em: 7 mar. 2023.
DHURUP, Manilall. Impulsive Fashion Apparel Consumption: the role of hedonism, fashion involvement and emotional gratification in fashion apparel impulsive buying behaviour in a developing country. Mediterranean Journal of Social Sciences, [s.l.], p. 168-177, 1 maio 2014. Disponível em: 10.5901/mjss.2014.v5n8p168. Acesso em: 7 mar. 2023.
GODART, Fredèric. Sociologia da moda. [Sociologie de la mode]. São Paulo, SP: SENAC SP, 2010.
EDELKOORT, Li. Anti-Fashion: A Manifesto for the Next Decade | #BoFVOICES. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LV3djdXfimI. Acesso em: 14 mar. 2018.
HANSEN-HANSEN, Erik. Learning from (luxury) fashion: entrepreneurship and design-led innovation. Proceedings of Innovation Through Design, 2012 International Design Management Research Conference; DMI: Boston, August 8- 9, 2012.
HUNG, Wei-Ken; CHEN, Lin-Lin. Effects of Novelty and Its Dimensions on Aesthetic Preference in Product Design. International Journal of Design. v.6, n.2. p. 81-90, 2012. Disponível em: http://www.ijdesign.org/index.php/IJDesign/article/view/1146. Acesso em: 7 mar. 2023.
JONES, Susan Jenkin. Fashion design. 3. ed. London: Laurence King Publishing, 2011.
KAWAMURA, Yuniya. Fashion-ology: an introduction to fashion studies. 1. reimp. London;New York: Bloomsburry, 2014.
MOZOTA, Brigitte Borja de. Gestão do Design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. [Design management]. Porto Alegre: Bookman, 2011.
OECD. Oslo Manual: guidelines for collecting and interpreting innovation data. 2005. Disponível em: https://www.oecd.org/sti/inno/2367580.pdf. Acesso em: 10 abr. 2016.
SAVIOLO, Stefania; TESTA, Salvo. La gestión de las empresas de moda. [Strategic Management in the Fashion Companies]. 1. ed. 10. reimp. Barcelona: Gustavo Gili, 2015.
SCHÜßLER, Elke. Strategische Prozesse und Persistenzen: Pfadabhängige Organisation der Wertschöpfung in der Bekleidungsindustrie. Tese de doutorado. Freie Universität Berlin, 2008.
SKOV, Lise; MELCHIOR, Marie Riegels. Research approaches to the study of dress and fashion. In: EICHER, J.O. Berg Encyclopedia of World Dress and Fashion, p.1-18. Oxford: Berg, 2010.
SVENDSEN, Lars. Filosofia da moda. [Fashion: A Philosophy]. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2011.
VERGANTI, Roberto. Design-driven innovation: mudando as regras da competição: a inovação radical do significado de produtos. [Design-Driven Innovation: Changing the Rules of Competition by Radically Innovating What Things Mean]. São Paulo: Canal Certo, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Amanda Queiroz Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.