De qual gênero é sua roupa? Representações sociais e atribuição de estereótipos de gênero ao vestuário
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x18442025020Palavras-chave:
Representações Sociais, Gênero, EstereótiposResumo
O objetivo desse estudo foi compreender as representações sociais acerca da atribuição de gênero ao vestuário. Para isso, contou-se com uma amostra de 256 pessoas que responderam ao Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), com os termos indutores “roupa masculina” e “roupa feminina”. Os dados foram analisados por meio da Análise Prototípica, realizada no software Iramuteq. Os resultados indicam para as “roupa masculina” palavras que denotam mais praticidade, conforto e sobriedade, enquanto para as “roupa feminina” as palavras denotam mais variabilidade de peças, bem como foco na estética através de cores e estampas. Conclui-se que as representações sociais, bem como a atribuição de estereótipos em relação ao gênero das roupas, ainda se baseiam numa lógica binária de gênero que indica modos de vestir e de se comportar para os indivíduos.
Downloads
Referências
ABRIC, J C. Prácticas sociales y representaciones. México: Coyoacán, 2001.
AKDEMİR, Nihan. Visible Expression of Social Identity: the clothing and fashion. Gaziantep University Journal Of Social Sciences, [S.L.], v. 17, n. 4, p. 1371-1379, 2018a. http://dx.doi.org/10.21547/jss.411181. Disponível em: https://dergipark.org.tr/en/pub/jss/issue/39349/411181. Acesso em: 22 mar. 2024.
AKDEMIR, Nihan. Deconstruction of Gender Stereotypes Through Fashion. European Journal Of Social Science Education And Research, S.L, v. 5, n. 2, p. 185-190, 2018b. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326662785_Deconstruction_of_Gender_Stereotypes_Through_Fashion. Acesso em: 22 mar. 2024.
BRAGA, João. História da moda: uma narrativa. 6. ed. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2008.
CAMARGO, Brígido V.; JUSTO, Ana M.. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, [S.L.], v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013. http://dx.doi.org/10.9788/tp2013.2-16. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-389X2013000200016&script=sci_abstract&tlng=en. Acesso em: 25 mar. 2024.
CALANCA, Daniela. História social da moda. São Paulo: Senac, 2011.
CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. 2. ed. São Paulo: Senac, 2006.
DUTRA, J. L. “Onde você comprou esta roupa tem para homem?”: a construção de masculinidades nos mercados alternativos de moda. In: GOLDENBERG, Mirian (org.). Nú e vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2002. p. 359-411.
GITHAPRADANA, Dewa Made Weda. Aesthetics and Symbolic Meaning of Androgynous and CO-ED Style Trends in Men’s Fashion. Humaniora, [S.L.], v. 13, n. 1, p. 23-32, 15 fev. 2022. Universitas Bina Nusantara. http://dx.doi.org/10.21512/humaniora.v13i1.7378. Disponível em: https://journal.binus.ac.id/index.php/Humaniora/article/view/7378. Acesso em: 15 de abril de 2023.
GODART, Frédéric. Sociologia da Moda. São Paulo: Senac, 2010.
HYDE, Janet Shibley. The gender similarities hypothesis. American Psychologist, [S.L.], v. 60, n. 6, p. 581-592, 2005. http://dx.doi.org/10.1037/0003-066x.60.6.581. Disponível em: https://www.apa.org/pubs/journals/releases/amp-606581.pdf. Acesso em: 22 mar. 2024.
HYDE, Janet Shibley; BIGLER, Rebecca S.; JOEL, Daphna; TATE, Charlotte Chucky; VAN ANDERS, Sari M.. The future of sex and gender in psychology: five challenges to the gender binary. American Psychologist, [S.L.], v. 74, n. 2, p. 171-193, 2019. http://dx.doi.org/10.1037/amp0000307. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2018-32185-001. Acesso em: 22 mar. 2024.
KAWAMURA, Y. Fashion-ology: an introduction to fashion studies. 2. ed. Londres: Bloomsbury Academic, 2018.
LEE, Hoe Ryung; KIM, Jongsun; HA, Jisoo. ‘Neo-Crosssexual’ fashion in contemporary men’s suits. Fashion And Textiles, [S.L.], v. 7, n. 1, p. 1-28, 2020. http://dx.doi.org/10.1186/s40691-019-0192-2. Disponível em: https://fashionandtextiles.springeropen.com/articles/10.1186/s40691-019-0192-2. Acesso em 16 de abril de 2023.
LENNON, Sharron J.; ADOMAITIS, Alyssa Dana; KOO, Jayoung; JOHNSON, Kim K. P. Dress and sex: a review of empirical research involving human participants and published in refereed journals. Fashion And Textiles, [S.L.], v. 4, n. 1, p. 1-21, 2017. http://dx.doi.org/10.1186/s40691-017-0101-5. Disponível em: https://fashionandtextiles.springeropen.com/articles/10.1186/s40691-017-0101-5. Acesso em: 23 mar. 2024.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2017.
PÉREZ-NEBRA, Amalia Raquel; JESUS, Jaqueline Gomes de. Preconceito, Estereótipo e Discriminação. In: TORRES, Cláudio Vaz; NEIVA, Elaine Rabelo (org.). Psicologia social: principais temas e vertentes. Porto Alegre: Artmed, 2011. Cap. 10. p. 219-237.
SÁ, Celso Pereira de. Núcleo central das representações sociais. Rio de Janeiro: Vozes, 1996.
MORGENROTH, Thekla; RYAN, Michelle K.. The Effects of Gender Trouble: an integrative theoretical framework of the perpetuation and disruption of the gender/sex binary. Perspectives On Psychological Science, [S.L.], v. 16, n. 6, p. 1113-1142, 2020. http://dx.doi.org/10.1177/1745691620902442. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32375012/. Acesso em: 23 mar. 2024.
RATINAUD, P. Iramuteq: interface de r pour les analyses multidimensionnelles de textes et de questionnaires, 2009. Disponível em: www.iramuteq.org. Acesso em: 15 mar. 2024.
SOUSA, Yuri Sá Oliveira; CHAVES, Antonio Marcos. Representações Sociais. In: TORRES, Ana Raquel Rosas et al (org.). Psicologia Social: temas e teorias. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2023. Cap. 8. p. 277-306.
TAJFEL, H. Social Psychology of Intergroup Relations. Annual Review Of Psychology, [S.L.], v. 33, n. 1, p. 1-39, 1982. http://dx.doi.org/10.1146/annurev.ps.33.020182.000245. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1982-12052-001. Acesso em: 18 mar. 2024.
TAJFEL, H; TURNER, J. An Integrative Theory of Intergroup Conflict. In: AUSTIN, W G; WORCHEL, S (ed.). The Social Psychology of Intergroup Relations. Monterey: Brooks/Cole, 1979. p. 33-47.
TECHIO, E. M. . Estereótipos Sociais como Preditores das Relações intergrupais. In: TECHIO, Elza Maria; LIMA, Marcus Eugênio Oliveira. (Org.). Cultura e Produção das Diferenças: estereótipos e Preconceito no Brasil, Espanha e Portugal. Brasília: Technopolitik, 2011, p. 21-75.
WACHELKE, João; WOLTER, Rafael. Critérios de construção e relato da análise prototípica para representações sociais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, [S.L.], v. 27, n. 4, p. 521-526, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722011000400017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/bdqVHwLbSD8gyWcZwrJHqGr/?lang=pt. Acesso em: 22 mar. 2024.
ZAMBRINI, Laura. Modos de vestir e identidades de género: reflexiones sobre las marcas culturales sobre el cuerpo. Revista de Estudios de Género Nomadías, S. L., n. 11, 2010. Disponível em: https://nomadias.uchile.cl/index.php/NO/article/view/15158. Acesso em: 20 de março de 2023.
ZAMBRINI, Laura. Olhares sobre moda e design a partir de uma perspectiva de gênero. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 53–61, 2016. DOI: 10.26563/dobras.v9i19.452. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/452. Acesso em: 20 de março de 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Frederico Rafael Gomes de Sousa, Luana Elayne Cunha de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.