De qual gênero é sua roupa? Representações sociais e atribuição de estereótipos de gênero ao vestuário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x18442025020

Palavras-chave:

Representações Sociais, Gênero, Estereótipos

Resumo

O objetivo desse estudo foi compreender as representações sociais acerca da atribuição de gênero ao vestuário. Para isso, contou-se com uma amostra de 256 pessoas que responderam ao Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), com os termos indutores “roupa masculina” e “roupa feminina”. Os dados foram analisados por meio da Análise Prototípica, realizada no software Iramuteq. Os resultados indicam para as “roupa masculina” palavras que denotam mais praticidade, conforto e sobriedade, enquanto para as “roupa feminina” as palavras denotam mais variabilidade de peças, bem como foco na estética através de cores e estampas. Conclui-se que as representações sociais, bem como a atribuição de estereótipos em relação ao gênero das roupas, ainda se baseiam numa lógica binária de gênero que indica modos de vestir e de se comportar para os indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Rafael Gomes de Sousa, Universidade de Fortaleza

Psicólogo e Designer de Moda. Mestre e Doutorando em Psicologia (Unifor) e bolsista Funcap, integra o Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (Lepes). Atua na clínica psicológica e como Consultor de Imagem e Estilo. Especialista em Psicologia Humanista Existencial. Foi bolsista de extensão tecnológica da Escola de Saúde Pública do Ceará e bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica (BICT/FEQ) pelo Laboratório de Pesquisa Interlocuções de Estudos Multidisciplinares sobre corpo, gênero e sexualidade (Unifor), além de ter sido Pibic (2012) e IEX (2013) CNPq pelo Laboratório Multiversos - corpo, gênero e sexualidade. Suas áreas de interesse são: corpo, gêneros, sexualidades, moda, estética, arte, resistências.

Luana Elayne Cunha de Souza, Centro Universitário de Brasília

É Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba, com período de estágio no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É Mestre e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e professora da graduação em Psicologia do Centro Universitário de Brasília (CEUB). É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. É editora-associada da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa (Qualis A1). É membro da Association for Psychological Science (APS). É membro da Associação para o Desenvolvimento da Psicologia Social (ADEPS). É membro do Grupo de Trabalho "A Psicologia Social e sua diversidade teórico-metodológica" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Seus interesses de pesquisa se concentram nas áreas de Psicologia Social (processos de exclusão social de diferentes minorias sociais; impactos da exclusão social em aspectos psicossociais da vida de indivíduos; legitimação das desigualdades sociais) e Avaliação Psicológica (desenvolvimento e validação de instrumentos psicológicos).

Referências

ABRIC, J C. Prácticas sociales y representaciones. México: Coyoacán, 2001.

AKDEMİR, Nihan. Visible Expression of Social Identity: the clothing and fashion. Gaziantep University Journal Of Social Sciences, [S.L.], v. 17, n. 4, p. 1371-1379, 2018a. http://dx.doi.org/10.21547/jss.411181. Disponível em: https://dergipark.org.tr/en/pub/jss/issue/39349/411181. Acesso em: 22 mar. 2024.

AKDEMIR, Nihan. Deconstruction of Gender Stereotypes Through Fashion. European Journal Of Social Science Education And Research, S.L, v. 5, n. 2, p. 185-190, 2018b. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326662785_Deconstruction_of_Gender_Stereotypes_Through_Fashion. Acesso em: 22 mar. 2024.

BRAGA, João. História da moda: uma narrativa. 6. ed. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2008.

CAMARGO, Brígido V.; JUSTO, Ana M.. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, [S.L.], v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013. http://dx.doi.org/10.9788/tp2013.2-16. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-389X2013000200016&script=sci_abstract&tlng=en. Acesso em: 25 mar. 2024.

CALANCA, Daniela. História social da moda. São Paulo: Senac, 2011.

CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. 2. ed. São Paulo: Senac, 2006.

DUTRA, J. L. “Onde você comprou esta roupa tem para homem?”: a construção de masculinidades nos mercados alternativos de moda. In: GOLDENBERG, Mirian (org.). Nú e vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2002. p. 359-411.

GITHAPRADANA, Dewa Made Weda. Aesthetics and Symbolic Meaning of Androgynous and CO-ED Style Trends in Men’s Fashion. Humaniora, [S.L.], v. 13, n. 1, p. 23-32, 15 fev. 2022. Universitas Bina Nusantara. http://dx.doi.org/10.21512/humaniora.v13i1.7378. Disponível em: https://journal.binus.ac.id/index.php/Humaniora/article/view/7378. Acesso em: 15 de abril de 2023.

GODART, Frédéric. Sociologia da Moda. São Paulo: Senac, 2010.

HYDE, Janet Shibley. The gender similarities hypothesis. American Psychologist, [S.L.], v. 60, n. 6, p. 581-592, 2005. http://dx.doi.org/10.1037/0003-066x.60.6.581. Disponível em: https://www.apa.org/pubs/journals/releases/amp-606581.pdf. Acesso em: 22 mar. 2024.

HYDE, Janet Shibley; BIGLER, Rebecca S.; JOEL, Daphna; TATE, Charlotte Chucky; VAN ANDERS, Sari M.. The future of sex and gender in psychology: five challenges to the gender binary. American Psychologist, [S.L.], v. 74, n. 2, p. 171-193, 2019. http://dx.doi.org/10.1037/amp0000307. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2018-32185-001. Acesso em: 22 mar. 2024.

KAWAMURA, Y. Fashion-ology: an introduction to fashion studies. 2. ed. Londres: Bloomsbury Academic, 2018.

LEE, Hoe Ryung; KIM, Jongsun; HA, Jisoo. ‘Neo-Crosssexual’ fashion in contemporary men’s suits. Fashion And Textiles, [S.L.], v. 7, n. 1, p. 1-28, 2020. http://dx.doi.org/10.1186/s40691-019-0192-2. Disponível em: https://fashionandtextiles.springeropen.com/articles/10.1186/s40691-019-0192-2. Acesso em 16 de abril de 2023.

LENNON, Sharron J.; ADOMAITIS, Alyssa Dana; KOO, Jayoung; JOHNSON, Kim K. P. Dress and sex: a review of empirical research involving human participants and published in refereed journals. Fashion And Textiles, [S.L.], v. 4, n. 1, p. 1-21, 2017. http://dx.doi.org/10.1186/s40691-017-0101-5. Disponível em: https://fashionandtextiles.springeropen.com/articles/10.1186/s40691-017-0101-5. Acesso em: 23 mar. 2024.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2017.

PÉREZ-NEBRA, Amalia Raquel; JESUS, Jaqueline Gomes de. Preconceito, Estereótipo e Discriminação. In: TORRES, Cláudio Vaz; NEIVA, Elaine Rabelo (org.). Psicologia social: principais temas e vertentes. Porto Alegre: Artmed, 2011. Cap. 10. p. 219-237.

SÁ, Celso Pereira de. Núcleo central das representações sociais. Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

MORGENROTH, Thekla; RYAN, Michelle K.. The Effects of Gender Trouble: an integrative theoretical framework of the perpetuation and disruption of the gender/sex binary. Perspectives On Psychological Science, [S.L.], v. 16, n. 6, p. 1113-1142, 2020. http://dx.doi.org/10.1177/1745691620902442. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32375012/. Acesso em: 23 mar. 2024.

RATINAUD, P. Iramuteq: interface de r pour les analyses multidimensionnelles de textes et de questionnaires, 2009. Disponível em: www.iramuteq.org. Acesso em: 15 mar. 2024.

SOUSA, Yuri Sá Oliveira; CHAVES, Antonio Marcos. Representações Sociais. In: TORRES, Ana Raquel Rosas et al (org.). Psicologia Social: temas e teorias. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2023. Cap. 8. p. 277-306.

TAJFEL, H. Social Psychology of Intergroup Relations. Annual Review Of Psychology, [S.L.], v. 33, n. 1, p. 1-39, 1982. http://dx.doi.org/10.1146/annurev.ps.33.020182.000245. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1982-12052-001. Acesso em: 18 mar. 2024.

TAJFEL, H; TURNER, J. An Integrative Theory of Intergroup Conflict. In: AUSTIN, W G; WORCHEL, S (ed.). The Social Psychology of Intergroup Relations. Monterey: Brooks/Cole, 1979. p. 33-47.

TECHIO, E. M. . Estereótipos Sociais como Preditores das Relações intergrupais. In: TECHIO, Elza Maria; LIMA, Marcus Eugênio Oliveira. (Org.). Cultura e Produção das Diferenças: estereótipos e Preconceito no Brasil, Espanha e Portugal. Brasília: Technopolitik, 2011, p. 21-75.

WACHELKE, João; WOLTER, Rafael. Critérios de construção e relato da análise prototípica para representações sociais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, [S.L.], v. 27, n. 4, p. 521-526, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722011000400017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/bdqVHwLbSD8gyWcZwrJHqGr/?lang=pt. Acesso em: 22 mar. 2024.

ZAMBRINI, Laura. Modos de vestir e identidades de género: reflexiones sobre las marcas culturales sobre el cuerpo. Revista de Estudios de Género Nomadías, S. L., n. 11, 2010. Disponível em: https://nomadias.uchile.cl/index.php/NO/article/view/15158. Acesso em: 20 de março de 2023.

ZAMBRINI, Laura. Olhares sobre moda e design a partir de uma perspectiva de gênero. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 53–61, 2016. DOI: 10.26563/dobras.v9i19.452. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/452. Acesso em: 20 de março de 2023.

Publicado

2025-01-01

Como Citar

SOUSA, Frederico Rafael Gomes de; SOUZA, Luana Elayne Cunha de. De qual gênero é sua roupa? Representações sociais e atribuição de estereótipos de gênero ao vestuário. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 18, n. 44, p. 20–63, 2025. DOI: 10.5965/1982615x18442025020. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/25990. Acesso em: 6 jan. 2025.