Relação teoria–pratica no processo ensino-aprendizagem na criação de coleção de moda em projeto de extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x06112013086Palavras-chave:
mediação, extensão universitária, produção de modaResumo
O trabalho apresenta a mediação docente no processo ensino-aprendizagem e a relação teoria-prática na realização das três etapas do projeto de extensão universitária: concepção e criação, desenvolvimento de coleção e apresentação de desfile de moda. Realizado em parceria com o corpo docente e discente do Curso de Moda, Design e Estilismo da UFPI e Centros Produtivos de Confecção assistidos pela SEMDEC, o trabalho configurou-se em uma rica troca de saberes entre os participantes.
Downloads
Referências
ARNHEIM, R. Arte e percepção visual uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1994.
BARNARD, M. Moda e comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
BAXTER, Mike. Projeto de Produto – Guia prático paro design de novos produtos. 2ª Edição. São Paulo: Blucher. 2000.
CERQUEIRA L. M. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. Disponível:http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt11/t1111.pdf. Acesso em: 17 de Maio de 2012.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos na Empresa: pessoas, organizações e sistemas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1994.
DEMO, P. Educar pela Pesquisa, 4ª ed. Campinas: Autores Associados, 2000. Coleção contemporânea.
DESPRESBITERES, L. Avaliação da aprendizagem do ponto de vista técnico- cientifico e filosófico e político. São Paulo: FDE, 1998.
LIPOVETSKY, G. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
MENEZES, M. S.; SPAINE, P. A. A. Modelagem plana industrial do vestuário: diretrizes para a indústria do vestuário e o ensino‐aprendizado. Projética, Londrina, V. 1, N. 1, P.82‐100, DEZ. 2010. Nº INAUGURAL.
MEC. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Brasília: MEC, 2006. Disponível em http://catalogo.mec.gov.br. Acesso em 12/04/2012.
MONTEIRO, B. G.; JUNIOR, R. S. B.;LANGENBACH, M. L.; GONÇALVES, M. V.; SILVA, A. A. L.; MARQUES, T. D.. Design em empreendimentos populares. Foz do Iguaçu: XXVII Encontro nacional de engenharia da produção, 2007. Disponível em:
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2007_TR630470_9568.pdf. Acesso em 17 de Maio de 2012.
NAVALON, E. Design de Moda: Interconexão Metodológica. Dissertação (Mestrado em Design) – São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2008.
OSTROWER, Fayga, Criatividade e processos de Criação. Petrópolis: Vozes. 1987.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens entre duas lógicas. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
PULS, L. M. A percepção na perspectiva do ensino-aprendizagem do desenho de moda à mão livre. V Jornada de Iniciação Científica Anais do XIX Seminário de Iniciação Científica/Ceart-UDESC, revista de pesquisa v. 4 nº 1. Disponível Em:
www.ceart.udesc.br/revista_dapesquisa/volume4/numero1/moda/apercepcaona.pdf. Acesso em 06 de abril de 2012.
RECH, S. R. Moda: por um fio de qualidade. Florianópolis: Udesc, 2002.
SANT’ANNA, M. R. Teoria de moda: sociedade, imagem e consumo. São Paulo: Estação das Letras Editora, 2007.
SANTOS, J. L.. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 2006.
SENAI. Metodologia SENAI para a formação profissional com base em competências: norteador da pratica pedagógica. Brasília: SENAI/ DN, 2009.
TREPTOW, D. Inventando moda: planejamento de coleção. Brusque: D. Treptow, 2005.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/vygotsky-a-formac3a7c3a3o-socialda-mente.pdf Acesso em 11 de Março de 2013.
WHITE, E. G. Educação. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Célia M Santos da Silva, Maria Socorro Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.