Design de Malhas Multifuncionais para Utililização em Vestuário Desportivo
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x09172016195Palavras-chave:
vestuario desportivo, multifuncionalidade, designResumo
Durante a realização de atividades físicas, o esforço realizado pelo corpo humano faz libertar suor e provoca cansaço, fatores que, combinados com outros, afetam diretamente o desempenho. A ciência e a tecnologia, a serviço da sociedade, têm desenvolvido e apresentado produtos para a área desportiva com as mais variadas características e propriedades, obtidas a partir da transdisciplinaridade entre as várias áreas do conhecimento, com vista à maximização do rendimento dos atletas. O vestuário assume particular importância neste domínio, onde fatores como peso, transferência de calor/umidade e estrutura podem alterar a sua performance. Nesta perspectiva, o objetivo principal deste trabalho é apresentar resultado da otimização do design total de peças de vestuário desportivo, prevendo a sua aplicação ao desenvolvimento de uma T-shirt multifuncional para jogadores de futebol profissional. Experimentos realizados permitiram identificar estruturas e propriedades que podem ser aplicadas em determinadas zonas de contato da T-shirt com o corpo do atleta.
Downloads
Referências
ACCIOLLY, A. Marcas de valor no mercado brasileiro. Editora Senac: São Paulo, 2000.
ALMEIDA, B. S. de; NUNES, R. J. S.; VLASTUIN, J.Existe marketing esportivo olímpico no Brasil? Considerações sobre as inter-relações COB e Governo Federal no contexto brasileiro. In: 1º ENCONTRO DA ALESDE Esporte na América Latina: atualidade e perspectivas.Curitiba-Paraná-Brasil: Universidade Federaldo Paraná, 2008.
ARAÚJO, M. S. de. Design de vestuário para desportistas deficientes motores[Dissertação de mestrado]. Guimarães, Portugal: Universidade do Minho. 2009.
ARAÚJO, M. S. de. Design de vestuário adaptado a jogadores de basquetebol deficientes motores: aspectos beneficentes da satisfação de necessidades especiais. In: XV ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE e PRÉ-ALAS BRASIL. ANAIS: Grupo de Trabalho: [GT 2:CiênciasSociais e Esporte: conjugando abordagens e perspectivas em um campo de pesquisa plural e interdisciplinar].UFPI: Teresina-PI, 2012.
AZEVÊDO, P. H.O esporte como negócio: uma visão sobre a gestão do esporte nos dias atuais. In:Estudos. Goiânia, v. 36, n. 9/10, p. 929-939, set./out. 2009.
BARNARD, M. Moda e comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
BOURG, J. F.; GOUGUET, J.J. Economia do esporte. Trad. Maria Leonor Loureiro. Bauru, SP: Edusc, 2005.
BROEGA, A. C.; SILVA, Maria E.O conforto total do vestuário:design para os cinco sentidos.Actas de Diseño, nº 9, Ano 5, Julho 2101. Palermo, Argentina, p. 59-61.
CUNHA. J. Ciência do conforto.Guimarães: Universidade do Minho. 2006.
CASTELLANI FILHO, L. MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: de expressão da política esportiva brasileira para a da concepção neodesenvolvimentista de planejamento urbano In: Motrivivênciav. 26, n. 42, p. 98-114, junho/2014.
FILGUEIRAS, A. P. A. Optimização do design total de malhas multifuncionais para utilização em vestuário desportivo. [Tese de Doutorado].Guimarães, Portugal: Universidade do Minho, 2008
FILGUEIRAS, A. P. A.; FANGUEIRO, R.; RAPHAELLI, N. A importância de fibras e fios no design de têxteis destinados à prática desportiva. In: Estudos em Design 15.1.Rev. da Associação Estudos em Design PUC-Rio, 2008.
HALL, JE e GUYTON, A. Tratado de fisiologia médica. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2002, pp. 1167-1179.
HELAL, R.; GORDON, C.. Futebol: mitos e representações do Brasil. In: VILLAÇA, N. e GÓÉR, F. (Eds.) Nas fronteiras do contemporâneo:território, identidade, arte, moda, corpo e mídia. Rio de Janeiro: Mauad, 2001.
KASZNAR, I. Projeções da conta satélite do produto interno bruto esportivo –Proxy -PIB, Renda per capita, Crescimento e Impostos. In: Eletro Revista -Revista Cientifica e Tecnológica: IBCI –Institutional Business Consultoria Internacional. Mês: Julho –n. 64. 2013.
KOTLER, P. & BES, F.T. de. Marketing lateral. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2004.
KOTLER, P. Administração de marketing.12ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005.
LI, Y. The objective assessment of comfort of knitted sportswear in relation to psychophysiological sensory studies. Leeds: The University of Leeds, PhD Thesis. IN: Y. Li. 1999.Science of clothing comfort. Textile Progress, 1998.
MELO, V. A. de; RESENDE, F.; PALMA, A. ASSIS, M.. A carne mais barata do mercado é a carne negra uma reflexão sobre o “design” das camisas da puma na copa do mundo de futebol/2010. In:Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.25, n.2, p.313-322, abr./jun. 2011.
PAULICO, F. A. A. Marketing desportivo no pódio. In:Gestin: Instituto Politécnico de Castelo Branco-PT. Escola Superior de gestão, Ano VII-n. 7 p.113-121, dez. 2008.
PIRES, D. B. (Org.). Design de moda:olhares diversos. São Paulo: Estação das Letras, 2008.
RODRIGUES, F. X. F. et al. Análise sobre os legados da Copa do Mundo FIFA 2014 em Cuiabá/MT. In: PercursoAcadêmico, Belo Horizonte, v. , n.8, jul./dez. 2014.
SÁ, C. & SÁ, D. Marketing para desporto: um jogo empresarial.Edições IPAM: Porto. 2002.
SHISHOO, R. Textiles in sport.New York: Woodhead Publishing Textiles, 2005, p. 1-11.
SLATER, K. The assessment of comfort. In:The Journal of the Textile Institute. 1986. vol. 77, nº 3.
SLATER, K. Subjective textile testing. In:The Journal of the Textile Institute. 1997. vol 88 Part 1, nº 2.
SOUZA, J. M. Design de malhas multifuncionais para aplicação técnicas.[Tese de mestrado]Guimarães, Portugal: Universidade do Minho.2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Araguacy Paixão Almeida Filgueiras, Maria do Socorro de Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.