Relação teoria–pratica no processo ensino-aprendizagem na criação de coleção de moda em projeto de extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x06112013086Palabras clave:
mediação, extensão universitária, produção de modaResumen
O trabalho apresenta a mediação docente no processo ensino-aprendizagem e a relação teoria-prática na realização das três etapas do projeto de extensão universitária: concepção e criação, desenvolvimento de coleção e apresentação de desfile de moda. Realizado em parceria com o corpo docente e discente do Curso de Moda, Design e Estilismo da UFPI e Centros Produtivos de Confecção assistidos pela SEMDEC, o trabalho configurou-se em uma rica troca de saberes entre os participantes.
Descargas
Citas
ARNHEIM, R. Arte e percepção visual uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1994.
BARNARD, M. Moda e comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
BAXTER, Mike. Projeto de Produto – Guia prático paro design de novos produtos. 2ª Edição. São Paulo: Blucher. 2000.
CERQUEIRA L. M. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. Disponível:http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt11/t1111.pdf. Acesso em: 17 de Maio de 2012.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos na Empresa: pessoas, organizações e sistemas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1994.
DEMO, P. Educar pela Pesquisa, 4ª ed. Campinas: Autores Associados, 2000. Coleção contemporânea.
DESPRESBITERES, L. Avaliação da aprendizagem do ponto de vista técnico- cientifico e filosófico e político. São Paulo: FDE, 1998.
LIPOVETSKY, G. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
MENEZES, M. S.; SPAINE, P. A. A. Modelagem plana industrial do vestuário: diretrizes para a indústria do vestuário e o ensino‐aprendizado. Projética, Londrina, V. 1, N. 1, P.82‐100, DEZ. 2010. Nº INAUGURAL.
MEC. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Brasília: MEC, 2006. Disponível em http://catalogo.mec.gov.br. Acesso em 12/04/2012.
MONTEIRO, B. G.; JUNIOR, R. S. B.;LANGENBACH, M. L.; GONÇALVES, M. V.; SILVA, A. A. L.; MARQUES, T. D.. Design em empreendimentos populares. Foz do Iguaçu: XXVII Encontro nacional de engenharia da produção, 2007. Disponível em:
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2007_TR630470_9568.pdf. Acesso em 17 de Maio de 2012.
NAVALON, E. Design de Moda: Interconexão Metodológica. Dissertação (Mestrado em Design) – São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2008.
OSTROWER, Fayga, Criatividade e processos de Criação. Petrópolis: Vozes. 1987.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens entre duas lógicas. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
PULS, L. M. A percepção na perspectiva do ensino-aprendizagem do desenho de moda à mão livre. V Jornada de Iniciação Científica Anais do XIX Seminário de Iniciação Científica/Ceart-UDESC, revista de pesquisa v. 4 nº 1. Disponível Em:
www.ceart.udesc.br/revista_dapesquisa/volume4/numero1/moda/apercepcaona.pdf. Acesso em 06 de abril de 2012.
RECH, S. R. Moda: por um fio de qualidade. Florianópolis: Udesc, 2002.
SANT’ANNA, M. R. Teoria de moda: sociedade, imagem e consumo. São Paulo: Estação das Letras Editora, 2007.
SANTOS, J. L.. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 2006.
SENAI. Metodologia SENAI para a formação profissional com base em competências: norteador da pratica pedagógica. Brasília: SENAI/ DN, 2009.
TREPTOW, D. Inventando moda: planejamento de coleção. Brusque: D. Treptow, 2005.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/vygotsky-a-formac3a7c3a3o-socialda-mente.pdf Acesso em 11 de Março de 2013.
WHITE, E. G. Educação. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Célia M Santos da Silva, Maria Socorro Araújo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al enviar un artículo para su publicación en ModaPalavra e-periodico, el (los) autor (es) aceptan los siguientes términos:
- Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista, sin pago;
- Los autores pueden utilizar los mismos resultados en otras publicaciones después de la primera publicación, siempre que indiquen ModaPalavra e-periodical como medio de publicación original;
- Los autores pueden asumir contratos adicionales por separado solo después de la publicación inicial en ModaPalavra e-periodical, siempre que indiquen ModaPalavra e-periodic como el medio de publicación original;
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), solo después del proceso editorial y la primera publicación, siempre que indiquen el ModaPalavra periódico electrónico como medio de publicación original;
- Para indicar ModaPalavra e-periodic como medio de publicación original, el autor debe seguir el texto modelo: "Este artículo fue publicado originalmente por ModaPalavra e-periodic, bajo la licencia CC BY NC, en su volumen [insertar volumen], número [ insertar número] en el año de [insertar año], y se puede acceder en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/ ";
- Las opiniones expresadas en los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no reflejan necesariamente la opinión de la revista. La publicación de artículos, fotografías y dibujos fue previamente autorizada por los responsables o sus representantes para su publicación en ModaPalavra e-periodic.