Fragmentos do cotidiano e da arte: Uma entrevista com Hortência Moreira
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944631012026e8310Palavras-chave:
Arte, Arquitetura, Experiência estéticaResumo
A entrevista com a artista visual e arquiteta Hortência Moreira revela uma trajetória conectada ao fazer artístico desde a infância. Hortência compartilha como cresceu em um ambiente criativo, dentro do ateliê de costura de sua mãe. Ao longo da conversa, ela reflete sobre a forma orgânica com que a arte se entrelaçou à sua vida pessoal e profissional, desde os primeiros desenhos e experimentações, e especializações na área de arte, até sua consolidação como artista no circuito das artes visuais. Ela narra suas experiências com concursos, exposições coletivas, salões de arte e sua primeira mostra individual, evidenciando uma construção contínua e comprometida com a linguagem artística. A entrevista revela, além do percurso profissional, o amadurecimento de uma artista que sempre esteve em movimento, buscando espaços de criação, pesquisa e inserção no cenário cultural. Essa artista foi escolhida para acompanhar os três dossiês de 2026 da Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, sendo esta a primeira entrevista publicada, cuja temática é sua trajetória formativa. Obras de Hortência Moreira foram escolhidas pra contemplar cada uma das capas dos números publicados neste ano.
Downloads
Referências
ATELIE.CASAUM (@atelie.casaum). Instagram, 1 out. 2025. Disponível em: https://www.instagram.com/reel/DPR3jwqDjRT/. Acesso em: 25 out. 2025.
Lapidarium: catálogo de exposição. Projeto gráfico: Alexandre Guimarães. Goiânia: Vila Cultural Cora Coralina, 2024. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ZmiAoXOe27XkpzF6Abz7fOE46HSdBT ny/view. Acesso em: 25 out. 2025
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Mara Rúbia Sant Anna, Júlia Gomes Lessa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite:
1. Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
2. Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.De acordo com os termos seguintes:
1. Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
2. Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita -
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.

