A moda como dispositivo da memória no espaço museológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630512021212

Palavras-chave:

Moda, Memória, Museu

Resumo

 O presente artigo tem por objetivo estabelecer relações entre moda, memória e museu, tendo em vista a compreensão do fenômeno da moda que sai do lugar comum e adentra os espaços museológicos. Assim, dedicamo-nos, também a examinar como a moda e o museu, enquanto campos de produção cultural, se estruturam. O referencial teórico compreende os seguintes autores: Le Goof (2013), Nora (1993), Crane (2008), Lipovetsky (2009), Sant'Anna (2010), Norogrando (2015), Andrade (2008). Este trabalho foi desenvolvido a partir do resultado de pesquisa exploratória adotando as seguintes etapas metodológicas: revisão de literatura, pesquisa documental e estudos de caso que pautaram as análises e sínteses apresentadas.

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Biografia do Autor

Diêgo Jorge Lobato Ferreira, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- IFMA

Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi ( UAM- SP ) com área de concentração em ( Design, Arte e Tecnologia ). É Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia ( IFMA ) Campus São Luís Centro Histórico com atuação docente no Curso de Licenciatura em Artes Visuais e no Técnico Integrado em Artes Visuais. Atualmente é Coordenador da Especialização em Arte, Mídia e Educação do IFMA - Campus Centro Histórico. Possui Licenciatura Plena em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Ceuma (UNICEUMA). Graduando em Design de Moda pelo Centro Universitário Maringá (UNICESUMAR). Especialista em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo Serviço Nacional do Comércio (SENAC MA). Atuou como Chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - DPPGI do IFMA - Campus São João dos Patos. ( 2016-2018) e Diretor de Desenvolvimento do Ensino- DDE do Campus São João dos Patos. Foi professor efetivo de História da Arte da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão- SEDUC MA (2010- 2013) É membro da Abepem - Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda. Tendo vários trabalhos publicados em congressos das áreas de Artes Visuais, Design e Moda. Tem experiência nas áreas de História da Arte e do Design, História da Moda, Museus ( Arte e Moda ), Memória, Desenho ( Artístico, Técnico e de Moda ), Gravura e Cerâmica.

Priscila Arantes, Universidade Anhembi Morumbi e PUC SP

é critica , curadora , professora e pesquisadora no campo da arte, curadoria, museu e estética contemporânea.É formada em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pós-doutorado pela Penn State University (USA) e UNICAMP. Pesquisadora produtividade PQ 2 (Cnpq) é professora titular do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Design da Universidade Anhembi Morumbi e vice-coordenadora e docente do curso de graduação e pós-graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria da PUC/SP.
É diretora e curadora do Paço das Artes (Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo) desde 2007. Entre 2007 e 2011 foi diretora adjunta do MIS (Museu da Imagem e Som/SP) atuando na curadoria de programação. É coordenadora do grupo cadastrado no CNPq Design, Arte e Memória: perspectivas contemporâneas e integra o grupo de pesquisa cadastrado no CNPq: História, Arte, Crítica e Curadoria da PUC/SP. É convidada em 2019 para presidir o Comitê Internacional da ARTECH bem como realizar curadoria da exposição em Portugal (Braga). Integra desde 2012 o Conselho Editorial do Journal of Science and Technology of the Arts (Portugal/Universidade Católica do Porto) e o Conselho editorial do DAT ( Journal of Design, Art and Tecnology). É colaboradora editorial convidada da Flusser Studies, bem como da Revista Francesa ARTELOGIE, da E'cole des Hautes Etudes em Sciences Sociales. Nesta última desenvolve numero sobre Arte e Mídia na América Latina. Atualmente é coordenadora editorial da coleção ARTEHOJE!. Integra como convidada desde 2018, o ID+, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura ancorada em três instituições portuguesas ( Universidade do Porto, Aveiro e do Cavado).
É membro do CAA (College Art Association/USA) desde 2012, organizando mesas temáticas tais como Curating Latin American Art, do CIMAM (International Committee for Museums and Collections of Modern Art) , da ABCA ( Associação Brasileira dos Críticos de Arte) e da ANPAP (Associação Nacional de Artes Plásticas), sendo que entre 2008 e 2012 foi membro do Conselho Deliberativo da Associação. Entre os prêmios recebidos destacam-se o da Society of Latin American Studies para integrar a Conferência em Liverpoll (Londres/2016), da Fundacion Cisneros/Getty Foundation/ (2016), da Getty Foundation ( 2012) e o 48 Prêmio Jabuti (finalista) pelo livro Arte@Mídia:perspectivas da estética digital (FAPESP/SENAC). É autora de Reescrituras da Arte Contemporânea: história, arquivo e mídia (Sulinas, 2015), Arte @ Mídia: perspectivas da Estética Digital (Senac/FAPESP/2 ed.), co-autora de Estéticas tecnológicas: novas formas de sentir (EDUC/SP), Arte:história, crítica e curadoria e organizadora de inúmeras publicações . Como professora titular fez parte do Mestrado em Design do Senac e coordenou a pós-graduação lato sensu em Mídias Interativas da instituição. É parecerista ad-hoc da CAPES/MEC, FAPESP, CNPq e participa de congressos nacionais e internacionais tais como ANPAP, COMPOS, ISEA, CIMAM, CAA e integra júris de prêmios em arte contemporânea tais como Proac (Secretaria de Estado da Cultura), Videobrasil, Prêmio Jabuti, etc. Entre suas curadorias destacam-se : ARTECH ( Portugal/Braga), Limiares: Regina Silveira,Mulheres em Cena, Arquivo Vivo, Paradoxos da arte contemporânea: diálogos entre os acervos do MAC/USP e do Paço das Artes, Issoéosso disso: Lenora de Barros, Paço Comunidade: Mônica Nador (JAMAC), Abrigo de paisagem: Rodrigo Braga , Trajetórias Corpos Informáticos: Bia Medeiros (Caixa Cultural RJ/Brasília), Monumento Mínimo:arte como Emergência ( Oficina Cultural Oswald de Andrade), Imagens-Testemunho: Marcelo Brodsky (MIS/SP), I/legítimo: dentro e fora do circuito (MIS/SP), etc.Em 2010 integra o Conselho Editorial da Revista do Polo de Arte Contemporânea da Bienal Internacional de São Paulo. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2021-02-01

Como Citar

FERREIRA, Diêgo Jorge Lobato; ALMEIDA CUNHA ARANTES , Priscila. A moda como dispositivo da memória no espaço museológico . Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 212–226, 2021. DOI: 10.5965/25944630512021212. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/18924. Acesso em: 13 nov. 2024.