O ensino de libras como experiência fundamental para o design inclusivo: projeto gráfico de material complementar para a alfabetização bilíngue de crianças surdas
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630732023e3948Parole chiave:
design editorial inclusivo, crianças surdas, ensino de LibrasAbstract
No início do século XXI, o ensino de Libras se tornou obrigatório para os cursos de licenciatura nas universidades públicas e particulares no Brasil. Uma medida necessária para diminuir a desigualdade social entre pessoas com surdez e ouvintes. Já para um curso que forma bacharéis em Design Gráfico, a disciplina de Libras tem status de optativa, embora também forneça ao estudante subsídios relevantes para o desenvolvimento de projetos que visam tornar o mundo mais inclusivo. É o caso dos dois TCC em Design que este artigo apresenta. Por intermédio de pesquisa qualitativa de natureza exploratória e de caráter aplicado, os estudantes desenvolveram produtos editoriais para crianças surdas com o intuito de ampliar as possibilidades de acesso à informação. Em ambos os trabalhos, a metodologia do Design Participativo orientou os procedimentos de coleta e interpretação de dados. As pesquisas resultaram em um livro infantil ilustrado bilíngue sobre as festas juninas locais e em um material didático complementar para a alfabetização bilíngue de crianças com surdez.
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