Análise de metodologias do design e elaboração de ferramentas úteis para o processo criativo do designer de moda
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630622022e1668Parole chiave:
Metodologia do design de moda, Referenciais semânticos, processo de desenvolvimento de produtoAbstract
Essa pesquisa objetivou analisar metodologias do design de moda, e desenvolver ferramentas úteis ao processo criativo. O que foi possível a partir do referencial teórico e da análise dos dados de pesquisa aplicada em agosto de 2020. Como resultado dessa análise será apresentada uma síntese do PDP para o design de moda, e cartelas de referencial semântico estéticos, semânticos e de estilo da moda. As cartelas foram elaboradas para servir como um método, aplicado a diferentes marcas, consumidores, designers, modelos de negócios dentre outros, e como tal serão evidenciados os passos para sua formulação metodológica. O referencial teórico de pesquisa parte de Sternberg (2010), Mukarovski (2000), Oliveira (2007), Gomes Filho (2008), Bona (2019), Santos (2009), e Scoz et al. (2019). Sobre os dados obtidos foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Sobre o referencial teórico foi utilizado o método de análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Os resultados permitiram compreender que o método do design sofre alterações no PDP do design de moda, sendo acomodado às necessidades dos profissionais, e que durante esse processo há necessidade de ferramentas úteis para interpretação de informações subjetivas. Espera-se que essa pesquisa possa auxiliar estudantes, professores e profissionais de moda no ensino, aprendizagem e execução do processo criativo no design de moda.
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