(Re)criar Fashion Contextual Studies:uma visão gerativa da Sociossemiótica no ensino superior de Moda e Design
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630512021055Parole chiave:
Socio-semiotics, Fashion Education, DiscursivisationAbstract
O artigo apresenta uma abordagem pedagógica no Ensino Superior de Artes e Design que não se fundamenta exclusivamente na Pedagogia, mas se desenvolve em torno da Sociossemiótica que deixa de ser uma teoria de análise crítica para se tornar uma ferramenta explorada em seu potencial gerativo, construindo práticas que serão colocadas em discurso. Desde a concepção do programa até a dinâmica nas sessões presenciais e online, o programa que constitui o caso principal deste trabalho foi idealizado, projetado e executado utilizando os princípios da Semiótica de Greimas (1986, 1987, 2002; GREIMAS & COURTÉS, 1993 ) e a Semiótica dos discursos e das interações desenvolvidas por Landowski (2004, 2005, 2009, 2010) e Oliveira (2002, 2013). O percurso pelas três marcas da discursivização – tempo, espaço e pessoa – permitirá a apresentação das teorias utilizadas na construção do programa e, ao mesmo tempo, a construção de pontes com outras áreas do conhecimento, incluindo a Pedagogia Crítica de Freire (1970), refletindo sobre a importância destas marcas no processo de construção de práticas educacionais que “fazem sentido”.
Downloads
Riferimenti bibliografici
CAPURSO, Viviana. Mindful creativity: the influence of mindfulness meditation on creative thinking. In: Frontiers in Psychology, v. 4, 2014, pp. 1-2
DIEDERICHSEN, Diedrich. Radical Chic Remixed. On Politics and Fashion. In: DOSWALD, Christoph. 2006. Double-face. The story about fashion and art from Mohammed to Warhol. Zürich: JRP Ringier.
EHRMANTRAUT, Michael. Heidegger’s philosophic pedagogy. London and New York: Continuum, 2010.
FLOCH, Jean-Marie. Identités Visuelles. Paris: PUF, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
GECZY, Adam. Fashion and Art. London: Berg, 2012.
GREIMAS, Algirdas-Julien. Du Sens II. Paris: Seuil, 1983.
GREIMAS, Algirdas-Julien. Sémantique structurale. Paris: PUF, 1986.
GREIMAS, Algirdas-Julien. De L’imperfection. Perigueux: Pierre Fanlac, 1987.
GREIMAS, Algirdas-Julien. 2002. Da Imperfeição. São Paulo: Hacker, 2002.
GREIMAS, Algirdas-Julien; COURTES, Joseph. Dictionnaire raisonnée de la théorie du langage. Paris: Hachette, 1993.
HEBDIGE, Dick. Subculture: the meaning of style. London and New York: Routledge, 1979.
HEIDEGGER, Martin. Being and Time. Oxford: Blackwell, 1962.
AUTHIR, Name. (Re)designing an integrated Fashion Contextual Studies programme: a Semio-philosophical view on HE creative teaching. In: JUICE – Journal of Useful Investigations in Creative Education, 1, 2018, available at: https://juice-journal.com/2018/10/18/redesigning-an-integrated-fashion-contextual-studies-programme-a-semio-philosophical-view-on-he-creative-teaching/
LANDOWSKI, Eric. A Sociedade Refletida. Campinas e São Paulo: EDUC/Pontes, 1992.
LANDOWSKI, Eric. Passions sans Nom. Paris: PUF, 2004.
LANDOWSKI, Eric. Les interactions risquées. Limoges: PULIM, 2005.
LANDOWSKI, Eric. Avoir prise, donner prise. In: Actes Sémiotiques, nº112, 2009.
LANDOWSKI, Eric. Régimes d’espace. In: Actes Sémiotiques, nº113, 2010.
LANDOWSKI, Eric. Plaidoyer pour l’impertinence. In: Actes Sémiotiques, nº116, 2013.
LÉVI-STRAUSS, Claude. La Pensée Sauvage. Paris: Plon, 1963.
OLIVEIRA, Ana Claudia. Prefácio. In: Greimas, A. J. Da Imperfeição. São Paulo: Hacker, 2002, pp. 9-14
OLIVEIRA, Ana Claudia. As interações Discursivas. In: Oliveira, A. C. (eds) As interações sensíveis. São Paulo, Estação das Letras e Cores, 2013, pp. 235-249
REYNOLDS, Michael.; TREHAN, Kiran. Assessment: A critical perspective. In: Studies in Higher Education, 25 (3), 2000, pp. 267-278.
RINGEL, Shoshana. The Reflective Self: A Path to Creativity and Intuitive Knowledge in Social Work Practice Education. In: Journal of Teaching in Social Work, 23 (3-4), 2004, pp. 15-28
WAMBA, Nathalis Guy. Developing an alternative epistemology of practice: Teachers’ action research as critical pedagogy. In: Action Research, 9 (2), 2010, pp. 162-178
WRIGLEY, Cara.; STRAKER, Kara. Design Thinking pedagogy: the Educational Design Ladder. In: Innovations in Education and Teaching International, 54 (4), 2017, pp. 374-358
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Marilia Jardim
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".