A remediação de elementos midiáticos: um estudo de caso baseado nas HQs Batman da era de prata
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630712023e2534Palavras-chave:
Remediação, Era de Prata, TelevisãoResumo
A remediação é compreendida como o processo de renovação dos conteúdos antigos, efetuados pelos novos meios de comunicação. O emblemático personagem dos quadrinhos da DC Comics (Batman), desde a sua origem em 1939, é tido como um dos mais conhecidos e populares, fazendo parte do cotidiano de milhares de pessoas no mundo e adaptando-se a diversos meios midiáticos, dos analógicos aos digitais, ao longo das décadas. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi analisar e identificar como a remediação auxiliou na manutenção do status do personagem Batman durante a Era de Prata dos quadrinhos (1956-1969). Para tanto, utiliza-se uma abordagem qualitativa comum em estudos exploratórios com referências bibliográficas relacionadas ao tema. Como resultado, sugere-se que a remediação se destaca como elemento de renovação do meio, bem como auxilia na popularização de uma cultura de personagens.
Downloads
Referências
ALVES, Jailda Passos; SALVADORI, Juliana Cristina. Jessica Jones: remediação das graphic novels para a websérie. Revista Falas Breves, Breves, p. 44-56, mar. 2019. Anual. Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó.
BARROS. Ana Cirne Paes de; POSHAR. Andréa; NOBRE, Cândida; VIEIRA, Danielle. Multissensorialidade e Transparência nos Dispositivos Tecnológicos: o Fascínio Exercido Pela Apple. XXXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 34, 2011, Recife: Itercom e Unicap, 2011. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-2876-1.pdf . Acesso em: 5 jul. 2021.
BEARD, Jim; et al. American Comic Book Chronicles: the 1970s. North Carolina: Twomorrows Publishing, 2014.
BOLTER, J. D. & GRUSIN, R. Remediation: Understanding New Media. Cambridge: The MIT Press, 2000.
BROOKER, Will. Batman Unmasked: analyzing a cultural icon. New York: Bloomsbury, 2001.
BRIDI, Natália. A popularidade de Batman sempre estará ligada a Adam West: diz comunicado oficial da DC Entertainment: Geoff Johns e Jim Lee falam sobre importância do ator para os quadrinhos. 2017. Omelete. Disponível em: https://www.omelete.com.br/series-tv/a-popularidade-de-batman-sempre-estara-ligada-a-adam-west-diz-comunicado-oficial-da-dc-entertainment. Acesso em: 5 jul. 2021.
CANAVILHAS, João. Da remediação à convergência: um olhar sobre os media portugueses. Brazilian Journalism Research, Brasília, DF, v. 8, n. 1, p. 7-21, 2012. Trianual. Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília (UnB). DOI: https://doi.org/10.25200/BJR.v8n1.2012.369
CARDOSO, Karina Caramés Darriba; BONA, Rafael Jose. A narrativa transmídia no universo do personagem Batman em diferentes produtos midiáticos. Revista Cambiassu, São Luís, MA, v. 16, n. 19, p. 305-320, jul./dez. 2016.
DAVIS, Justin. A história do Batman nos games: 80 anos de existência e muitos jogos. 80 anos de existência e muitos jogos. 2020. IGN Brasil. Disponível em: https://br.ign.com/batman-2/72032/feature/a-historia-do-batman-nos-games. Acesso em: 01 set. 2022.
FADEL, Luciane Maria; Remediando objetos de aprendizagem: como acentuar a acessibilidade. In: Design para acessibilidade e inclusão. São Paulo: Blucher, 2018. p. 210 -218. DOI: https://doi.org/10.5151/9788580393040-17
FRANCO, Edgar Silveira. Hqtrônicas: Do suporte papel à rede Internet. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2004.
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
MICONI, Andrea; SERRA, Marcelo. On the Concept of Medium: an empirical study. International Journal Of Communication, Los Angeles Ca, v. 13, n. 1, p. 3444-3461, 2019. Disponível em: https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/10751. Acesso em: 6 jul. 2021.
ORIGEM SECRETA: A história da DC Comics. Direção de Mac Carter. DC Entertainment: Estados Unidos: 2010. 1 [DVD] (90 min.), son., color.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
REINHART, Mark S.. The Batman Filmography. 2. ed. North Carolina: McFarland & Company, Inc., Publishers, 2013.
SONTAG. Susan. Notas sobre Camp. Partisan Review.1964 Disponível em: https://perspectivasqueeremdebate.files.wordpress.com/2014/06/susan-sontag_notas-sobre-camp.pdf . Acesso em: 6 jul. 2021.
SRBEK, Wellington. Super-Heróis: um fenômeno dos quadrinhos. Ebook. Balão Editorial, 2017.
TAVARES, Dickson De Oliveira. Batman: uma luz sobre o cavaleiro das trevas -Mediações, Midiatizações, Transmidiações. Dissetação (mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programas de Pós-Graduação em Estudos da Mídia. Orientador: Prof. Dr. marcelo Bolshaw Gomes. 2017.
TILLEY, CAROL. Os leitores de histórias em quadrinhos no meio das mentiras de Fredric Wertham. 9ª Arte (São Paulo), vol. 8, n. 1. 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9877.v8i1p9-17
UOL. Estas são as 5 séries de quadrinhos mais vendidas de todos os tempos. 2017. Start uol. Disponível em: https://www.uol.com.br/start/listas/estas-sao-as-5-series-de-quadrinhos-mais-vendidas-de-todos-os-tempos.htm. Acesso em: 5 jul. 2021.
VARONI, Marília. Saiba qual é a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada: visitar ambientes sem sair do lugar ou explorar novidades onde você está: aprenda a diferença entre as tecnologias. 2018. TechTudo. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/01/saiba-qual-e-a-diferenca-entre-realidade-virtual-e-realidade-aumentada.ghtml. Acesso em: 1 set. 2022.
VASCONCELOS, Ana. Guia A História: Televisor: uma janela para o mundo. a incrível história da invenção que mudou a maneira de se ver a realidade. 2. ed. São Paulo: On Line Editora, 2016.
VIANA, Nildo; REBLIN, Juri Andréas. Super-heróis, cultura e sociedade: aproximações multidisciplinares sobre o mundo dos quadrinhos. Aparecida, São Paulo: Ideias & Letras, 2011.
VINHA, Felipe. Review Batman Arkham VR: seja o Batman, mas por um curto período de tempo. 2016. Techtudo. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/review/batman-arkham-vr.html. Acesso em: 6 jul. 2021
WELDON, Glen. A Cruzada Mascarada: Batman e o nascimento da cultura nerd. Brasil: Pixel, 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eduardo Evangelista, Claudelino Martins Dias Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".