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CO-DESINGING WITH SUSTAINABLE PRACTICES IN FASHION DESIGN TEACHING

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/25944630432020093

Résumé

A questão da sustentabilidade é apresentada hoje como um dos principais desafios da sociedade moderna. Educadores e estilistas de moda têm a oportunidade de adotar um paradigma de pensamento humanizado, que se afasta das estruturas clássicas da moda rápida e que pode orientá-los para um novo conceito de moda ética e sustentável. A partir dessa abordagem, é possível trabalhar nos critérios de design, fabricação e consumo; mas também reativar a longevidade das peças de vestuário, aprimorando a experiência do usuário e o caráter fora de moda do produto. Nossa pesquisa é baseada no conceito de moda lenta e na aplicação de métodos de co-design, para incentivar o desenvolvimento de práticas sustentáveis na educação em design de moda, e que envolvem o processo de design e desenvolvimento de produtos, designers, pesquisadores, artesãos e diversas organizações sociais. grupos. A abordagem metodológica qualitativa foi abordada a partir da prática do design participativo, onde oficinas, táticas de hacking, empregando técnicas de decodificação de roupas e estratégias de design foram baseadas em critérios de otimização das peças de vestuário. A amostra incluiu 30 participantes divididos em 5 grupos, cujos membros adotaram diferentes papéis e ações dentro dos grupos. Também foram utilizados vários instrumentos de coleta de dados que mediram níveis de conscientização e impactos positivos sustentáveis nos participantes das oficinas.

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Biographie de l'auteur

Desamparados Pardo Cuenca, EASD (Escuela de Arte y Superior de Diseño de Valencia UPV (Universidad Politécnica de Valencia)

Desamparados Pardo Cuenca è dottoressa internazionale in Fashion Design and specialization in the field of collaborative and sustainable fashion design.
Il suo lavoro as a teacher dall'anno 2005 in the EASD of Valencia and the UPV (simultaneously) culminates in 2014 with the announcement of the master ufficiale of "Fashion and Sustainability Co-design" which has been held by the EASD of Valencia. . As the guideline of the master's project, the line of lavoro if it centers in the post-design phase, which simultaneously integrates different procedures of the circolare economy, such as the strategy of upcycling and the emotional durability. Ció nonostante, all'interno of the master è rilevante anche il suo lavoro in intervenzioni sui processi di hackeo e codici aperti, definitive in a previous phase alla gestione degli scarti tessili.

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Publiée

2020-10-02

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CUENCA, Desamparados Pardo. CO-DESINGING WITH SUSTAINABLE PRACTICES IN FASHION DESIGN TEACHING. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 3, p. 93–116, 2020. DOI: 10.5965/25944630432020093. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/18254. Acesso em: 21 nov. 2024.