Diário de uma professora estrategista: constituição complexa na ação docente em arte

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630832024e5397

Palabras clave:

complexidade, ação docente, ensino das artes visuais

Resumen

A partir de interlocuções teóricas ao pensamento complexo, proposto por Edgar Morin, o artigo analisará o processo de constituição complexa de uma professora, a partir de trechos de seu diário de bordo, a fim de verificar suas ações estratégicas diante das dúvidas e incertezas, decorrentes do processo educativo nos anos iniciais do ensino fundamental. As estratégias encontradas na imaginação e no riso em Gianni Rodari (1982), serviram como uma aposta de ação didática complexa no aprendizado de desenho. Como gênero textual, o diário será mobilizado como um contraponto rítmico, entre passado e presente, uma vez que a voz narrativa será feita em primeira pessoa, distanciada apenas pelo intervalo temporal do antes e do agora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elisângela de Freitas Mathias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do CEART-UDESC em Florianópolis/SC. Mestra em Ensino de Artes, pelo PROF-ARTES, no Instituto de Artes da UNESP/São Paulo (2016-2018). Especialista em Linguagens da Arte pelo CEUMA-USP (2013). Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Visuais pela UNESP/Bauru (2005), Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UNESP/Marília (1999).

Citas

GUÉRIOS, Ettiène; BATISTELLA, Michelle Padilha. Programa, estratégia, movimento, criatividade: eixos na ação didática em uma perspectiva de complexidade. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 665-676, Set/Dez.

ISSN 2175-6600. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9952 Acesso em: 22/05/23.

MORIN, Edgar. Complexidade e ética da solidariedade. In: Ensaio de complexidade. Coord. Gustavo de Castro...et. at. Porto Alegre: Sulina, 1997.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. - 6ª Ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2002.

MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. (Orgs) Maria da Conceição de Almeida, Edgard de Assis Carvalho - 4ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MORIN, Edgar. O método 6: ética. Tradução de Juremir Machado da Silva, 3ª Ed. Porto Alegre: Sulina, 2007b.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa, 5ª Ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

RODARI, Gianni. A gramática da fantasia. São Paulo: Summus, 1982.

SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação [online]. 2008, vol.13, n.37, pp.71-83. ISSN 1413-2478. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-24782008000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Acesso em:24/04/24

Publicado

2024-10-01

Cómo citar

DE FREITAS MATHIAS, Elisângela. Diário de uma professora estrategista: constituição complexa na ação docente em arte . Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5965/25944630832024e5397. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/25397. Acesso em: 21 nov. 2024.