Conocimientos y prácticas difusas para pensar la formación en moda: perspectivas a partir de una serie de podcast

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630712023e2747

Palabras clave:

Formación en Moda, Economia Domestica, Artes y manualidades

Resumen

Este artículo presenta una reflexión sobre la formación en Moda, principalmente en relación con el conocimiento difuso de las prácticas educativas de costura, ya sea de ropa o de los pilares formativos de docencia, investigación y extensión. Se parte de los relatos recogidos de la serie de podcasts especialmente elaborados y realizados para los fines del Proyecto de Investigación “Artes y Oficios/UDESC'' y se discuten los destaques relevantes para pensar estas prácticas y esta formación. El objetivo principal es presentar las perspectivas reportadas por las personas entrevistadas para la serie y discutir los enfoques y singularidades de estas contribuciones. La metodología utilizada incluye investigación bibliográfica no sistematizada, grabación de audio de entrevistas semiestructuradas y análisis de contenido comparado con la experiencia docente de los autores. Como resultados destacamos la percepción de continuidades y rupturas en la historia de la formación en Moda por parte de los entrevistados y la publicación de la serie de podcasts en los agregadores de archivos de audio de forma gratuita.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rita Morais de Andrade, Universidade Federal de Goiás

Professora Associada da Universidade Federal de Goiás - UFG, atua no ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Artes, Design e Moda, na graduação e na pós-graduação. Líder do Grupo de Pesquisa Indumenta: dress and textiles studies in Brazil (UFG/CNPq). Temas de pesquisa: cultura material e história do vestuário e dos muitos modos de vestir no Brasil e Abya Ayala. Instagram: @indumenta.br. Podcast Outras Costuras. Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0652175469093010. Email: ritaandrade@ufg.br

Jaqueline Ferreira Holanda de Melo, Federal Rural University of Pernambuco

Professora Assistente da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, lotada no Departamento de Ciências do Consumo. Ensina nos cursos de Bacharelado em Economia Doméstica e Ciências do Consumo. É bacharela em Economia Doméstica, mestra em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social, ambas formações pela UFRPE. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Design (UFPE). Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0639256942534141. E-mail: jaqueline.fhmelo@ufrpe.br.

Citas

ARTES Liberais. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo32/artes-liberais. Acesso em: 21 set. 2021.

ARTES Mecânicas. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo33/artes-mecanicas. Acesso em: 21 set. 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Manual para classificação de cursos de Graduação e sequenciais: CINE Brasil 2018. Brasília: Inep, 2019.

DULCI, Luciana Crivellari. Da técnica ao ensino superior: um olhar para a formação em moda no sudeste brasileiro. Ensinarmode, v. 4, n. 2, p. 135-151, 2594-4630, jun./set. 2020.

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Pró-reitora de extensão e cultura da UFG. Disponível em: https://www.proec.ufg.br/p/14586-extensao. Acesso em: 7 abr. 2022.

FOUCAULT, Michel. Poder-corpo. In: Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1996

FRASQUETE, Débora Russi; SIMILI, Ivana Guilerme. DA MODA E AS MULHERES: AS PRÁTICAS DE COSTURA E O TRABALHO FEMININO NO BRASIL NOS ANOS 1950 E 1960. História da Educação (Online). v. 21, n. 53. p. 267-283. (2017). Disponível em: https://www.scielo.br/j/heduc/a/QwXwwvSkdRLNWF5mKGbz4nF/?lang=pt#. Acesso em: 11 abr. 2022.

GOMES, Jessika Isabelle da Silva. Moda de estudar moda: a formação de designers de moda diante das transformações nas formas de consumo e produção de vestuário na contemporaneidade. 2019. 95 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8242.

GONÇALVES, Daniele Leonor Moreira. Ser mulher, ser moderna, ser economista doméstica: representações do feminino na Escola Superior de Ciências Domésticas (1952 a 1959). Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. 2020. Disponível em: https://sig.cefetmg.br/sigaa/verArquivo?idArquivo=2928483&key=9f75b90d2bb4176fa052fe3adec4f85e. Acesso em: 11 abr. 2022.

I FORPROEX - Encontro de pró-reitores de extensão das universidades públicas brasileiras, 1987, Brasília. Conceito de extensão, institucionalização e financiamento. Disponível em: http://www.renex.org.br/documentos/Encontro-Nacional/1987-I-Encontro-Nacional-doFORPROEX.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022.

JUNIOR, José. Educação para mulheres: análise histórica dos ensinamentos de economia doméstica no Brasil. Revista HISTEDBR On-line. 2013. 275. Disponível em: 10.20396/rho.v13i52.8640242.

KERGOAT, Danièle. Divisão Sexual do Trabalho in HIRATA, Helena; LABORIE, Françoise; LE DOARÉ, Hélène; SENOTIER, Danièle. Dicionário Crítico Do Feminismo. p. 67-75. São Paulo: Editora Unesp, 2009. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4098403/mod_resource/content/1/Kergoat%20p.67-75%20in%20Dicionario_critico_do_feminismo%202009.pdf.

KOZINETS, Robert V. Netnografia: A arma secreta dos profissionais de Marketing: Como o conhecimento das mídias sociais gera inovação. Disponível em: http://kozinets.net/wp-content/uploads/2010/11/netnografia_portugues.pdf. Acesso em: 9 jan. 2023.

LOUREIRO, Lui Francisco; NASCIMENTO, Ana Claudeise Silva do.; SOUSA, Marília de Jesus da Silva e.; PERALTA, Nelissa. Família, criatividade e prazer no ofício: etnografia da aprendizagem em uma marcenaria na Amazônia. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica/article/download/6613/5586. Acesso em: 8 abr. 2022.

LUZ, Geovana Alves da. De artesanato à tradição: a preservação da prática da Renda de Bilro na Ilha de Santa Catarina. Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Museologia. Universidade Federal de Santa Catarina. 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/171278/TCC_geovana_alves_final.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 11 abr. 2022.

PERDIGÃO, Paula M. M.; FERREIRA, Sérgio F.; DUARTE, Milena A.; ALVES, Caroline. Biscoitos Santa Mônica: ofício das biscoiteiras, tradição familiar e perpetuação desse patrimônio imaterial em Pará de Minas/MG. 2018. Disponível em: https://parademinas.mg.gov.br/wp-content/uploads/sites/2/2018/03/patrimnio-imaterial-ofcio-das-biscoiteiras.pdf. Acesso em: 11 abr. 2022.

PIRES, Dorotéia B. A história dos cursos de design de moda no Brasil. Revista Nexos: Estudos em Comunicação e Educação. Especial Moda/Universidade Anhembi Morumbi - Ano VI, no 9 (2002) - São Paulo: Editora Anhembi Morumbi.

SCHNAIDER, Sílvia Helena de C.; FREITAS, Sydney Fernandes de. A distribuição dos cursos superiores no Brasil. Anais do 2º Simpósio de Pós-Graduação em Design da ESDI | SPGD, 2016. ISSN: 2447-3499. Disponível em: http://silviaschnaider.com.br/wp-content/uploads/2020/07/SPGD2016_distribuic%CC%A7a%CC%83o-dos-cursos-superiores-de-design-no-Brasil.pdf. Acesso em 9 jan. 2023.

Publicado

2023-02-01

Cómo citar

ANDRADE, Rita Morais de; MELO, Jaqueline Ferreira Holanda de. Conocimientos y prácticas difusas para pensar la formación en moda: perspectivas a partir de una serie de podcast. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 1–16, 2023. DOI: 10.5965/25944630712023e2747. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22747. Acesso em: 1 jul. 2024.