Ensino da Arte: contribuições semióticas

Autores/as

  • Anamelia Buoro CPS

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630512021156

Palabras clave:

Arte, Leitura de imagem, Ensino de Arte., Semiótica, Educação

Resumen

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o ensino de arte, pautando-as no processo construção de materiais didáticos e paradidáticos que foram concebidos a partir da teoria semiótica de linha francesa – individualmente ou de modo coletivo pela autora. A partir da conjectura das duas disciplinas, arte e semiótica, foram estabelecidos parâmetros para a produção dos referidos materiais, sempre com o objetivo de propor um aprofundamento na compreensão da arte, por parte dos alunos, bem como ampliar o modo de aprender e ensinar arte, por parte dos professores. Assim, a leitura de imagem orientada pelo arcabouço teórico e metodológico da semiótica francesa, conforme será apresentada no artigo, foi o ponto de partida para a produção dos materiais discutidos neste trabalho: arte br, a coleção O leitor de imagens, Eco Arte, Todo passado dentro do presente e o Arte na Escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BUORO, Anamelia Bueno. O olhar em construção: uma experiência no ensino e aprendizagem de arte na escola. São Paulo: Cortez, 2001.

BUORO, Anamelia Bueno. Olhos que pintam: a leitura da imagem e o ensino de arte. São Paulo: Educ/Cortez, 2003.

BUORO, A. B.; KOK, Elizabeth Porto; COSTA, Bia; ATIHÉ, Eliana Braga Aloia; FRANGE, Lucimar Bello Pereira; REBOUÇAS, Moema Martins. arte br. 1. ed. São Paulo: Instituto Arte na Escola,2003. v. 13. 8p.

BUORO, Anamelia Bueno; KOK, Beth; ATIHÉ, Eliana Aloia. O leitor de imagens. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.

BUORO, Anamelia Bueno. Todo o passado dentro do presente: pontos de vista de diferentes artistas e intelectuais sobre a trajetória da produção artística contemporânea desde a Revolução Industrial. São Paulo: Instituto Arte na Escola, 2003. n.p.

BUORO, Anamelia Bueno; ALY, Andrea; AMAR, Karen Greif. Coleção Arte na Escola. São Paulo: SM Didático, 2019. 5 vol.

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CALVINO, Ítalo. Palomar. Trad. Ivo Barroso. São Paulo, Companhia das Letras, 1994.

GALEANO, Eduardo. “A função da arte /1”. In O livro dos abraços. Trad. Eric Nepomuceno. Porto Alegre: Editora L&M, 1997.

GREIMAS, Algirdas Julien. Da Imperfeição. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.

LANDOWSKI, Eric; DORRA, Raul; OLIVEIRA, Ana Claudia de (Eds.). Semiótica, estesis, estética. São Paulo: Educ/Puebla: UAP, 1999.

LANDOWSKI, E. Modos de presença do visível. In OLIVEIRA, A.C. de (ORG.), Semiótica plástica. São Paulo: Hacker Editores, 2004, p.97-112.

OLIVEIRA, Ana Claudia de (Org.). Semiótica plástica. São Paulo: Hacker Editores, 2004.

OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves de; LANDOWSKI, Eric (Eds.). Do inteligível ao sensível: em torno da obra de Algirdas Julien Greimas. São Paulo: Educ, 1995.

OLIVEIRA, Sandra Regina Ramalho e; OLIVEIRA, Ana Claudia de. Entrevista com Ana Claudia de Oliveira. Revista Palíndromo, Florianópolis, UDESC, v. 5, n. 10, pp. 178-197, 2013.

Publicado

2021-02-01

Cómo citar

BUORO, Anamelia. Ensino da Arte: contribuições semióticas. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 156–174, 2021. DOI: 10.5965/25944630512021156. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/19470. Acesso em: 21 nov. 2024.